da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A estação elevatória de esgoto que está sendo executada para atender a região da sub-bacia do córrego Buruzinho, está localizada na área institucional do loteamento Europark Comercial. O empreendimento foi dividido em duas etapas: uma emergencial e uma definitiva.
A etapa emergencial é constituída de um conjunto motobomba que já está em operação e tem capacidade de bombear 262 litros por segundo. O esgoto que chega à estação elevatória é enviado para o interceptor de esgoto do córrego do Barnabé, através de tubulação de recalque e emissários. Deste ponto segue até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mário Araldo Candello.
A etapa definitiva, que está prevista para ser inaugurada no final de 2015, será composta pelas seguintes unidades: subestação de energia, casa dos geradores, estação elevatória de esgoto, constituída de poço de remoção de sólidos grosseiros, unidade de gradeamento mecanizado, poço de sucção, sala de bombas e portaria.
A estação elevatória contará com quatro conjuntos motobombas, sendo um reserva. Depois de concluída a obra, a estação elevatória terá capacidade de bombear até 614 de litros por segundo, com as três motobombas funcionando em paralelo.
O valor do contrato para execução da obra é de R$ 6.944.190,94 e conta com verba do Programa Reágua da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e o prazo é de 17 meses.