da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa Viver, participou no final de semana da terceira edição da feira “Saúde & Bem Estar” no Polo Shopping Indaiatuba, promovida pela Loggar Entretenimento e pelo Portal Mais Indaiá. Diversos expositores do segmento de estética, saúde, alimentação, relaxamento e bem estar estiveram presentes para oferecer dicas e tratamentos especiais para os mais diversos tipos de sintomas.
O Viver trabalha com ações de conscientização e combate às drogas. Para exemplificar uma das tarefas realizadas o GOC (Grupo de Operações com Cães) compareceu no local para demonstrações dos trabalhos realizados na prevenção de crimes e na busca por entorpecentes. As apresentações ocorreram no sábado (8) na área da feira e no domingo (9) no lounge em frente à loja Carmen Steffens, atraindo um grande público que conferiu as ações da Guarda Civil e no final puderam tirar fotos com os animais adestrados.
PROGRAMA VIVER
O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.