da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Cultura promove ao longo do mês de dezembro mostra especial com a participação dos alunos das oficinas culturais gratuitas. Para os participantes, é o momento de celebrar o trabalho realizado ao longo do ano. Para o público, é a oportunidade de conferir belíssimos espetáculos com entrada franca e que garantem diversão para toda a família. A programação começa com a apresentação de “A Lâmpada Mágica” pelas turmas de dança nos dias 6 e 7 de dezembro, às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes, e da peça “Deu a Louca em Romeu e Julieta”, com as turmas de teatro juvenil, em sessões às 15h e às 17h no Novo Centro Cultural Morada do Sol. Mas a agenda traz ainda exposições, apresentações de piano digital, viola caipira, violão e canto coral, confira abaixo e prestigie. “As oficinas gratuitas da Cultura são permanentes e tem como objetivo despertar o interesse pela arte, estimulando a criatividade e a convivência, contribuindo para a formação do cidadão”, destaca a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Levar à população uma mostra deste processo de aprendizagem exige muita dedicação e preparação por parte dos alunos e responsáveis pelas oficinas, um esforço válido, já que o contato da obra de arte com o público é muito importante para o artista”, diz. Informações (19) 3894-1867.
Dia 06 de dezembro – domingo
Peça “Deu a Louca em Romeu e Julieta” – turmas de Teatro Juvenil
Monitora: Isabela Veronezzi
Horário: 15h (turma do Novo Centro Cultural Morada do Sol) e 17h (turma do Centro Cultural Wanderley Peres)
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Sinopse: mesmo em uma versão bem diferente da original, a briga entre famílias continua, Montecchios e Capuletos, adoradores de seus times de coração, Palmeiras e Corinthians, fazem parte dessa aventura romântica que é o amor de Romeu e Julieta! Com uma boa dose de humor a peça traz consigo personagens loucos que armam várias confusões, tentando destruir, e outros ajudar o amor existente... Mas a grande dúvida é: finalmente dessa vez haverá um final feliz para Romeu e Julieta?
“A Lâmpada Mágica” – turmas de Dança
Monitoras: Danielle Ianes, Mariana Braz e Priscila Carotti
Horário: 20h
Local: Ginásio Municipal de Esportes
Sinopse: preparem-se para entrar em um mundo de magia e aventura com Aladdin, um jovem pobre e sonhador que vive nas ruas da cidade de Agrabah e se apaixona pela Princesa Jasmine. Quando Jafar, o bruxo conselheiro do sultão, tenta estragar toda essa felicidade e se casar com Jasmine, Aladdin encontra uma lâmpada mágica com um gênio, que muda todo o rumo de sua vida. Aladdin se transforma em príncipe para conquistar o coração da princesa e juntos voam no tapete mágico sonhando com “Um mundo ideal”.
Dia 07 de dezembro – segunda-feira
“A Lâmpada Mágica” – turmas de Dança
Horário: 20h
Local: Ginásio Municipal de Esportes
Exposição de Artes – turmas de Artes Plásticas
Horário: em cartaz de 07 a 18 de dezembro de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella
Descrição: a mostra reúne trabalhos dos alunos das oficinas de Artes Infantil, Desenho Infantil, Pintura em tela, Pintura em Tecido, Pintura Contemporânea e Desenho Artístico, ministradas por Jane Bonet, Cícero da Silva, Kênia D´Angelo e Bruno Corazza.
Dia 08 de dezembro – terça-feira
Peça “O Doente Imaginário” – turmas de Teatro Adulto
Monitora: Isabela Veronezzi
Horário: 20h30
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Sinopse: o espetáculo conta a história de Argan, um pai de família hipocondríaco que quer, a todo custo, casar sua filha Angélica com um médico, para também garantir tratamento a domicílio. Porém, a moça está apaixonada pelo jovem Cleanto, um rapaz de origem humilde e sem qualquer ligação com a medicina. Com personagens super expressivos e intrometidos, essa aventura é cheia de alegria e confusão!
