da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Nessa semana foi concluída mais uma etapa do processo de instalação no Parque Ecológico do painel solar para geração de energia: a colocação das placas fotovoltaicas. Na próxima semana serão instalados os equipamentos da central de medição para que o painel possa ser ativado ainda este mês, conforme previsão da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente. O painel solar que fica ao lado da Pista de Skate, em frente ao Jardim Esplanada II. O sistema tem capacidade para uma produção mensal de até 2 mil KWh.
Segundo o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, a quantidade de energia que será gerada vai variar de acordo com os meses do ano em função da incidência solar. “Em sua capacidade máxima de geração de energia, a produção mensal do painel é suficiente para abastecer entre 200 e 400 lâmpadas pelo mesmo período, dependendo da potência.
O projeto e instalação do sistema de geração de energia fotovoltaico será conectado à rede de fornecimento de energia elétrica administrada em Indaiatuba pela empresa CPFL Piratininga. O equipamento terá um relógio que medirá a produção de energia e é com base nesse registro que a CPFL fará o desconto na conta de energia mensal da Prefeitura.
A área de aproximadamente 130 m² no Parque foi escolhida para a instalação do painel depois de um estudo que constatou uma maior incidência solar no local.