da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) participou nesta segunda, dia 27, de evento especial que marcou a abertura da academia do Parque Corolla. O prédio, que abriga as atividades de karatê, jiu jitsu, capoeira, ginástica e musculação dos projetos Esporte Cidadão e Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, foi totalmente reformado pela Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, com a realização de adequações nos banheiros e vestiários, manutenção da rede hidráulica e elétrica, troca de pisos, telhados, forros, e pintura geral. O intuito foi garantir maior conforto aos usuários e acessibilidade. Estiveram presentes na ocasião o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti, o secretário municipal de Obras e Vias Públicas Leandro Dias de Souza, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente José Carlos Selone, a secretária municipal de Educação Rita de Cássia Trasferetti, o vereador e presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira “Cebolinha” e o vereador César de OIiveira, além da presidente do Funssol Enides Nogueira Lopes Cruz, que recebeu uma doação de 23 mil unidades de fraldas geriátricas entregues pelos alunos do projeto Lazer. Também marcaram presença profissionais, professores, coordenadores e alunos da Secretaria de Esportes e visitantes da população em geral. Ao final do evento, todos tiveram a oportunidade de assistir a uma aula demonstrativa de zumba.
“É uma grande satisfação entregar novamente este espaço aos usuários, pois sabemos da demanda que há pelas atividades aqui no Parque Corolla”, destacou o prefeito Reinaldo Nogueira durante o evento. “Era realmente necessário realizar esta obra, feita com recursos municipais e coordenada pela Secretaria de Obras e Vias Públicas, que se empenhou muito para que tudo ficasse impecável, nos mesmos moldes do que tínhamos anteriormente. Gostaria de agradecer aqui também ao esforço dos profissionais da Secretaria de Esportes, que proporcionam à população a prática de atividade física e melhor qualidade de vida. Visito com frequência os núcleos esportivos municipais e nunca ouvi reclamações dos nossos professores, então sei que estão garantindo um atendimento de qualidade. Meus parabéns em especial aos alunos do projeto Lazer, que tiveram este gesto de solidariedade doando esta grande quantidade de fraldas geriátricas. Tenham certeza de que serão muito úteis, pois temos um déficit na cidade com este fornecimento e é um grande trabalho do Funssol na tentativa de atender a todos. São muitos os beneficiados, desde idosos até doentes acamados e pessoas com deficiência, meu muito obrigado a todos”, completou Nogueira.
Na cerimônia, o prefeito fez questão ainda de sublinhar o apoio da Câmara Municipal a todos os projetos relevantes para a cidade. “Agradeço aqui a todos os vereadores, representados pelo Cebolinha, pois sempre temos o suporte que precisamos para trazer mais realizações para Indaiatuba. Se não fossem eles, que agilizam a aprovação das leis necessárias, não teríamos aqui empresas como a John Deere, projetos habitacionais como o Campo Bonito e o Anel Viário, que cruzará a cidade”, explicou Reinaldo Nogueira. “Muitas vezes, o Estado ou o Governo Federal liberam os recursos, mas se a cidade não tiver agilidade e competência para recebê-los, acaba perdendo a oportunidade. Isso não acontece aqui. Nosso orçamento é menor do que muitas cidades vizinhas, mas conseguimos fazer mais com o dinheiro do contribuinte justamente por conseguir trabalhar em conjunto, com rapidez, agradeço a todos”, finalizou.
“A disponibilidade à população de espaços como este, com esta estrutura e equipamentos, é fruto da visão do prefeito Reinaldo Nogueira, que valoriza a importância do esporte e do lazer para o bem estar dos moradores, afirmou o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “São pouquíssimas as cidades que, como Indaiatuba, possuem mais de 2% de seu orçamento dedicados a esta área. Aqui não se aplica aquela velha crença de que o que é público é pior, pelo contrário, oferecemos o melhor espaço, o melhor equipamento, o melhor atendimento, que é como deve ser, para que o esporte cumpra seu papel educativo e de promoção à saúde. Hoje atendemos mais de oito mil crianças no Esporte Cidadão, cinco mil adultos e idosos no Lazer e cerca de mil atletas no esporte competitivo, e queremos continuar sempre expandindo. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Esportes pelo trabalho que desenvolvem, aos que vieram hoje aqui nos prestigiar e especialmente à coordenadora do Lazer, Cristina Toledo, por esta incrível doação arrecadada entre os alunos e que certamente ajudará a muitos”, disse Panzetti.
“Esta é mais uma realização que destaca Indaiatuba e tudo o que a cidade proporciona a seus moradores”, declarou o presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira “Cebolinha” na reabertura da academia. “Fico muito honrado de ser vereador em Indaiatuba e apoiar as ações do prefeito. Aqui nós fazemos diferente, o dinheiro é realmente usado de acordo com as necessidades da população, e é bem usado. Eu viajo muito e vejo que as pessoas às vezes não sabem como o município é privilegiado. Muitas cidades, inclusive maiores, com mais orçamento e estrutura, sonham em ser como Indaiatuba. Parabenizo a todos por esta reabertura e agradeço à população por sempre respeitar e entender nossas posições”, encerrou o vereador.
Campanha de fraldas geriátricas
Realizada anualmente, a campanha de doação de fraldas geriátricas entre os alunos do projeto Lazer está em sua 10ª edição e em 2015 bateu um recorde de arrecadação: foram cerca de 23 mil unidades, contra 13.400 unidades atingidas no ano passado. “Estamos muito gratos a nossos alunos, que deram esta demonstração enorme de solidariedade, mais uma vez”, diz a coordenadora do projeto Lazer Cristina Toledo. “Não é uma obrigação, é um ato totalmente voluntário, os alunos são convidados a colaborar, e é uma grande alegria ver que todos participam com gosto para ajudar as entidades atendidas pelo Funssol”, revela.
A presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, ressalta a importância do gesto para os beneficiados no município. “Somos muito agradecidos a todos os que colaboraram, pois a demanda que temos hoje é muito alta. Mesmo com a fabricação própria das fraldas, não conseguimos dar conta de atender a todos os que necessitam do produto, usado não só por idosos, mas também por pacientes acamados nos hospitais, pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, que não possuem nenhuma condição de adquirir as fraldas. Os alunos podem ter a certeza de que cada doação será muito bem direcionada”, assegurou.