Projeto Esporte Cidadão é apontado como referência nacional em publicação do CONFEF

18/8/2015 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Esporte Cidadão, programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), foi apontado como referência nacional em publicação trimestral do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). A matéria - disponível na versão impressa com tiragem nacional de 255.000 exemplares distribuída aos profissionais de educação física filiados ao sistema CONFEF/CREFs e também acessível no site http://confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=4303 – aponta os diferenciais do programa, destacando não só o estímulo à vida saudável através da prática esportiva regular, mas também a consolidação de valores importantes para a formação dos futuros cidadãos, como respeito, ética, disciplina, determinação e trabalho em equipe. Atualmente, são atendidas cerca de 8.300 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com aulas gratuitas em 20 modalidades e 19 núcleos esportivos espalhados pela cidade.

O artigo da revista do CONFEF destaca ainda a importância do apoio da Lei de Incentivo Fiscal Federal do Ministério do Esporte para possibilitar a expansão de projetos como o Esporte Cidadão em todo o Brasil, além de ressaltar ser fundamental a capacitação profissionais de educação física na aplicação das atividades. “Graças à visão do prefeito Reinaldo Nogueira, que valoriza o papel do esporte e do lazer para o bem-estar dos moradores, Indaiatuba está hoje entre as pouquíssimas cidade que possuem mais de 2% de seu orçamento dedicados a esta área”, explica o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Isso possibilita a realização de programas como o Esporte Cidadão, pois todos sabemos que não se faz política pública efetiva sem orçamento. Também fazemos questão de capacitar continuamente nossos profissionais, que atualmente participam de curso de atualização ministrado pela Universidade Federal de São Paulo. Como presidente da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer e membro do Conselho Nacional do Esporte, procuro continuamente sensibilizar os gestores sobre a importância desta valorização do profissional de educação física para que seja garantido um atendimento eficiente e de qualidade em todos os projetos públicos”, completa Panzetti.

O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba, com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e integrada pelas empresas patrocinadoras Toyota do Brasil, John Deere do Brasil e Ticket Serviços e as apoiadoras Mann+Hummel Brasil e Plastek do Brasil. Atende gratuitamente mais de 8.300 alunos de 6 a 17 anos em 20 modalidades e 19 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270.

Compartilhe no Whatsapp