Pró-Memória e Unicamp abrem inscrições para oficinas da Escola do Patrimônio

21/5/2015 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Fundação Pró-Memória e a Unicamp já estão recebendo as inscrições para a segunda oficina gratuita do projeto Escolas do Patrimônio. Os interessados podem acessar o site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br, pelo telefone (19) 3875-8383 e presencialmente, no Casarão Pau Preto, localizado na rua Pedro Gonçalves, 477, Jd. Pau Preto. O Projeto, que teve início em Indaiatuba no segundo semestre de 2014, agora terá os temas direcionados para a área de educação. O tema da próxima atividade é Fundamentos de Geoprocessamento para a paisagem cultural e natural: conceitos, técnicas e aplicações.

A primeira oficina aconteceu no último dia 15, no Casarão Pau Preto, das 8h às 17h e tratou sobre o leitura e uso de documentos manuscritos na sala de aula. “Trouxemos um professor especialista de Ouro Preto, Minas Gerais”. Ele acrescenta que os horários e dias especiais serão definidos de acordo com a procura do público.

O início das inscrições para os demais cursos ocorrerá quinze dias antes de sua realização.

Fundamentos de Geoprocessamento para a paisagem cultural e natural: conceitos, técnicas e aplicações

Responsável

Prof. Dr. André Luiz dos Santos Furtado

Profa. Msc. Maria Isabel Figueiredo Pereira de Oliveira Martins

(EMBRAPA Monitoramento por Satélite, Campinas)

Ementa

Os sistemas de informação geográfica são técnicas que possibilitam a integração e o processamento de variadas fontes de dados cartográficos em ambiente digital. Esta oficina tem como objetivo apresentar os principais conceitos que norteiam os fundamentos e aplicações dessas técnicas que proporcionam subsídios para o entendimento das dinâmicas presentes no espaço geográfico. Para o alcance do objetivo exposto será apresentada a contextualização dos sistemas de informação geográfica, na qual se dará ênfase em temas que perpassam desde a evolução histórica das técnicas e aplicações, até as aplicações existentes no período atual que condizem com o objetivo do curso.

Temas principais da oficina: Histórico de desenvolvimento das geotecnologias; Estrutura de dados: Modelo vetorial e matricial; Introdução ao sensoriamento remoto; Interface de softwares; Aplicações e produtos gerados com dados vetoriais e matriciais;

Atividade Prática

Aquisição e manuseio dos dados; Georreferenciamento e vetorização manual de imagem; campo no entorno do Casarão Pau Preto.

Períodos

Sábados, 13 e 20 de Junho de 2015

9h às 12h e 14h às 17h

Total 12 horas/aula

Compartilhe no Whatsapp