Secretaria de Educação faz balanço das atividades de 2015

4/1/2016 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Educação contabiliza as atividades realizadas em 2015. De acordo com a secretária, Rita de Cássia Trasferetti, este ano foi marcado por alguns destaques entre eles está o Plano Municipal de Educação que foi aprovado este ano para nortear as diretrizes e metas educacionais de Indaiatuba por 10 anos. Outros destaques foram: a Lei do Plano de Carreira; a criação do Núcleo de Formação Continuada a introdução do Beisebol nas Escolas, o início das aulas no Complexo Educacional do Parque das Nações, Emeb Laura Fahl Corrêa e a entrega das unidades escolares do Campo Bonito, que iniciaram as atividades no início do ano letivo de 2016.

“Esse ano foi muito produtivo, atingimos nossas metas e ajudamos de forma significativa as premiações e títulos conquistados por Indaiatuba no decorrer desse ano. Cumprimos nosso papel dentro da administração municipal e a expectativa é de continuar o trabalho para a nossa Educação continuar sendo uma referência nacional. Para o ano que vem vamos alcançar um grande feito, pois iniciaremos em janeiro com o atendimento de todas as crianças que precisam de creche em Indaiatuba, zerando nossa lista de espera”, salienta Rita.

 

NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE INDAIATUBA

 

O NFCI (Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba) foi criado este ano para ser responsável por toda a formação continuada e capacitações dos funcionários lotados na Educação. O departamento visa planejar e executar todas os cursos aplicados. Neste ano foram feitas as capacitações e formações: Curso Modular EAD – “Formação Pedagógica no uso das tecnologias para docentes”; I Encontro de Educadores da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba – Com o tema “A prática do diálogo e a educação que queremos”; Oficinas Pedagógicas ‘De Professor para Professor’ e Refletindo a Prática na Creche; Formação Continuada para o trabalho pedagógico nas salas de Pré-Escola e Maternal II; a Gestão da Sala de Aula com a Fundação Lemann; MinLAb – Mente Inovadora, formação para educadores dos 5º Anos; JEEP – Jovens Empreendedores em parceria com o Sebrae; Oficina de escultura e adereços em espuma para o Projeto Vidart e Turma da Leitura; Lego Education - Escola Piloto na Emeb Prof. Maria José Ambiel, para fortalecimento do trabalho com o raciocínio lógico, leitura e escrita; nas oficinas do contraturno; Programa Viver, para subsídio e fortalecimento do trabalho de prevenção ao uso de drogas desenvolvido com maior ênfase nas classes de 5º Ano da Rede Municipal; MPT nas Escolas para subsidiar as discussões da erradicação do trabalho infantil.

O Setor de Educação Especial e Educação Inclusiva teve a participação no Congresso de autismo; Curso de Ledor; Conferência sobre Moralidade e Educação e na 1ª Semana da Inclusão do CIASP. O Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares realizou a Formação para Conselheiros das Escolas Municipais e Creches Conveniadas.

O NFCI também ofereceu cursos de pequena duração, oficinas, palestras, seminários, fóruns, encontros realizados pelos diversos setores internos da Secretaria e elaborou um e-book para professores ingressantes na Rede Municipal.

 

DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Em 2015 os alunos da Rede Municipal receberam um novo cardápio. Nas creches lactário, são os bebes de 4 meses a 1 ano, recebem cinco refeições diárias tendo como novidade no cardápio a fórmula infantil no lugar do leite integral em pó sendo recomendada pelos médicos pediatras. Crianças de 1 ano a 4 anos, são quatro refeições tendo como novidade no cardápio o queijo branco.

Para as escolas foi introduzido nos cardápios uma alimentação completa (arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas), sobremesas todos os dias como diversas frutas como: maçã, banana, mexerica, melancia, mamão, abacaxi, laranja, melão, salada de frutas, suco de fruta natural e também a barra de cereal que teve uma ótima aceitação pelos alunos. Além disso foi incluída saladas todos os dias, feijão, atum, ovo e lanches naturais compondo uma alimentação completa para todos.

No desjejum das escolas no lugar do leite achocolatado, foi incluído o leite com cacau que não contem açúcar, leite com fruta (banana, maçã e mamão) e iogurte com flocos de milho sem açúcar, enriquecendo o valor nutricional dos cardápios. No cardápio de lanches passeio há pão com peito de peru, queijo e suco de fruta integral

O departamento atende cardápios para diversas patologias com uma alimentação diferenciada como por exemplo para diabéticos e obesos com o arroz integral, macarrão integral e pão integral.

Neste ano a Secretaria de Educação com o Departamento de Alimentação Escolar em parceria com a Fiec, recebeu o prêmio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na categoria melhor projeto de educação nutricional e alimentar, com o projeto criança saudável nas escolas municipais de Indaiatuba. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 145 enviaram seus projetos e Indaiatuba foi premiada com o primeiro lugar.

