da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na quarta-feira, 25, a realização de testes rápidos e gratuitos para HIV em todas as Unidade de Saúde e polos e PSF para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro. A campanha ‘Fique Sabendo’ será realizada de 25 de novembro a 1º de dezembro, com o apoio do SAE/CTA (Serviços de Atenção Especial e Centro Testagem e Aconselhamento DST/Aids), no horário de funcionamento dos serviços. A iniciativa é da Secretaria da Saúde e tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus do HIV causador da Aids e que é sexualmente transmissível.
A enfermeira e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Hospital Dia, Pamela Cristina Tolbaldini, explicou que a campanha tem por objetivo realizar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV e ampliar o acesso das pessoas que nunca realizaram o teste HIV na vida. O teste é realizado através da saliva ou gota de sangue periférico e o resultado sai em 15 minutos.
Pamela ressaltou que o município a epidemia do HIV/Aids está focada em pessoas heterossexuais, na faixa etária de 20 a 35 anos. “A tendência nacional da epidemia está em adolescentes do sexo masculino homossexuais na faixa etária de 15 a 20 anos. É importante ressaltar que o HIV é uma doença crônica e não tem cura, sendo controlada com o tratamento adequado após o diagnóstico precoce. “A melhor forma de se prevenir é através do uso de camisinha, tanto a masculina quanto a feminina, disponíveis gratuitamente em todas as Unidades de Saúde”.
Outra informação da coordenadora é que dia 25 de novembro, a Saúde fará uma ação extra muros. Uma equipe ficará no Poupa Tempo de Indaiatuba para atender os interessados. “A pessoa que estiver no local e quiser fazer o exame será atendido e receberá todas as orientações. E saberá o resultado na hora.
O tratamento de HIV/Aids é realizado no município é realizado no SAE/CTA, localizado no Hospital Dia, com uma equipe com uma equipe multidisciplinar, que conta com 12 profissionais sendo três médicas infectologistas, uma pneumologista, uma psicóloga, duas enfermeiras, uma farmacêutica, uma assistente social e três técnicas de enfermagem.
Vale ressaltar que o HIV é quando a pessoa está infectada com o vírus, mas não manifestou nenhuma doença relacionado à Aids. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. Esse vírus ataca as células de defesa do corpo humano, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
A Saúde fará a distribuição de 28.800 preservativos, masculinos e femininos e lubrificantes e com 33.750 testes disponíveis.
Em 2014, Indaiatuba registrou 30 casos HIV/Aids em homossexuais e 4 casos e 2015, até julho.
Foram 56 casos notificados de HIV/Aids em heterossexuais em 2014 e 10 casos em 2015.
Foram 43 casos de HIV em 2014 e 03 casos em 2015. Foram 50 casos de Aids em 2014 e 19 caos em 2015 até julho. De julho de 2014 a julho de 2015 são 115 casos.