da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) visitou com o superintendente do Saae, engenheiro Nilson Gaspar, as obras da barragem que está sendo construída no rio Capivari-Mirim e já está cumprindo sua função principal de represar a água do rio.
A fase estrutural da barragem foi finalizada, faltando apenas terminar a construção da escada para transposição dos peixes; a via de ronda no entorno da represa e a escavação para aumentar a área que será alagada.
No projeto inicial o lago que será formado teria uma capacidade para reservar 880 milhões de litros, porém estudos realizados mostraram a possibilidade de ampliar para 1,3 bilhão de litros, com o aprofundamento em 2,5 metros, numa extensão de 1 km, ampliando assim a capacidade de reservação. “Essa represa irá nos ajudar a manter o abastecimento controlado no período de estiagem e a expectativa é que com as chuvas do próximo verão ela fique cheia”, prevê Gaspar.
A Barragem é a única obra deste porte em construção no Estado de São Paulo e a mais importante para ampliar a oferta de água em Indaiatuba.
Um investimento de mais de R$ 40 milhões, incluídas a obra e as desapropriações. Desse total, 70% são de recursos próprios do Saae e o restante da Funasa (Fundo Nacional da Saúde), repassados a fundo perdido. “Após a finalização das obras iniciaremos a formação de um novo parque ecológico com pista de caminhada, ciclovia, deques para pesca, quiosques, parquinho, observatório e outros atrativos para uso da população”, comemora Reinaldo.