Também foi elaborado o projeto “Avaliação nutricional” nos alunos da Emeb Profª Janette Vieira Vaqueiro¨. Foi elaborado e desenvolvido por nutricionista afim de avaliar o estado nutricional dos alunos e realizado com a participação de 173 alunos, na faixa etária de 4 a 5 anos.

Foram coletaram os dados como peso, altura e idade dos alunos em abril de 2015 e a Nutricionista fez a avaliação dos alunos segundo parâmetros antropométricos de peso/altura baseados segundo a tabela de classificação do IMC da OMS - Organização Mundial de Saúde.

Dia 14 de abril de 2015 foram convocados todos os pais para a apresentação do diagnóstico nutricional e palestra da Alimentação Saudável com a distribuição de folders de alimentação e papel do diagnóstico nutricional.

 

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

O setor de Supervisão Educacional trabalhou este ano na ampliação dos Quadros das Creches com a abertura de novas vagas para 2016 nas Emebs: Janette Vieira Vaqueiro; Elvira Maria Maffei; Esmeralda Martini de Paula; Galdino Augusto Lopes Chagas; Joanna Gurgel; José Balduíno; Vera Tosca (cedendo o prédio para a Creche conveniada) e Maria José de Campos (Maternal II) ampliando vagas na Emeb Oswaldo Antônio Tuon (Materna lI). Todo esse trabalho irá permitir ingressar o ano de 2016 com o atendimento de todas as crianças que necessitam de creche, sendo a única cidade da região a alcançar este feito.

 

O setor também desenvolveu seu trabalho nos tópicos: regimento escolar – revisão; acompanhamento do Censo-Escolar; apontamento da frequência dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família; aprovação do Plano de Carreira do Magistério; aprovação do Plano Municipal de Educação; contratação de novos funcionários para reposição dos Quadros; supervisão e acompanhamento das Escolas de Educação Infantil particulares e autorização de abertura de novas Unidades; supervisão e acompanhamento da abertura de novos Cursos – FIEC/CEPIN; acompanhamento, supervisão e orientação às Unidades Municipais; elaboração de Resoluções Municipais; Feira Literária; Feira de Ciências e processo de atribuição de aulas/classes aos Docentes e Remoção de Sede de Exercício dos funcionários.

 

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

O Avaliação Pedagógica orienta e coordena todas as ações desenvolvidas pela Área de Avaliação, promove a disseminação de informações sobre avaliações internas e externas da Educação Básica; acompanha e divulga os programas e ações do Ministério da Educação no âmbito municipal.

A Amda (Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno) é aplicada em larga escala para todos os anos do Ensino Fundamental e por amostra na Educação Infantil. É Dividida em “Avaliação diagnóstica” que acontece no início do ano e tem por objetivo mapear em que momento da aprendizagem o aluno se encontra; “Avaliação Semestral” que acontece geralmente no final do 1° semestre e tem por objetivo verificar o quanto o aluno conseguiu avançar e “Avaliação Final” que acontece em novembro e tem por objetivo verificar se o aluno atingiu os objetivos proposto.

As disciplinas avaliadas são: Língua Portuguesa e Matemática do 1° ao 5° ano e EJA e Linguagem Oral e Escrita e Matemática para a Educação Infantil. Os resultados desta avaliação somados a taxa de aprovação é utilizado para o cálculo do IDEMI – Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal de Indaiatuba.

Os resultados desta avaliação são disponibilizados no Sistema Saber, através de relatórios para todos os professores e gestores das unidades escolares, bem como para equipe técnica da secretaria, a fim de fornecer indicadores que possam direcionar as práticas pedagógicas.

A Prova Brasil é uma avaliação desenvolvida pelo Inep/MEC, que objetiva avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes, os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

As escolas da Rede Municipal realizaram a prova nos dias 17, 18, 19 e 24 de novembro. Vale ressaltar que o resultado desta avaliação mais a taxa de aprovação são utilizadas para o cálculo do IDEB – Índice de Desenvolvimento da educação Básica, o qual Indaiatuba alcanço 6.3 em 2013 ficando acima da média nacional que foi de 4.9.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática. A Provinha Brasil foi aplicada para todos os alunos da rede do 2° ano do Ensino Fundamental no dia primeiro de dezembro.

 

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

No ano de 2015 foram disponibilizadas no Portal da Educação diversas atividades virtuais complementares de todas as disciplinas da grade curricular. Esta ação continuará em produção em 2016, ampliando o repertório de atividades. As atividades são utilizadas durante a aula com recursos tecnológicos diversificados, como a lousa digital, laboratório de informática e notebooks escolares. Para potencializar o aprendizado global do aluno, este terá a oportunidade de acessar, via internet, tais atividades em qualquer ambiente fora da escola.

No Portal da Educação estão disponíveis todos os livros virtuais desenvolvidos pelos professores da Rede Municipal de ensino, sendo atualizado anualmente.

