da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) vão elaborar um documento conjunto com propostas de soluções para o enfrentamento da crise econômica do país que tem comprometido a administração dos municípios. As primeiras discussões sobre o assunto foram realizadas na manhã de segunda-feira (30), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas.
A proposta é se unirem para juntos e encontrarem soluções que garantam a eficiência na prestação do serviço público mesmo com arrecadações menores por parte dos municípios.
Durante o encontro, o presidente do Conselho de Desenvolvimento e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, explicou que essa mobilização conjunta resultará em um documento com propostas que serão apresentadas aos governos Federal e Estadual e também aos deputados, às Câmaras Municipais, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e ao Tribunal de Justiça.
A redução de arrecadação obtida pelos municípios, tanto por impostos quanto por repasses financeiros do Estado e da União para o custeio de serviços básicos, foi a principal dificuldade apontada pelos prefeitos. A necessidade de revisão do pacto federativo também foi uma das propostas discutidas na reunião para compor o documento.
Outras reuniões serão realizadas para aprimorar as sugestões e propostas feitas pelos prefeitos nesse primeiro encontro.
A reunião do Conselho de Desenvolvimento também teve debate sobre violência à Mulher, com o lançamento da campanha internacional HeForShe (ElesPorElas), apresentada pela promotora de Justiça e representante da ONU Mulheres, Dra. Gabriela Prado Manssur. A promotora de justiça tratou diretamente com os prefeitos sobre a importância da mobilização dos municípios neste movimento de solidariedade, desenvolvido pela ONU Mulheres, para envolver homens e meninos como defensores e agentes de mudança pela igualdade de gênero e pelos direitos humanos das mulheres.
O assunto também foi discutido em uma reunião paralela realizada pela Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres, gerenciada pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). A reunião contou com a presença de presidentes dos Fundos Sociais dos Municípios, com o objetivo de compartilhar as ações promovidas por cada município da RMC.