da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizou na manhã de quarta-feira (5), no CCO (Centro de Controle de Operações), na vila Avaí, coletiva de imprensa, na qual anunciou a suspensão do esquema de rodízio de água implantado na cidade.
A medida estava sendo aplicada na Zona Norte devido ao baixo nível do Rio Capivari-Mirim, principal manancial que abastece a região. A Zona Sul, abastecido por outro sistema também sofreu com a estiagem e agora está com o abastecimento normalizado.
O acumulado de 67 milímetros de chuva dos últimos dias possibilitou que as 21 represas particulares que auxiliam no abastecimento, chegassem a 70% da sua capacidade de reservação. Além da chuva, desde a semana passada o sistema vinha se recuperando e vários bairros já não estavam mais no rodízio. “A população precisa continuar economizando água apesar da situação estável, além de mudar definitivamente os hábitos de consumo”, avalia o superintendente do Saae, engº Nilson Gaspar.
Outro fator que colaborou para a suspensão foi a redução de 30% no consumo. Logo após o anúncio da implantação do rodízio, houve aumento na demanda devido ao armazenamento de água feito pela população, que seria motivado pelo receio de desabastecimento.