da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Ecoponto da Emeb “Profª Janete Vieira Vaqueiro”, localizada na Vila Brizolla, foi incendiado na madrugada de domingo (2). A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente informa que o ponto de coleta seletiva deverá ser totalmente reconstruído em virtude dos estragos na estrutura provocados pelo fogo.
Em meados de julho a Secretaria também registrou um caso de vandalismo na Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) “Profª Suely Terezinha Amstalden”, localizada na Vila Brigadeiro Faria Lima [Cecap]. O Ecoponto da unidade escolar foi incendiado e teve os containers de lixo destruídos e a laje comprometida. Em outubro de 2012 o local já havia sofrido a mesma ação de vandalismo.
A reforma do Ecoponto da Emeb da Cecap já foi concluída e custou cerca de R$ 3,6 mil. Para a reconstrução do Ecoponto da Emeb da Vila Brizolla o Urbanismo calcula um custo de aproximadamente R$ 7 mil.
Hoje o município conta com 35 Ecopontos, onde a população pode depositar materiais como vidro, metal, papel, plástico e óleo usado em frituras.
O vandalismo é crime e a Secretaria de Urbanismo solicita à população que mora nas proximidades para que avise a Guarda Civil pelo número 153, quando perceber qualquer atitude suspeita perto dos ecopontos.