O Portal da Educação [http://www.educmunicipal.indaiatuba.sp.gov.br/] continua sendo ampliado com informações diversificadas relacionadas à Secretaria Municipal de Educação e outras informações correspondentes a todos os segmentos educacionais.

O curso “Formação Pedagógica no uso das tecnologias para docentes” na modalidade a distância para todos os professores da rede municipal de ensino, com duração de 64 horas nas Etapas 1, 2 e 3, e de 80 horas para a Etapa 4. A capacitação iniciou no mês de junho e foi finalizada em novembro. Este curso é voltado à aplicação pedagógica no uso da tecnologia da informação e comunicação. Tem como objetivo levar aos docentes o desenvolvimento de habilidades e competências na utilização de ferramentas tecnológicas, que promovam a aprendizagem dos alunos de forma colaborativa, criativa e motivadora. Cerca de 940 inscritos concluíram o curso, dentre eles professores, coordenadores, gestores, diretores de área e orientadores pedagógicos.

Em conjunto com o Núcleo de Formação, foi oferecida a todos os professores da Rede Municipal de Ensino, por meio de inscrição no Portal da Educação, a Oficina De Professor para Professor “Integrando o uso da lousa digital na rotina pedagógica”. Esta oficina aconteceu no período noturno, com duração de 20 horas, sendo 10 horas presenciais e 10 horas de trabalho pessoal. Concluíram a oficina 21 professores.

Além da Emeb do Complexo Educacional Prof.ª Laura Fahl Corrêa e Emeb Profª Cleonice Lemos Naressi, mais três Unidades Escolares receberam, em cada sala de aula, uma lousa digital Touch Screen integrada ao quadro branco; sendo: Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti, Emeb Prof.ª Renata Guimarães Brandão Anadão e, em fase de conclusão, a Emeb Prof.ª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro. Os professores destas escolas foram capacitados sobre a utilização da lousa digital touch em dois HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), totalizando 168 professores capacitados.

No segundo semestre, foram implantados os sistemas blueControl e blueLab em todos os laboratórios das Unidades Escolares. Aproximadamente 450 professores receberam uma hora de capacitação pelos professores multiplicadores, em HTPC, para o uso dos sistemas.

O blueControl é um software para o gerenciamento dos recursos do ambiente de informática na escola. Por meio dele é possível ligar e desligar os computadores, desbloqueá-los, gerenciar o uso de mídias, entre outros. Já o blueLab é um software que possui finalidades de dinamização das atividades pedagógicas, facilitando e simplificando a utilização da sala de informática durante as aulas. O sistema permite a colaboração entre professor e aluno por meio de funcionalidades simples. São mais de 15 funcionalidades para o professor potencializar a prática pedagógica com a tecnologia. De uma só vez podem ser enviados comandos para os demais computadores do laboratório, permitindo o envio da tela do professor para os alunos, a troca de arquivos e mensagens e a abertura de links de websites ou de aplicativos como os programas do pacote Office, possibilitando ao professor orientar os alunos no desenvolvimento de uma atividade ou criar e enviar questionários e receber um relatório com o desempenho dos alunos, tudo com apenas alguns cliques.

Hoje, a Rede Municipal conta com 2.980 computadores, sendo 1.730 para uso do aluno e secretarias e 1.250 notebooks escolares, mais 1.230 unidades para os professores. Também foram contabilizados: 31 servidores; 200 switches; 172 mesas educacionais, sendo 7 mesas TOQ; mais de 1.500 usuários de acesso à internet, 155 lousas digitais. Foram realizados aproximadamente 6 mil atendimentos técnicos.

O Departamento de Tecnologia Educacional, em parceria com o Departamento de Informática, através de equipes internas de desenvolvimento, manutenção, implantação e suporte de software, além da entrega de soluções tecnológicas que permitiram: a gestão dos conceitos dos alunos bimestralmente, a publicação das notas através do boletim online com disponibilização de acesso aos pais, foi implantada a Avaliação AMDA, Frequência, LPP (Lista Piloto Pedagógica – Orientação Pedagógica) e aplicativo para celular Boletim Escolar. Desde 2014, há ferramentas desenvolvidas para cálculos estatísticos dos conceitos obtidos pelos alunos de cada unidade escolar, que auxiliam no acompanhamento e planejamento pedagógico. Também atuaram nos registros visuais através de fotos de todos os alunos do ensino fundamental, para que auxiliassem os professores, gestores escolares, bem como todos os envolvidos nos processos administrativos e pedagógicos.

O módulo de gestão de notas desenvolvido em 2014 propiciou uma ferramenta com interface visual inovadora, que auxilia os professores, coordenadores e orientadores pedagógicos no processo de finalização dos resultados obtidos por cada aluno, trazendo melhorias na realização do conselho final de classes e na análise de resultados de alunos e classes nas escolas.

A diretora de área de Tecnologia Educacional, Tânia Castanho, fala sobre o departamento: “Estamos encerrando a primeira etapa do oferecimento de cursos EAD. Para o próximo ano, temos a intenção de oferecer cursos nas áreas de Moralidade e Educação Especial, além de outros cursos para áreas específicas”.

