da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Cultura informa que estão abertas as inscrições para os cursos de iniciação musical para crianças e jovens e para novos componentes da Orquestra Jovem de Indaiatuba. Para os iniciantes, as vagas são para violino e violoncelo, e não é necessário ter o instrumento. As adesões podem ser feitas no Centro Cultural Wanderley Peres nos próximos dias 11 e 13 de fevereiro, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30. No mesmo local, podem ser retiradas as fichas de inscrição para os interessados em integrar a orquestra, com processo de seleção agendado para o dia 20 de fevereiro das 16h às 18h, quando o candidato deve comparecer com seu instrumento e tocar uma música de livre escolha. Informações (19) 3894-1867.
Inscrição para Iniciação Musical - Requisitos
Vagas: iniciação musical – instrumentos: violino (8 a 17 anos com aulas no Centro Cultural Wanderley Peres) e violoncelo (12 a 25 anos com aulas no Centro Cultural Wanderley Peres ou no Novo Centro Cultural Morada do Sol).
Não é necessário ter nenhum conhecimento musical prévio nem possuir instrumentos, que serão fornecidos gratuitamente.
Local e data de inscrição: Centro Cultural Wanderley Peres – dias 11 e 13/02 das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30.
Início das aulas em 18 de fevereiro.
A Iniciação Musical possibilita que crianças e adolescentes tenham um contato inicial com o universo da música, estimulando através da prática coletiva valores implícitos ao ensino musical como o trabalho em grupo, a concentração, a disciplina e o respeito às diferenças. As aulas são oferecidas dois endereços com a finalidade de facilitar o acesso dos alunos. Os polos de iniciação musical constituem um importante elemento de transformação das comunidades onde estão inseridos, possibilitando às crianças e jovens novas experiências culturais e artísticas através da música. As atividades são gratuitas.
Seleção de músicos para a Orquestra Jovem de Indaiatuba - Requisitos
Vagas: violino, viola e violoncelo. Aberto a candidatos de 12 a 25 anos.
Local de inscrição e teste: Centro Cultural Wanderley Peres (Praça Dom Pedro II, s/n – Centro)
Datas: teste para seleção no dia 20 de fevereiro das 16h às 18h e divulgação de resultados no dia 23 de fevereiro. Matrículas e agendamento de aulas em 2 de março.
Condições de inscrição: necessário retirar com antecedência ficha de inscrição no Centro Cultural Wanderley Peres. Todos os testes serão realizados no dia 20 de fevereiro e o candidato deverá executar em seu instrumento uma peça de livre escolha.
Fundada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Jovem de Indaiatuba funciona como uma orquestra-escola, proporcionando aos seus integrantes um aprofundamento dos estudos musicais através de aulas semanais e individuais de violino, viola e violoncelo onde o aluno recebe um atendimento particularizado e pela sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Oferece um ensino mais técnico e especializado com a finalidade principal de desenvolver as habilidades e potencialidades dos jovens músicos. Os alunos inscritos são avaliados semestralmente pelos professores e pelo regente da orquestra, sendo analisados o desempenho, o desenvolvimento técnico-musical e o interesse do aluno frente às aulas de instrumento, ensaios e apresentações da orquestra. Também é levada em consideração a presença do aluno nos ensaios, aulas e atividades promovidas pela orquestra. A regência é do maestro Paulo de Paula. As atividades são gratuitas.