da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Programa Viver, Comad (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas) e o CMS (Conselho Municipal de Saúde) iniciaram na quarta-feira (11) uma campanha de conscientização ao uso de álcool durante o carnaval. O material com tema: Carnaval Divirta-se com Responsabilidade será distribuído na cidade de quarta-feira a sábado com a intenção de informar e alertar a população sobre os riscos do consumo abusivo de bebida alcoólica.
Pesquisas mostram que nesse período crescem os comportamentos de risco, como sexo sem preservativo, aumento da quantidade de parceiros e até mesmo a violência sexual. Tudo resultado da perda de inibição e alteração de humor causadas pelo consumo de álcool. De acordo com a Secretaria de Saúde, um dos fatos mais preocupantes é o crescimento do número de pessoas infectadas pelo vírus da Aids, sendo o principal motivo apontado é que depois da embriaguez ocorre o esquecimento do uso de preservativo. Enquanto no mundo a taxa de HIV diminuiu 11% nos últimos anos, no Brasil ela vem aumentando significativamente.
Outro fato que preocupa as autoridades de saúde durante o período de carnaval é o aumento dos acidentes automobilísticos. Apenas dois copos de cerveja já são suficientes para causar desconcentração, perda da noção de riscos, comprometimento da noção de distância e dificuldade na coordenação dos movimentos. O Código Brasileiro de Trânsito em seu artigo 165, considera como infração gravíssima dirigir alcoolizados com níveis superiores a seis decigramas de álcool por litro de sangue (0,06 g/l), o equivalente a dois copos de cerveja ou uma taça de vinho, por exemplo.
De acordo com o secretário de Saúde, Roberto Stefani, hoje 80% dos leitos psiquiátricos são de pessoas etílicas. “Nesse período as estatísticas aumentam, pois passa a impressão de que tudo é permitido. Sabemos que existe uma comprovação ligando o uso de álcool com a transmissão de HIV e isso é muito preocupante, pois as pessoas precisam se divertir com responsabilidade e essa ação vem ao encontro com a proposta”, ressalta.
Para definir os últimos detalhes da campanha reuniram-se o secretário de Saúde, o coordenador do Programa Viver, Renato Stochi; o presidente do CMS, Luiz Medeiros e o presidente do Comad, Gerson Luiz Vieira. “A ideia é expandir essa ação nos próximos anos e provocar a conscientização da população a respeito do consumo de álcool, pois temos que destacar a promoção e a prevenção em saúde e esse trabalho em conjunto com o Viver, o CMS e o Comad nos dá novas frentes de trabalho e maior abrangência do conteúdo”, comenta o presidente do CMS, Luiz Medeiros.