Conselho de proteção de animais distribui informativos durante reunião do Campo Bonito

15/12/2015 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Representantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais participaram nos dias 10 e 11 de dezembro das reuniões sociais realizadas com os futuros moradores do Campo Bonito. O evento foi organizado pela Secretaria da Habitação, no Sesi. Os conselheiros distribuíram folhetos explicativos para reforçar a orientação das famílias sobre os procedimentos que deverão acontecer com os animais de estimação durante o processo de mudança para a nova residência. Também participou da reunião o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), além de autoridades municipais e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF).

O secretário de Habitação, Luiz Henrique Furlan, explicou que abriu o espaço para o Conselho para que fossem esclarecidas as dúvidas com relação a posse responsável dos animais de estimação. “Os representantes do Conselho disseram aos moradores que poderiam levar os animais para a nova moradia, mas obedecendo as regras internas que devem constar na convenção de cada condomínio e cada um redige a sua”.

O presidente do Conselho, Carlos Roberto Bego, explicou que foi uma abordagem tranquila durante a reunião com os futuros moradores. “Ressaltamos que o animal como cães, gatos e pássaros entre outros é de total responsabilidade das famílias. Se a família optar em não levá-lo, deve arranjar um lar para o animal e jamais deixaá-lo no imóvel antigo que reside ou na rua. Ter posse responsável do animal”.

O presidente declarou que abandonar animal é crime previsto na Lei Federal nº9.605 de 1998, e a pena de detenção de três meses a 1 ano e multa. “Caso a pessoa não possa levar o animal de estimação, deve procurar um familiar ou amigo e fazer a doação, pois o CZZ da Prefeitura e Entidades não podem ser responsáveis pelos animais”.

Vale ressaltar que os futuros moradores dos 2.048 apartamentos do Conjunto Habitacional Campo Bonito, por ocasião da assembleia que constituirá os condomínios (que os próprios moradores deverão decidir e declarar em seu estatuto, quantos e quais animais poderão ser levados).

Tanto o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) como o Conselho farão o acompanhamento das famílias contemplados com as moradias do Campo Bonito para que não ocorram casos de abandono dos animais que é considerado crime previsto em lei.

Informações no CCZ 3936-2782.

Compartilhe no Whatsapp