da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, participou do 8ª Fórum Internacional de Educação realizado nos dias 26 e 27 de outubro no espaço Expo Dom Pedro, em Campinas. O evento reuniu 1.500 educadores entre gestores, professores e especialistas de Educação dos municípios que integram a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e profissionais da educação das escolas que compõem as diretorias de ensino do Estado. Indaiatuba participou do evento com 90 educadores profissionais. O Fórum é uma iniciativa da Câmara Temática de Educação da RMC, promovido pela Agemcamp (Agencia Metropolitana de Campinas) e o Conselho de Desenvolvimento da RMC e foi realizado pela Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária).
Tal evento objetivou a formação continuada dos profissionais de educação dos 20 municípios da RMC, conforme determinam os planos nacionais, estadual e municipais de educação. Sob o eixo temático “Educação”, o Fórum teve a participação de conceituados palestrantes nacionais e internacionais, o evento focou as questões referentes à educação infantil, ensino fundamental, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e educação profissional.
A secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, salienta a importância da participação em eventos como esse para o progresso da educação das cidades. “Essa foi a primeira vez que os municípios não tiveram custo com o Fórum, pois foi realizado pela Fumec e Agempamp por solicitação da Câmara temática da RMC. A iniciativa foi muito valiosa para todas as cidades da RMC e todas as palestras visaram a qualidade de ensino para todos, pois nunca podemos esquecer que o foco maior do nosso trabalho é o aluno”, comenta Rita e complementa. “Foram abordados assuntos desde a creche até o ensino profissionalizante e com isso tivemos dois dias de muito aprendizado, principalmente com a palestra da professora Lia Rosenberg sobre setor de avaliação e o professor Jorge Larrosa Bondía sobre a educação infantil que contribuiu imensamente para nosso aprendizado continuado”, diz. Os palestrantes que ministraram durante o evento foram:
Profº Lino de Macedo
Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, especializou-se no construtivismo do suíço Jean Piaget (1896-1980), na psicologia aplicada à educação e nos jogos infantis.
Astronauta Marcos Pontes
Foi o primeiro astronauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7. No campo privado tem atuado como professor e palestrante, promovendo consultorias a diversas empresas de pequeno, médio e grande porte, no Brasil e no exterior. Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.
Profª Acácia Kuenzer
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente é professora da Universidade Feevale, exercendo suas atividades no Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho.
Profº Bernardo Toro
Bernardo Toro é um filósofo e educador colombiano. Estudou Filosofia e, depois, Física e Matemática, em cursos de licenciatura. Fez pós-graduação em Investigação e Tecnologia Educativa. É decano acadêmico da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, e autor dos livros A construção do público: cidadania, democracia e participação, Educação, Conhecimento e Mobilização e Fala Mestre: Precisamos de Cidadãos do Mundo. É presidente da Fundação Social, entidade civil que se propõe a combater a pobreza no país. Foi consultor de reformas educativas em Minas Gerais e no Chile.
Profº Timothy Ireland
Irlandês, com graduação em Letras e Língua Inglesas (English Language and Literature) pela Universidade de Edimburgo (1971), mestrado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1978) e doutorado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1988). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, políticas internacionais de aprendizagem e educação ao longo da vida, educação em prisões, alfabetização de jovens e adultos, educação popular e cooperação sul-sul.
Profª Lia Rosenberg
Consultora com larga experiência em desenvolvimento, implantação e avaliação de programas em Educação, principalmente do Banco Mundial (Nordeste, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Fundescola). Desenvolveu projetos junto a Unesco, BID, MEC/Inep, Fundap e diversas Secretarias de Estado da Educação. Ocupou cargos de direção em órgãos públicos, empresas privadas e organizações sociais. Ganho o prêmio de 1º lugar na categoria cientistas do concurso nacional de pesquisa em educação, fundepar/curitiba, 1982.
Adriana de Melo Ramos
Pedagoga, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional; integrante e pesquisadora do GEPEM I, coordenadora do GEPEM II (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da UNESP/Rio Claro e da Unicamp/ Campinas/SP. Coordenadora do curso pós-graduação: A convivência ética na escola pelo Instituto Vera Cruz (SP). Realiza pesquisas com classes consideradas difíceis no Ensino Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral no ambiente escolar.
Profº Jorge Larrosa Bondía
Jorge Larrosa Bondía é Doutor em pedagogia pela Universidade de Barcelona, Espanha, onde atualmente é professor titular de filosofia da educação. Publicou diversos artigos em periódicos brasileiros e tem dois livros traduzidos para o português: Imagens do outro (Vozes, 1998) e Pedagogia profana (Autêntica, 1999).