 

Livro Virtual

Como subprojeto do Ler faz Bem, é uma iniciativa que visa à construção de um Livro em ambiente virtual, utilizando os recursos tecnológicos e programas disponíveis nas escolas. O projeto é destinado aos alunos da Etapa I da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, bem como às Classes de Educação Especial Exclusiva, EJA (Educação para Jovens e Adultos), sendo a participação facultativa da Educação Infantil, 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, Educação Especial Exclusiva e Termo I da EJA. O projeto visa desenvolver o hábito da leitura, de textos e proporcionar atividades colaborativas, pois amplia os momentos de interação com os livros, potencializando a criatividade. Nesta perspectiva, escrever um livro em um ambiente virtual tem como finalidade associar a leitura e a escrita com a tecnologia. Desta forma, o recurso didático é ampliado e promove novas possibilidades de uso, em formatos diversificados de aprendizagem.

O processo de construção do livro é um complemento da proposta pedagógica do professor e inicia com a leitura e a compreensão do regulamento. Em seguida, passa pela eleição do tema, ou história a ser escrita, e a produção conta com a participação de todos os estudantes da classe. Eles leem, escrevem, revisam, ilustram e, desta forma, aprimoram o texto e o trabalho em grupo. Para a formatação do livro virtual são utilizados os recursos tecnológicos disponíveis na Unidade Escolar.

Os vencedores do livro virtual em 2015 foram: Categoria 1 – EMEB Prof.ª Renata Guimarães Brandão Anadão – 2ºB – Professora Carla Carrara; Categoria 2 – EMEB do Compl. Educ. Prof.ª Laura Fahl Corrêa – EEE-B – Professora Joana Canfora Soares Souza; Categoria 3 – EMEB Prof. Sérgio Mário de Almeida – 3ºE – Professora Ana Paula Sampaio; Categoria 4 – EMEB Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro – 4ºD – Professora Michele Marcon Cassimiro; Categoria 5 – EMEB do Compl. Educ. Prof.ª Laura Fahl Corrêa – 5ºB – Professora Denise Foltran de Oliveira.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

O Setor orienta as ações pedagógicas relacionadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental Regular e Supletivo, acompanha o desenvolvimento dos educandos, orienta e acompanha a execução do material didático da Rede Municipal de Ensino.

Em 2015 a setor realizou cerca de duas mil visitas de acompanhamento escolar para Gestão pedagógica junto às escolas de todos os projetos realizados pela Rede, triagem e acompanhamento dos alunos que demandam encaminhamentos multidisciplinares para outros órgãos; acionamento de órgãos parceiros no atendimento a esses alunos, bem como articulação de informações relevantes sobre o desenvolvimento pleno dessas crianças – Conselho Tutelar; CMDCA; CAPSI; DEREFIM; Neurologia; Pediatria; Oftalmologia; APAE; CIRVA; CIASPE, etc.; acompanhamento e subsídios à evolução dos resultados de aprendizagem de todas as escolas, em especial dando mais atenção para aquelas que necessitam mais apoio (referência índices de aprendizagem); orientação às ações sistemáticas dos Coordenadores em apoio aos professores, alunos e famílias; Participação nos Conselhos de Classe e Ano, Classe e Termo (EJA) e Conselho de Avaliação Pedagógica (Educação Infantil); acompanhamento e orientação das ações de IPP (Intervenção Pedagógica Paralela) e acompanhamento da realização dos PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual) dos alunos NEE.

As principais ações da Orientação Pedagógica em 2015 foram: revisão e alinhamento das metas de aprendizagem de todas as etapas, termos e anos dos diferentes níveis de ensino, bimestre a bimestre; acompanhamento e subsídios diretos à implantação do material didático - Ciranda para 3 anos e Ensino Fundamental; revisão do material didático do 1º ano; participação nas ações de formação em serviço – destaque para Congressos e Encontros sobre Educação, Assessoria Contratada e Curso Modular à Distância; avaliação do GPAP dos professores coordenadores e gestores das escolas, semestralmente; participação nos estudos e envio de sugestões ao MEC sobre a BNCC (Base nacional Comum Curricular); participação na reconstrução do Regimento das Escolas Municipais; acompanhamento técnico pedagógico presencial às 63 Unidades Escolares, com suas diferentes especificidades: creches; pré-escola; fundamental: (regular, especial, EJA e Período Integral).

 

PROJETOS

Na Trilha das Águas

É uma parceria entre a Secretaria de Educação e o SAAE, atendendo alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O roteiro do passeio ambiental contempla o Parque Ecológico com o Laboratório Móvel, onde os alunos acompanham a coleta de amostras de água do Córrego do Barnabé, verificando como a análise é feita e conferindo os resultados. Os alunos também visitam a Captação Cupini. Eles percorrem as trilhas da Represa do Cupini, recebendo informações de como acontece a captação de água de uma represa e também sobre a Mata Atlântica, uma vez que o local é uma parte restante desta Mata. Também há visita na ETA I (Vila Havaí); na Estação de Tratamento, os alunos têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de tratamento da água, para posterior abastecimento à população.

