da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) deu início essa semana a uma nova fase de implantação do sistema de coleta e afastamento de esgoto da região norte do município. Os bairros atendidos nesta etapa serão: Recreio Campestre Internacional de Viracopos (Gl. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10) e Recreio Campestre Aldrovândia (Glebas 1 e 2). O objetivo da Prefeitura é levar a rede de coleta de esgoto a 2.265 imóveis da zona norte, com isso beneficiando 20 bairros.
A obra conta com verba do Programa Reágua, da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, no valor de R$ 8.266.977,17, conseguida por meio do deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM).
Após a conclusão da obra, a região passa a contar com rede de abastecimento de água, implantado em 2010 através do Plano Comunitário de Melhoria (PCM) e coleta e afastamento de esgoto.
A rede de coleta e afastamento da Zona Norte tem cerca de 40 km de extensão e contará com 4 Estações Elevatórias de Esgoto que tem a função de recalcar (bombear) o esgoto gerado na região.
O esgoto é conduzido por uma rede de linhas coletoras, emissários e linhas de recalque até um interceptor de 600 mm de diâmetro, com cerca de 2 km já existente na região do Parque Indaiá que por fim é transportado e tratado na Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, localizado no Distrito Industrial Vitoria Martini.