Indaiatuba está entre as melhores cidades do Estado para se viver

3/9/2015 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Indaiatuba está entre as 50 cidades com menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do Estado de São Paulo. O Atlas foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Mais uma vez Indaiatuba é destaque entre os melhores municípios do Estado de São Paulo. Dessa vez com o índice vulnerabilidade social provando novamente que estamos fazendo uma administração voltada para a população”, comemora o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB). “Em junho deste ano fomos avaliados como a melhor cidade do Estado de São Paulo em gestão fiscal pela Firjan corroborando que estamos seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal e investindo de forma correta os recursos municipais e agora o Ipea mostra a questão social”, completa.

O IVS é formado pela média aritmética de três indicadores - Infraestrutura Urbana, Capital Humano e Renda e Trabalho e foi calculado a partir de dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Em comparação com os dados de 2000, quando o IVS de Indaiatuba era de 0,262, houve queda de 41% no índice que mede a exclusão social. O IVS vai de 0 a 1 e, quanto mais próximo a 1, maior é a vulnerabilidade.

O IVS Infraestrutura Urbana reúne indicadores como percentual da população que vive em domicílios urbanos sem o serviço de coleta de lixo, com abastecimento de água e esgotamento sanitário inadequados, vulneráveis à pobreza e que gastam mais de uma hora até o trabalho. O indicador de Capital Humano é obtido através de oito índices, entre eles mortalidade até um ano de idade, percentual de crianças de 0 a 5 anos que não frequentam a escola e percentual de pessoas de 15 a 24 anos que não estudam, não trabalham e são vulneráveis à pobreza. Já o de Renda e Trabalho é formado por cinco indicadores, como taxa de desocupação da população de 18 anos ou mais de idade; e proporção de pessoas com renda domiciliar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.

O resultado da infraestrutura urbana foi destaque para Indaiatuba. O indicador foi de apenas 0,08. O IVS Renda e Trabalho (0,169) e o Capital Humano (0,212). Todos abaixo na média nacional, que ficou em 0,295, 0,320 e 0,362, respectivamente.

Compartilhe no Whatsapp