 

Passeios da Memória

É uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Pró-Memória, atendendo todos os alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino. O roteiro do passeio histórico cultural contempla o Centro de Convenções Aydil Bonachella como início do roteiro, passando também pelo Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário.

 

Ambientação e Educa Água

São projetos realizados em parceira com a Toyota do Brasil e o Saae, visam compreender a relação “homem-natureza” dentro de seus mais variados aspectos através de estudos realizados com os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental e da etapa II da Pré-Escola. Segundo a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino os alunos devem ser capazes de observar e compreender a natureza como um todo dinâmico e integrado, sendo o ser humano parte desta natureza e agente de transformações do mundo em que vive. Estes projetos objetivam a formulação de questões, busca de alternativas e proposições de soluções para problemas reais do cotidiano, especialmente o uso racional da água.

Os alunos desenvolvem ações que promovem a sustentabilidade dentro das escolas e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania. A demonstração destas ações, para toda a comunidade escolar, articulada com os conteúdos curriculares da disciplina de Ciências, oportunizam a realização das Feiras de Ciências em todas as escolas no mês de junho. Para a avaliação dos resultados destes projetos são analisadas as médias de consumo de água nas escolas, são estabelecidas metas para diminuição deste consumo, são organizados planos de ação que detectam as principais ocorrências que tem gerado desperdício desse bem tão precioso que é a água e a partir daí, soluções são colocadas em prática e regularmente reavaliadas. As escolas que atingem as metas de diminuição de consumo de água são homenageadas com um selo emitido pela Secretaria Municipal de Educação e os parceiros. Fizeram parte destes projetos esse ano também, a doação de mais de 30 mil uniformes escolares pelos parceiros TOYOTA e SAAE.

 

Ler Faz Bem

Um dos o maiores Projetos da Secretaria de Educação, engloba diversas ações referentes à leitura e escrita de livros artesanais e virtuais, desde a ampliação do acervo literário das escolas com milhares de livros novos adquiridos bianualmente até a produção propriamente dita pelos alunos. Com subprojetos (Memória Local na Escola; Livro Virtual; Turma da Leitura, Asas de Papel – Prêmio Sylvia Sannazzaro - Campanha de Incentivo à Leitura), o apanhado de cerca de 15.000 livros produzidos pelos alunos da Rede tem gerado nos últimos anos a Feira Literária de Indaiatuba, que em 2015 contará com a sua 9ª edição. O evento conta com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, em todas as Unidades Escolares e Creches Municipais. O Ler Faz bem tem como subprojetos: Livro Virtual; Asas de papel; Turma da Leitura e memória Local na Escola.

 

FEIRA LITERÁRIA

Como encerramento do Projeto Ler Faz Bem a Secretaria de Educação, realizou no Centro Esportivo do Trabalhador a 9ª edição da Feira Literária. Com entrada gratuita, o evento visou incentivar a literatura e promoveu a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula de todas as unidades escolares municipais. Mais de 20 mil livros foram expostos envolvendo mais de 22 mil alunos. Cerca de 32 mil pessoas passaram pelo evento.

Com 45 estandes, a Feira expos trabalhos literários de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches. Também contou com um estande especial para o setor de tecnologia educacional, onde os participantes puderam conferir todos os equipamentos tecnológicos presentes nas escolas municipais. Outro estande especial foi dedicado a conscientização da exploração do trabalho infantil. Todos os livros expostos na Feira Literária foram escritos e criados pelos alunos dentro da sala de aula. Nas etapas de trabalho que iniciaram no primeiro bimestre do ano estavam a apresentação do projeto aos alunos, a definição das histórias reescritas, o conhecimento de gênero textual, a escrita coletiva, a revisão coletiva, a organização coletiva do texto em páginas, a elaboração das ilustrações do livro e a construção da capa e finalização.

 

Projeto Mind Lab – Programa Mente Inovadora

Projeto de reconhecimento internacional, realizado nos 5ºs anos de 12 escolas municipais, que tem como premissa o desenvolvimento de estratégias de raciocínio e métodos metacognitivos. Semanalmente através da proposição de jogos e a exploração de uma metodologia diferenciada os professores mediam a aprendizagem dos alunos trabalhando as capacidades mencionadas. Com a metodologia, os alunos desenvolvem conceitos lógicos e infralógicos que influenciam diretamente o desempenho escolar nas diferentes disciplinas, bem como adquirem competências e atitudes que influenciam o bom relacionamento, a disciplina e a organização O programa conta com um farto acervo de jogos educativos que são as ferramentas para a realização de todas estas ações e uma assessoria contratada que supervisiona e capacita os professores nas escolas.

