Ato de vandalismo provoca vazamento de emulsão asfáltica no Córrego Belchior

17/3/2015 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Vândalos invadiram o depósito de materiais da Secretaria de Obras e Vias Públicas, localizado na ruas das Primaveras, Vila Pompéia, e provocaram um vazamento de um dos tanques de emulsão asfáltica que fica no local. O problema ocorreu na tarde de sábado (14) e assim que tomou conhecimento do problema a Secretaria de Urbanismo iniciou as providências necessárias para interromper o vazamento e acionou uma empresa especializada nesse tipo de serviço para evitar que o produto se espalhasse ao longo do Parque Ecológico.

Com as providências tomadas, a retirada do produto do Córrego Belchior já foi feita e nesta segunda-feira (16) as equipes da empresa e de Obras e Urbanismo trabalham juntas para a limpeza do trecho do córrego Barnabé que foi atingido, no primeiro lago onde o Belchior deságua. O trecho foi todo cercado com material apropriado para a filtragem da água, e que impede que o produto se espalhe enquanto é retirado do local atingido. A previsão é de que no máximo em três dias, a limpeza esteja finalizada.

Conforme relatou a Secretaria de Obras, o portão da área utilizada como depósito de materiais foi arrombado e o invasor quebrou o registro do tanque onde fica armazenado o produto, o que provocou o vazamento no final da tarde de sábado. Populares perceberam o problema e acionaram o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil, que imediatamente acionou as Secretarias de Obras e de Urbanismo.

Logo que foi avisado do problema o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, acionou sua equipe que providenciou o fechamento imediato do tanque para conter o vazamento e limpeza do solo no local, interrompendo a vazão do produto para a boca de lobo. Paralelo a isso foram iniciadas as primeiras providências para a limpeza do córrego Belchior e o acionamento da empresa especializada para que a situação fosse controlada o mais rápido possível. Com a mobilização das secretarias no final de semana foi possível evitar que o produto se espalhasse ainda mais e atingisse uma área maior do Parque Ecológico.

Até a manhã de segunda não foi registrado nenhum caso de mortandade de peixes ou aves que habitam naquela região.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) fez a análise da água do córrego Barnabé, que é captada para tratamento na ETA V (Estação de Tratamento de Água do Jardim Morada do Sol), e não havia contaminação, por isso a Estação está funcionando normalmente nesta segunda-feira.

Compartilhe no Whatsapp