Dia 10 de dezembro – quinta-feira
Espetáculo “Boas Lembranças” – turmas de Piano Digital
Monitor: Lincoln Soares
Horário: 20h
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Descrição: a música sempre nos remete a algum sentimento que nos traz lembranças. Nessa audição, desejamos trazer ao público somente as boas lembranças e despertar seus sentimentos. No repertório teremos arranjos simples e objetivos de algumas releituras facilitadas do famoso acordeonista Mário Mascarenhas, com uma leve pitada do professor Lincoln Soares. Destacam-se também nesse recital as músicas brasileiras: Chico Mineiro e Fascinação, além das famosas internacionais: Set Fire to the Rain, Here, There And Everywhere, Comptine d´un autre été e Hit the Road Jack. Ouviremos ainda alguns clássicos da música erudita como Bach e Beethoven, e, para acalentar a alma, hinos do cancioneiro cristão.
Dia 11 de dezembro – sexta-feira
Espetáculo “Um Canto Pela Paz” – turmas de Canto Coral
Regente: Áurea Ambiel
Horário: 20h
Local: Igreja São Benedito
Descrição: “Um canto pela paz” é o título da apresentação natalina das Oficinas Corais da Secretaria da Cultura de Indaiatuba (infantil, adulto e 3ª Idade). Canções que nos fazem refletir sobre a necessidade de propagar a tolerância, o amor, a fraternidade e a paz entre os povos. No repertório músicas tradicionais de diversas épocas e culturas, como por exemplo: "Renascer", "Para não ser triste", Jingle Bell Rock (Joe Beal e Jim Boothe), "Marcas do que se foi", "I heard the bells on Christmas day" (Celebrando a Paz na terra) de Dennis e Nan Allen, dentre outras.
Dia 12 de dezembro – sábado
Apresentação das turmas de Viola Caipira
Monitor: Zé Murilo
Horário: 20h
Peça “Outra Vez, Era Uma Vez” – turmas de Teatro Infantil
Monitora: Isabela Veronezzi
Horários: 14h (turma do Centro Cultural Wanderley Peres) e 16h (turma do Novo Centro Cultural Morada do Sol)
Sinopse: um dia os personagens resolvem sair da trama e ajudar a autora, que não consegue terminar seu livro, assim todos seus personagens tomam vida e lhe dão a oportunidade de voltar a sonhar. Essa viagem de aventura e poesia, mostra a doçura de ser criança e a alegria em poder aproveitar este tempo!
Dia 13 de dezembro – domingo
Espetáculo “Trilhas Sonoras” – turmas de Violão
Monitor: Andrelino
Horário: 11h
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei
Descrição: a audição deste ano tem como tema canções que fizeram parte da trilha sonora de grandes filmes, novelas e programas de TV, as quais estão vivas em nossas memórias e transcendem o tempo, indiscutivelmente nos trazendo ótimas recordações e apresentando às novas gerações belas melodias que embalaram grandes cenas, personagens, e consagraram artistas e até mesmo heróis do esporte. Perceberemos o poder da música como trilha sonora até mesmo de nossas vidas e que, às vezes, nem nos damos conta. Duvida? Pense em uma canção e logo perceberá que ela marcou um momento importante de sua existência, não importa se passado, presente ou até mesmo futuro. Você verá que a música estará sempre conosco.
Espetáculo “Tarde Musical” – turmas de Violão
Monitor: Fidel
Horário: 16h
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei
Descrição: com a proposta de introduzir os alunos ao mundo artístico musical usando o violão, será apresentado um repertório com clássicos da música nacional e internacional que foram trabalhados com as turmas ao longo de 2015.
Peça “Trupe La Bonarte!” – turmas de Teatro Adulto
Monitora: Isabela Veronezzi
Horário: 18h
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Sinopse: é a envolvente história do encontro de Luiza com o grupo circense Trupe La Bonarte. Esta poética e cômica aventura é narrada pelo engraxate da pequena cidade do interior, que conta tudo com muitos detalhes...
Projeto Guri também realiza apresentações
Além dos alunos das oficinas culturais gratuitas da Secretaria de Cultura, os integrantes do Projeto Guri também se apresentam nos dias 1º às 10h e 14h30 e no dia 03 às 14h30 no Novo Centro Cultural Morada do Sol. Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 8 A 17 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos em mais de 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral. Em Indaiatuba o projeto é implementado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura desde 1997 e tem sua sede no Centro Cultural Wanderley Peres.
Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Ginásio Municipal de Esportes – Av. Visconde de Indaiatuba, 1.250 – Jardim América
Igreja de São Benedito – Rua Padre Bento Pacheco, 1343 - Centro
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina