Prefeitura assina convênio com Associação Mata Ciliar para atender animais silvestres

12/6/2015 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Depois do Plano de Arborização Urbana publicado em Decreto, no dia 20 de maio, os indaiatubanos já podem comemorar mais uma ação da Prefeitura em prol do meio ambiente. Nesta semana o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) assinou o convênio com a Associação Mata Ciliar. Os objetivos da parceria são o desenvolvimento do programa de proteção e reabilitação da fauna silvestre, e ações de educação ambiental em escolas do município. A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente é a gestora do convênio.

As ações conjuntas visam a conservação, preservação e recuperação ambiental no município buscando implementar as diretrizes do Projeto Município Verde-Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Segundo explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, com a parceria os animais silvestres resgatados pelos órgãos oficiais do município serão encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Selvagens) de Jundiaí, que é mantido pela Associação.

Caberá à Associação Mata Ciliar, receber e dar atendimento médico veterinário e destinação adequada aos animais silvestres resgatados pelos órgãos municipais e que forem encaminhados a sua unidade localizada em Jundiaí. O município poderá acompanhar o atendimento aos animais por meio de relatório mensal.

A Prefeitura também poderá promover, com a conveniada, atividades de educação ambiental, através de um programa elaborado em comum acordo, para as escolas municipais e através de um programa de capacitação de professores da rede municipal de ensino, para o desenvolvimento ações voltadas à conservação da fauna e preservação ambiental.

Serão oferecidos cursos, palestras e treinamentos para as equipes técnicas do município responsáveis pelas questões ambientais em assuntos como o manejo da fauna silvestre, contenção de animais silvestres e protocolos de soltura de animais silvestres.

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente também poderá promover visitas monitoradas de grupos limitados à capacidade do local, de alunos e professores da rede pública de ensino do município.

O convênio foi aprovado pela Câmara Municipal de Indaiatuba por meio da Lei 6.444, publicada na Imprensa Oficial do Município no dia 22 de maio.

Compartilhe no Whatsapp