Peça Jogos Improviso propõe interatividade com o público em sessão gratuita no sábado

14/11/2014 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A peça Jogos Improviso, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, é opção de lazer gratuita no próximo sábado (15), a partir das 20h, no Novo Centro Cultural Morada do Sol. Sob medida para quem gosta de teatro interativo, o espetáculo do Grupo Ilimitados, como o nome revela, propõe uma série de 11 jogos improvisados onde a plateia tem sempre participação especial e comanda a apresentação, seja sugerindo temas para encenação ou produzindo efeitos sonoros em determinadas cenas. Participam os atores Willian Escodro, Arthur Farias, Victor Faria, Alexsander Calefo e Victor de Abreu. A classificação etária é 14 anos e a duração é de 70 minutos. Informações (19) 3894-1867.

Jogos Improviso

Troca - a cena começa com um tema sugerido pela plateia, e toda vez que o mandante falar troca, quem estiver falando vai mudar a sua última fala ou ação.

Transforma - a cena começa com um tema sugerido pela plateia, e quando um jogador de fora falar transforma, os jogadores que estiverem na cena congelam. O jogador de fora, tem que começar uma outra cena a partir das poses que os jogadores congelaram, e essa outra cena começada não precisa continuar com o mesmo tema da anterior.

Frases aleatórias – é jogado com dois jogadores, cada um pega três papéis com as frases sugeridas pela plateia na entrada do teatro, mas ainda não pode ver o que está escrito no papel. Em seguida pedem uma sugestão de tema com a plateia, e começam a cena. Em algum momento um dos jogadores puxa um papel do bolso, lê a frase e dá um jeito de encaixá-la na cena.

Jogo das Onomatopéias - nesse jogo há a participação da plateia no palco. Com um tema sugerido pela plateia, são escolhidas duas pessoas que queiram participar e que irão fazer os efeitos sonoros da cena, uma pessoa para cada jogador.

Só perguntas - com uma sugestão dada pela plateia, o jogo consiste em apenas um detalhe: só pode responder com uma outra pergunta. Se o jogador não conseguir pensar numa pergunta, ou responder com uma afirmação, ele sai, e outro jogador entra em seu lugar.

Jogo das cenas - será jogado com as sugestões de cena escritas nos papéis na entrada do teatro. Nesse jogo todos jogam, cada um pega uma frase. Um jogador começa lendo a sua frase, e a partir dessa frase, os outros jogadores irão fazer algumas cenas rápidas. O mesmo se repete para todos os jogadores.

Coletiva de imprensa - a coletiva de imprensa terá três repórteres e um jogador vai ser o entrevistado, que veio dar uma notícia bombástica. O jogador que será o entrevistado não saberá quem ele é e o que ele veio noticiar, coisas que serão escolhidas pela plateia sem o jogador saber. O seu objetivo é descobrir quem ele é e o que ele veio dizer à imprensa.

Canta pra mim - é a parte musical da apresentação. A cena começa a partir de um tema sugerido pela plateia. Quando o mandante falar "canta pra mim" os jogadores terão que cantar uma música sobre a última coisa que eles disseram. 

A entrevista de emprego - um jogador será o chefe e outros três jogadores irão fazer personagens inusitados que estão a procura de um emprego. A plateia irá escolher os personagens e dar uma característica para eles, sem que o chefe saiba quem são, e depois a plateia irá escolher também que emprego eles estarão procurando. O chefe irá fazer várias perguntas e o objetivo do jogo é que o chefe descubra quem são os personagens e suas respectivas características.

Diretor - nesse jogo, são três atores e um diretor. Com um tema sugerido pela plateia, os atores fazem uma cena, e no momento que quiser, o diretor para a cena e manda os atores refazerem a cena com algum comando inusitado.

Jogo dos temas - nesse jogo, é solicitado à plateia um tema principal para começar a cena e, depois, vários temas de filme. E a cena começa, até que o mandante para a cena, e fala um dos temas de filme sugeridos pela plateia, e os jogadores que estão fazendo a cena terão que continua-lá com o tema de filme dito pelo mandante.

Jogo do replay - quatro jogadores jogam. Dois começam jogando, e os outros dois ficam com um fone para não ouvirem nada. Com um tema sugerido pela plateia, os dois jogadores começam uma cena, fazendo muitos gestos corporais, até que o mandante dá um término à cena. E, seguida, os dois jogadores que estavam com fone têm que fazer uma cena que copie todos os gestos feitos pelos primeiros jogadores, porém o diálogo é outro.

Controle remoto - a cena começa com um tema sugerido pela plateia, enquanto o mandante fica com o controle remoto. Ele pode fazer o que quiser, avançar ou voltar no tempo, abaixar ou aumentar o volume. Mas o mais interessante é o botão de pause, porque quando o mandante aperta esse botão, ele pede para a plateia dizer uma coisa que os jogadores poderiam fazer.

Troca-troca - quatro jogadores jogam, e a plateia escolhe um sentimento, ou uma condição para cada jogador. E com um tema sugerido pela plateia, dois jogadores começam a cena, sempre interpretando o personagem da cena com o sentimento que lhes foi dado, e quando o mandante falar "troca-troca", os jogadores trocam de personagens na cena, e os interpretam com seus respectivos sentimentos.

Siameses - quatro jogadores jogam, interpretando dois irmãos gêmeos siameses. Com um tema sugerido pela plateia, os jogadores fazem uma cena onde cada jogador pode falar apenas uma palavra, sendo que cada irmão continua a frase do outro com uma palavra de cada vez.

Desafio - esse jogo consiste em basicamente ser a mistura de todos os outros jogos jogados na apresentação. Sendo que o mandante escolhe que ordem ele quer dar, se ele quer troca, transforma, aumente o volume, etc... E o detalhe é que o mandante também pode trocar.

Compartilhe no Whatsapp