da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, tem a preocupação em capacitar seus profissionais visando o melhor atendimentos das famílias que estão em vulnerabilidade social. Assim o Departamento de Proteção Social Especial durante o ano realiza capacitações para diversos grupos de atendimento da Rede Pública. Recentemente cerca de 50 pessoas participaram de um treinamento com o professor e psicólogo do Instituto de Educação e Cultura José Carlos Pereira, Ricardo Marcelo Fait Gorchacov, para construir estratégias, metodologias e estruturas de aprimoramento para política de assistência social buscando sempre uma efetivação de resultado eficaz.
As equipes técnicas da rede de proteção e de atendimento do município referente ao Atendimento e Acompanhamento a População em Situação de Rua passaram pela capacitação com carga horário de 16 horas onde foram aplicados os conteúdos: construção do vínculo profissional; construção do vínculo familiar e comunitário; escuta qualificada; monitoramento; quando e como deve ocorrer o acolhimento; Construção da autonomia e atendimento Intersetorial.
De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Sandra Maria de Morais, nesta capacitação teve uma grande participação da Rede Sócio Assistencial. “Fizemos uma troca de experiências que é muito válida para o nosso dia a dia de trabalho, foram abordados assuntos referentes a respeito e dignidade. Agradeço a intervenção dos vários grupos da Rede Pública como UBS, CAPS, Creas e Cras”, comenta Sandra.
A próxima capacitação terá como tema as drogas e mulheres em situação de violência com a supervisão do Creas que participa da rotina e estuda os procedimentos e discussões dos casos, dando apoio a equipe que realiza atendimento complexos em relação a violação de direitos. A data será agendada pela Secretaria da Família e do Bem Estar Social.