Psicopedagoga passa a integrar equipe multidisciplinar do projeto Esporte Cidadão

23/7/2014 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O projeto educacional Esporte Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Indaiatuba, acaba de ganhar mais um reforço na equipe multidisciplinar que coordena o atendimento gratuito de cerca de oito mil crianças de 6 a 17 anos em 22 modalidades e 20 núcleos esportivos. É a psicopedagoga Débora Tomazelli, graduada em Letras e Pedagogia e especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia. Além de ampla experiência no trabalho conjunto com professores no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, recentemente atuou no Ensino Superior como coordenadora de professores de todo o país pela IADE, como agente educacional na Universidade Luterana do Brasil e como coordenadora da ANATED (Associação Nacional de Tutores da Educação à Distância). A contratação da profissional foi viabilizada pela parceria público-privada fechada entre a Prefeitura Municipal e as empresas Toyota e John Deere no início deste ano, com recursos regulados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

“Desde sua criação, o projeto Esporte Cidadão sempre teve como objetivo colaborar para a formação integral dos futuros cidadãos”, explica o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “O esporte, muito além do bem-estar físico e mental, é a ferramenta ideal para disseminarmos valores fundamentais como trabalho em equipe, ética, respeito, determinação, disciplina e responsabilidade entre crianças e jovens, possibilitando que desenvolvam mais habilidades e expandam seu potencial. Este é o verdadeiro benefício do esporte educacional e também a nossa missão. As reestruturações que estamos promovendo há cerca de dois anos começam a gerar resultados e o apoio de parceiros como Toyota e John Deere nos permite oferecer um atendimento ainda mais qualificado aos alunos, aumentando nosso alcance e atingindo maior parcela da população”, completa.

A coordenadora geral do projeto Esporte Cidadão, Silvia Queriquelli, acrescenta que o esporte, quando aplicado neste modelo, auxilia ainda a educação formal da criança. “Constatamos que as atividades colaboram para a melhoria da aprendizagem, não somente no aspecto esportivo, mas também no rendimento escolar. Juntamente com a coordenadoria pedagógica e os coordenadores específicos de área em esportes de quadra, lutas, natação, futebol, atletismo e bicicross, a Débora irá nos auxiliar na elaboração do planejamento e aplicação de conteúdos, por meio de ações pontuais, especialmente junto aos alunos com dificuldade de socialização, aprendizagem e desvio de comportamento”, enumera.

“Me encantei com o projeto, é fantástico, e a possibilidade de trabalhar com as crianças e ajudá-las a assimilar valores que levarão para a vida inteira é muito motivador”, ressalta Débora Tomazelli. “Minha proposta é oferecer um olhar mais amplo sobre o desenvolvimento do aluno, trabalhando em parceria com o professor, estimulando-o e dando suporte para atuar de maneira preventiva, contribuindo para a resolução de problemas. Através de visitas periódicas aos núcleos, será possível conhecer e compreender a especificidade de cada um e, assim, adequar as necessidades ao contexto do local e daquele grupo de participantes”, finaliza a psicopedagoga.

Compartilhe no Whatsapp