da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Atualizado às 16h30 de 15/01/15 - Indaiatuba sediou na quarta-feira (14) mais uma reunião dos municípios integrantes da Crim (Central Regional de Inteligência e Monitoramento). A cada 45 dias é realizada reunião com as equipes de TI, Operacional e de Inteligência das Guardas Civis de cada município. Mesmo assim, a troca de informações é diária. Nos encontros os representantes trocam experiência e propõe aperfeiçoamento no software que gerencia o sistema. “Pelo que temos conhecimento a Crim é uma experiência única de integração entre municípios para redução da criminalidade e com resultados extremamente positivos com a solução de mais de 120 casos que envolveram dois ou mais municípios da região e que integram a Crim”, comemora o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto. Nessa última reunião também participaram como convidados o assessor da diretoria técnica da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Sérgio Gomide Costa e o country manager da Genetec Brasil, Denis Côté. A Genetec faz a implantação do Sistema Detecta do Governo do Estado de São Paulo, que é semelhante ao utilizado por Indaiatuba desde 2009.
ORIGEM
A criação da Crim é um plano antigo do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB). “O prefeito Reinaldo Nogueira sempre defendeu que a Segurança Pública para ser eficiente tem que ser planejada, executada e integrada, de maneira regional, metropolitana”, lembra.
Com o sucesso do Plano de Segurança de Indaiatuba, que teve início em 2009, através da implantação de novas tecnologias e de inteligência e com a redução histórica dos índices de criminalidade, a ideia de integração tornou se ainda mais viável. “Quanto mais cidades integradas, maior seria o cerco à criminalidade”, completa Alexandre.
Assim em novembro de 2012 foi criada, a Crim. A interligação permite que o alarme sonoro e visual seja acionado ao mesmo tempo nos centros de operações das cidades envolvidas na ocorrência, assim que um veículo suspeito é detectado. A informação é passada automaticamente em tempo real para todas as guardas civis interligadas.
Atualmente estão interligadas 11 cidades: Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo.