da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) recebeu o diretor de Planejamento Ambiental da Tetra Pak, Fernando Von Zuben, em reunião realizada terça-feira (15) no município de Monte Mor. O grupo discutiu a possibilidade de um trabalho conjunto para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Durante o encontro, o diretor ressaltou que projetos e ações desenvolvidos de forma conjunta entre os municípios seriam fundamentais para a RMC e se disponibilizou a orientar os gestores municipais nesse sentido. “Com o fortalecimento da Região como um todo seria interessante analisar a possibilidade de construção de um aterro conjunto ou até mesmo da implantação de incineradores que pudessem, posteriormente, transformar o lixo urbano para produzir energia”, sugeriu.
A empresa de embalagens situada em Monte Mor desenvolve pesquisas mundiais ligadas ao meio ambiente, como poluição, gestão hídrica e lixo urbano, além de contribuir com a gestão ambiental doando maquinários e equipamentos para cooperativas de materiais recicláveis e também ofertando treinamento e capacitação para pessoas que trabalham nesta área.
Durante o encontro, os conselheiros também aprovaram o projeto referente ao Samu Metropolitano, que seguirá para análise da Secretaria de Estado da Saúde para avaliação da viabilidade de implantação. O projeto, elaborado pela Câmara Temática de Saúde e apresentado aos secretários municipais de Saúde, prevê unidades do Samu que atendam a toda região metropolitana, com recursos municipais, estaduais e federais.
Na quarta-feira (16) os prefeitos da RMC se reúnem no Ministério das Cidades para solicitar a mudança dos critérios de inscrição do programa Federal “Minha Casa Minha Vida”, que hoje inscreve famílias com renda familiar de até R$1,6 mil. A proposta é para aumentar o valor da renda que serve de teto para que o trabalhador tenha direito de participar do programa.
Os conselheiros também agendarão uma reunião na Secretaria de Estado de Logística e Transportes para solicitar que os municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa passem a compor o Departamento de Estradas de Rodagem de Campinas e não de Rio Claro, como é atualmente. Os prefeitos solicitarão também a pavimentação da estrada que liga Monte Mor ao Aeroporto Internacional de Viracopos e da estrada vicinal que liga Cosmópolis a Holambra, além do recapeamento da estrada entre Sumaré e Monte Mor e o acesso à zona rural de Valinhos no prolongamento da Rodovia Magalhães Teixeira, em direção à Viracopos.