 

Líder Estudantil

É uma parceria entre o Rotaract Club de Indaiatuba e a Secretaria de Educação, consiste em trabalhar o sentido de liderança com um aluno de cada 4º ano da Rede Municipal de Ensino, escolhido pelos colegas, como o “líder” da sala. Trabalha-se essa liderança positiva através de um treinamento dinâmico, na Casa da Amizade, por profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, colaboradores e voluntários da família rotária. Os jovens, uma vez orientados sobre a boa liderança, ficam incumbidos de levar o aprendizado para os demais colegas de sala de aula com o apoio dos seus professores.

 

TJC (Trabalho Justiça e Cidadania)

É uma com a AMATRA XV (Associação dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região) – projeto realizado com os alunos de EJA nas duas escolas municipais que atendem a essa modalidade de ensino: EMEBs - “Profª Áurea Moreira da Costa” e “Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro”.

A EJA atende a um público essencialmente trabalhador e este projeto traz o mundo do trabalho para ser estudado nas disciplinas curriculares. No esforço de alfabetizar-se, contar e operar os alunos tem a oportunidade de ler e debater sobre os direitos e deveres do trabalhador. Estes estudos são feitos a partir de publicações oferecidas pela parceira AMATRA XV. A partir destas leituras, pesquisas são ampliadas sobre o assunto e as dúvidas encontradas pelos alunos são elencadas e respondidas por juízes do trabalho e membros do INSS que vão até os alunos, nas escolas. Este projeto traz mais motivação e significado à educação proposta a esses alunos e amplia a condição cidadã de cada um deles.

 

Empreendedorismo

Projeto realizado em parceria com o Sebrae Campinas e a Secretaria de Educação. Trabalho feito com os alunos de EJA nas duas escolas municipais que atendem a essa modalidade de ensino: Emebs - “Profª Áurea Moreira da Costa” e “Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro”.

Visa fortalecer o espírito empreendedor dos alunos no mundo do trabalho e nos demais aspectos da vida. Os alunos participaram de palestras e oficinas em que foram debatidos o conceito de empreendedorismo e suas diversas aplicabilidades. Em especial a criatividade, o planejamento, a iniciativa, a pró-atividade e o protagonismo foram experimentados nas oficinas oferecidas através de atividades e dinâmicas.

JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

Projeto realizado em parceria com o SEBRAE Campinas e a Secretaria de Educação. Trabalho feito com os alunos de duas escolas municipais de ensino fundamental: EMEBs - “Profª Sylvia Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” e “Prof. Antônio Luiz Balaminuti”.

Visa fomentar a educação e a cultura empreendedora. Os alunos vivenciam atividades práticas que desenvolvem atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). As atividades lúdicas propostas sensibilizam os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades, mesmo em situações desafiadoras. Os alunos planejam, gerenciam e produzem a partir de uma situação dada. Cada turma tem como tarefa um plano de negócio a empreender, utilizando nessa vivência de construção a ecossustentabilidade, a ética, a cooperação e a inovação.

 

Lego Education

Este projeto permite construir normas negociadas de convivência, promove a cooperação e o agir com sinergia em atividades coletivas. Trabalha conhecimentos científicos e tecnológicos. Seu principal objetivo é que os alunos utilizem diversas tecnologias de forma crítica, efetiva e significativa a fim de ampliar e potencializar o raciocínio lógico-matemático, a capacidade de abstração e a interatividade entre os colegas. É desenvolvido em todas as classes da EMEB “Profª Maria José Ambiel Marachini”. Nas aulas do Programa Genius, os alunos realizam a construção de modelos, (iniciação à robótica) através de projeto, construção, programação e operação de protótipos tecnológicos. Acompanham este projeto, material didático impresso para alunos e professores, conjuntos LEGO (peças, motores de movimento, sensores); hub USB LEGO e formação para os professores.

 

MPT na escola

Trata-se de um projeto realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Indaiatuba), o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e a Secretaria de Educação. Esse projeto está sendo desenvolvido inicialmente em 5 escolas de Ensino Fundamental, especialmente com os alunos dos 4ºs anos. As escolas envolvidas são as EMEBs: “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”; “Doardo Borsari”; “Profª Maria Benedicta Guimarães”, “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura, “Prof. Wladimir Olivier”. O trabalho é feito principalmente nas aulas de Arte e Filosofia em integração com o currículo destas disciplinas. Caso as escolas na elucidação da temática identifiquem alunos em situação de trabalho infantil, a rede de proteção é acionada, bem como a aproximação às respectivas famílias.

 

IPP - Intervenção Pedagógica Paralela

É uma importante ação que ocorre em todas as escolas municipais de ensino fundamental. Este trabalho contribui fortemente para um ensino de qualidade, e garante o direito de todos os alunos aprenderem. Trata-se de um momento semanal no próprio horário de aula em que os alunos que não estão acompanhando as metas de aprendizagem de cada bimestre recebem uma intervenção pedagógica diferenciada com atividades e materiais específicos voltados para as suas necessidades educacionais. Este trabalho é feito em pequenos grupos e envolve a contratação de mais um professor para esse horário para que cada turma de alunos possa se desenvolver a partir do seu próprio ritmo de aprendizagem.

