da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou nesta segunda-feira (8) ato cívico em comemoração ao Dia da Independência ocorrido no domingo (7). “Temos todas as segundas a entrega de portarias e medalhas de mérito da corporação e aproveitamos o Dia da Independência para fazer esse ato cívico e prestigiar os integrantes das três forças policiais que tem trabalhando no combate ao tráfico de drogas e tem colaborado com o Projeto Viver, que foi elaborado pelo prefeito Reinaldo Nogueira”, comenta o titular da pasta, Alexandre Guedes Pinto.
Receberam uma portaria de elogio da Secretaria de Segurança: os Guardas Civis – 2ª classe, Adriano Maria; 3ª classe, Gilson Pereira de Oliveira; 1ª classe, Marcelino Elízio Severino, 2ª classe, Ademir da Silva Freitas; os Policiais Militares, cabo, Maria José Tardin; cabo, Carlos José Picirillo; cabo, Cristiane Francisca Fonseca; cabo João Luís Rodrigues Júnior, soldado, Célio da Silva Macedo e soldado, Jacques Fabrício Honório de Oliveira. “Todos os envolvidos diretamente na prevenção ao uso de drogas, por meio de programas educacionais das duas corporações. Este ano a Guarda Civil trabalhou em conjunto com a Polícia Militar. Os integrantes do Proerd da Polícia e os Anjos da Guarda da Guarda Civil trabalharam em juntos este ano em palestras nas escolas municipais de Indaiatuba e quem ganha com isso é a população”, comenta Alexandre.
Também foram agraciados com uma portaria de elogio o delegado Luis Fernando Dias de Oliveira e o investigador-chefe Glauco César Portas Verdu. “Esse é o nosso reconhecimento por tudo que a Polícia Civil tem feito no combate ao tráfico de drogas em nossa cidade com a prisão e posterior condenação de diversos traficantes de nossa cidade”, relata o secretário de Segurança Pública.
O vice-prefeito, Antonio Carlos Pinheiro, que representou o prefeito Reinaldo Nogueira na cerimônia, também ressaltou a importância da união das forças policiais no combate a criminalidade, em especial ao tráfico de drogas. “Todos que foram agraciados com a portaria de elogio deram sua parte de contribuição no combate ao tráfico de drogas em Indaiatuba e essa união de forças é de extrema importância para a sociedade. A cada criança que recebe as instruções dos profissionais do Proerd e do Anjos da Guarda nos temos a certeza que ela dirá não quando por acaso for oferecido algum tipo de entorpecente”, comenta. “Também temos os policiais civis que não têm medido esforços, até em sacrifício muitas vezes do convívio familiar durante o trabalho de investigação, para deter esses marginais e levar a justiça para sua condenação”, acredita. “É uma pequena e singela homenagem da administração a todos esses homens da Guarda, Policia Civil e Polícia Militar por tudo que tem sido feito e entendam isso não só como uma homenagem da administração, mas uma homenagem e reconhecimento da sociedade a todos vocês”, completa.
A Secretaria de Segurança Pública também entregou a medalha do mérito da corporação para comemorar os dez anos para os guarda civil de Classe Distinta, Jorge Leandro Oriana Barrada, 1ª classe, Edson Donizete Massaioli, Alessandro Pedro Moretti, José Carlos Poletto Junior, Marcelino Elizio Severino, Rogério Giora Pereira, Edilson José Gomes e o 2ª classe, Celso Alexandre da Silva.
Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento, Renato Orlando Stocchi; o comandante da 4ª Cia do 47º Batalhão da PM, capitão Jesus André Alves e o comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros de Indaiatuba, Elder Correa Mortatti.
PROGRAMA VIVER
Lembrando que o prefeito Reinaldo Nogueira lançou em março o Programa Viver. Que consiste em um trabalho multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.
A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.