da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Com conclusão prevista para 2015, a barragem do Rio Capivari-Mirim terá capacidade para armazenar 880 milhões de litros, suficientes para garantir o abastecimento da cidade durante períodos de estiagem prolongada.
Para garantir o abastecimento de água à população de Indaiatuba nesse período de estiagem que a região esta enfrentando foi realizado o represamento provisório do rio Capivari-Mirim, que formou uma lagoa com 50 milhões de litros.
A obra da Barragem do Rio Capivari-Mirim está na fase de concretagem do corpo do vertedouro e realizando a escavação do solo mole, na área onde será erguido o maciço (parede da barragem), que deverá ter sua construção iniciada em breve.
Técnicos do Laboratório de Águas do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) estão realizando constante monitoramento da qualidade da água do Rio Capivari-Mirim, no local onde será formado um espelho d´água de 411mil m².
Após a conclusão da obra, será realizado um plantio de mais de 100 mil árvores, que dará origem a um parque ecológico aberto à população. "Além de ser a maior obra de saneamento da cidade, será mais um patrimônio ambiental que a população poderá utilizar como lazer" destaca o superintendente do Saae, o engenheiro Nilson Gaspar.