 

Educação para as relações étnico-raciais

Este programa propõe o trabalho pedagógico sobre a valorização das diversidades étnico-raciais de acordo com a Lei 11.645/08 (antiga lei 10.639/03) que trata da obrigatoriedade da inclusão da história e cultura africana e dos povos indígenas no currículo escolar. Seu objetivo maior é o resgate e a valorização afirmativa da influência do negro e do índio na formação da sociedade brasileira.

 

Com o intuito de planejar ações com este fim e subsidiar o trabalho a ser realizado em todas as modalidades e níveis de ensino da Rede Municipal, foi instituída uma Comissão com representantes dos professores e de funcionários de vários setores da SME. Essa Comissão estuda, planeja e propõe ações diversas, em especial atividades pedagógicas articuladas com o Currículo para ampliar a divulgação junto aos alunos e comunidades escolares, destas influências e favorecer o conhecimento das nossas origens. Além da proposição de atividades que integram-se ao Currículo, dentro deste programa são previstas palestras aos professores e funcionários, exposições feitas pelas próprias escolas em especial com mostras do trabalho na 9ª Feira Literária da SME e realização de ações temáticas como foi por exemplo o 2º Domingo Temático sobre “Africanidades” ocorrido na Escola Ambiental Bosque do Saber.

 

Saber consumir

Projeto realizado em todos os 3ºs anos da Rede Municipal de Ensino. Realizado em integração com as disciplinas curriculares, o projeto objetiva provocar nos alunos uma mudança de atitude frente às relações de consumo do cotidiano; despertar nos alunos o interesse em conhecer seus direitos principalmente como consumidores, tornando-os multiplicadores em seu meio de convívio; contribuir para a formação de um cidadão mais consciente e responsável. Nas aulas das diferentes disciplinas, a partir do conteúdo em curso, os professores aproveitam oportunidades para propor rodas de conversa em que os alunos são convidados a refletir e debater sobre temas relacionados ao consumo

 

Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação)

Programa municipal que conta com as seguintes premissas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. Como este é um programa multidisciplinar que envolve todas as Secretarias Municipais, em especial a Secretaria Municipal de Educação também se comprometeu com essa frente de trabalho. Neste sentido todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, da Creche aos 5º ano e EJA, debatem questões que colaboram com as medidas protetivas mencionadas.

 

VIDART (Atividades circenses na escola)

Proporciona desenvolvimento formativo, cultural e social dos alunos através das atividades circenses, isso em um ambiente prazeroso e mágico trazendo melhora da qualidade de vida dos alunos. O projeto conta com aulas semanais de circo. O Produto final é concretizado, com a apresentação de dois espetáculos com temas literários, sendo um para as escolas de período integral e outro para as escolas de contra turno. O projeto é realizado nas seguintes escolas: EMEB “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist” com aproximadamente 85 alunos, EMEB “Maria Benedicta Guimarães” aproximadamente 90 alunos, EMEB “Profª Maria Ignês Pinezzi” aproximadamente 35 alunos (apenas no período da manhã), EMEB “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” com 85 alunos e EMEB “Wladimir Olivier” com 85 alunos”.

 

A prática circense reforça a importância do respeito, da disciplina, da responsabilidade e do interesse pelas aulas. Cabe ainda destacar que a prática das atividades circenses aumenta a capacidade de concentração dentro das salas de aula, além de promover a autoconfiança. Além da questão corporal, o projeto VIDART adquire grande importância no processo de inclusão social, o qual proporciona alternativas para diversas questões sociais. Este trabalho funciona como um reforço educacional importante, auxiliando no ensino fundamental da criança, com reflexos no aumento da responsabilidade, do respeito e da autonomia, bem como o acesso à cultura e à prática corporal saudável.

 

BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino)

Tem como principal objetivo ensinar a prática do beisebol aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais de tempo integral de Indaiatuba, e implicitamente através da prática do mesmo, promover o desenvolvimento humano e a melhora no desempenho escolar através de valores como: trabalho em equipe, organização, disciplina, respeito, ajuda mútua, além de buscar a melhoria das relações afetivas e sociais. O beisebol traz consigo a filosofia de vida da cultura japonesa, onde os conceitos de disciplina, organização, cooperação, equipe, companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo, formam não só o atleta, mas principalmente, o cidadão e podem auxiliar durante a infância. O projeto é desenvolvido com crianças entre 06 a 11 anos regularmente matriculados nas seguintes escolas municipais de Indaiatuba: Complexo Educacional do Parque das Nações EMEB “Laura Fahl”, EMEB “Profª Maria José Ambiel Marachini”, EMEB “Profº Antônio Luiz Balaminutti, EMEB ‘Profª Renata Guimarães Brandão Anadão”.

