da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Procon Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, aponta recomendações, divulgadas pela Fundação Procon, para que o consumidor tenha tranquilidade e direitos preservados ao realizar suas compras de final de ano. Com as ruas e o comércio cheios, cuidados extras podem evitar frustrações e dores de cabeça aos compradores. A atenção redobrada vale também para a internet. Confira algumas dicas:
- sempre realize pesquisas de preços nas diferentes redes de supermercados e lojas de brinquedos, pois os valores podem apresentar variações de até 30 ou 40%;
- quando possível dê preferência ao pagamento à vista, já que o parcelamento sempre inclui juros e pode acabar pesando no bolso do consumidor com a chegada das despesas e impostos de início de ano;
- evite fazer compras muito em cima da hora. Além de correr o risco de não encontrar o produto desejado e ter que enfrentar lojas lotadas, aquisições feitas pela internet podem apresentar atrasos na entrega;
- na hora de escolher produtos alimentícios para a ceia de Natal, não esqueça de checar sempre a validade de artigos perecíveis;
- nas compras pela internet, pesquise se o site é confiável. Informações sobre reclamações e problemas podem ser consultadas no site da Fundação Procon (www.procon.sp.gov.br) e no Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br ). Desconfie sempre de ofertas com preço muito abaixo do mercado e promoções duvidosas;
- antes de realizar a compra pela internet, certifique-se que seu computador dispõe de um bom antivírus, evitando que seus dados pessoais, senhas de cartão de crédito e outros dados sejam copiados por programas maliciosos;
- é bom lembrar que em compras online o consumidor está amparado pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito de desistir ou cancelar a compra em até sete dias a partir da data da aquisição. Esta medida é válida para compras pela internet, correio, telefone e a domicílio, ou seja, todas as aquisições realizadas fora do estabelecimento comercial.
O Procon Indaiatuba atende de segunda a sexta das 08h às 17h, pessoalmente na avenida Francisco de Paula Leite, 2.263, no Jardim Kyoto, ou por telefone no (19) 3834-7601 e 3835-6200. É o principal órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Em Indaiatuba, existe desde 1989 vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e o seu maior objetivo é resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.