da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para apoiar essa ação o Saae iluminou os reservatórios do Jardim Morada do Sol e da Rodoviária na cor azul (que simboliza a Campanha).
A Secretaria da Saúde programou para o próximo dia 21, das 9h às 12h, no auditório da Prefeitura, um Simpósio da Saúde do Homem. Serão quatro palestras sobre o tema, ministradas por profissionais renomados, e em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Mais Vida, que promoverá no dia 27, das 9h às 14h, na praça Prudente de Morais, orientações diversas aos interessados em saber a respeito das formas de prevenção das doenças que podem acometer os homens.
NOVEMBRO AZUL
O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas e intervenções em eventos populares.