 

JEI (Jogos Escolares de Indaiatuba)

Os JEI/2015 têm por finalidade aumentar a participação de atividades esportivas em todas as EMEB’s e promover a ampla mobilização da juventude estudantil indaiatubana em torno do esporte. É uma realização da Secretaria Municipal de Educação, feito em etapa municipal com a participação somente das EMEBs e regidos por um regulamento próprio. As modalidades disputadas são: Campeonato de Arremesso; Mini Handebol misto; Câmbio masculino e feminino; Futsal masculino; Queimada feminina; Corrida de 60 metros masculino e feminino; Salto em distância masculina e feminina; Dama e Xadrez misto. Para cada modalidade disputada existe um regulamento específico. As equipes são acompanhadas por um Professor de Educação Física.

 

Festival de Arte e Dança

O Festival de Dança tem por objetivo apresentar uma mostra do trabalho realizado nas escolas Municipais na área de Dança. Com temas diferenciados todos os anos o Festival conta com uma exposição de Fotos das crianças em momentos de ensaio para o Evento no hall de entrada, escolhendo temas que promovem o resgate de valores que consideramos significantes no dia a dia como: amor, a coragem, a amizade verdadeira, o companheirismo e a capacidade de sonhar com momentos bons e aventuras inesquecíveis em uma terra encantada. As escolas convidadas são: Complexo Educacional do Parque das nações EMEB “Profª Laura Fahl (Profª Márcia Borsari); EMEB “Dom Ildefonso” (Profª Carol); EMEB “Profª João Baptista de Macedo” (Profª Denise); EMEB “Profª Luiz Carlos Batista de Moura” (Profª Sol); EMEB “Profª Maria Benedicta Guimarães” (Profª Michelle Trettel); EMEB “Profª Maria José Ambiel Marachine” (Profª Michelle Valim); EMEB “Profª Osório Germano” (Michelle Danziger); totalizando 200 crianças participantes do Projeto.

 

AMA (Atividade Motora Adaptada)

É desenvolvido com a finalidade de proporcionar aos portadores de necessidades especiais da rede Municipal de Educação melhores condições físicas e psicossociais, através da prática da atividade motora adaptada, e tem como objetivo despertar na sociedade o interesse pela integração e inclusão da pessoa com deficiência nos sistemas gerais. As aulas ocorrem em pequenos grupos e com suporte total dos professores Marcelo Zini e Elisangela Queriqueri. São desenvolvidas na Escola para autistas (EMEB “Profª Laura Fahl) e na EMEB “Padre Joaquim Aparecido Rocha”.

 

Parcerias culturais

Agosto das Artes – parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria da Cultura – tema Caminhos da Paz. Realização em 9 escolas de Ensino Fundamental. A participação iniciou-se com os professores discutindo nas aulas com os alunos o que é paz e o que podemos sonhar para o planeta a partir deste tema tão importante. A partir daí, artistas locais visitaram as escolas e realizaram com os alunos produções artísticas sobre a temática da paz. Estas produções consistiram em pinturas em tecidos que foram transformadas em bandeiras. Estas bandeiras, nomeadas então de bandeiras da paz, que trazem como significado maior o grande desejo desta nova geração, têm sido utilizadas como marco nos eventos produzidos pela Secretaria da Cultura durante o mês de agosto e comporão também o cenário da 9ª Feira Literária, promovida pela Secretaria de Educação, em outubro.

 

Orquestra Sinfônica Jovem de Indaiatuba - parceria entre a Secretaria de Educação e a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Realização em cinco escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta teve como objetivo central ampliar o repertório músico cultural dos alunos, relacionar a arte literária com a arte musical, aproximar os alunos da música clássica e da orquestra sinfônica.

 

No desenvolvimento deste trabalho os professores, principalmente nas aulas de Arte e Filosofia, trabalharam com os alunos a obra literária Pedro e O Lobo e a partir daí identificaram com os estudante a composição musical de mesmo nome de Sergei Prokofiev. Foram exploradas as conexões entre o texto e a música: relação entre o caráter de cada personagem com o timbre e a sonoridade específicos dos instrumentos da orquestra; associação de pequenas melodias a cada personagem, exploração e classificação de instrumentos musicais entre outros. A partir destas explorações os alunos produziram trabalhos escritos e pictográficos significando os conhecimentos e descobertas feitas. Em outubro todos esses alunos e seus familiares serão convidados a assistirem gratuitamente a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresentando-se no CIAEI, oportunidade em que terão a chance de vivenciar conteúdos estudados e também participarem de um evento cultural municipal do qual eles também farão parte, pois na abertura desse evento estarão expostos os trabalhos que os próprios alunos produziram nas escolas.

 

Atividade Cultural em parceria com a FENUI (Festa das Nações de Indaiatuba) é um projeto realizado anualmente com os alunos dos 1ºs aos 5ºs anos, das Escolas de Período Integral, em sintonia com o cronograma de eventos municipais, em especial a FENUI.

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