da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Com o uso da tecnologia na segurança pública, por meio dos sistemas de inteligência com monitoramento veicular e urbano da Guarda Civil, as forças policiais (Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil) de Indaiatuba tiveram uma média de um preso ou indiciado a cada três dias em 2015. Exclusivamente usando as ferramentas tecnológicas do COI (Centro de Operações e Inteligência) foram realizadas 50 prisões e 65 indiciamentos de pessoas envolvidas em crimes diversos. Outros 113 indivíduos foram averiguados e liberados pelas autoridades policiais, além de 122 veículos apreendidos por prova documental de envolvimento em crimes no município. “Temos que ressaltar que exatamente essas ações só foram possíveis graças ao investimento em tecnologia feito pelo prefeito Reinaldo Nogueira. Sem os sistemas de monitoramento veicular e urbano e as demais ferramentas tecnológicas que temos instaladas no COI essas 115 pessoas possivelmente não iriam pagar pelos seus crimes, pois dependeríamos de uma situação de flagrante para as suas abordagens”, acredita o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto. “É claro que a tecnologia é um importante aliado no combate à criminalidade, mas temos que destacar os profissionais operacionais das forças policiais que estão nas ruas 24 horas para defender o indaiatubano”, completa.
Com relação a Guarda Civil, o secretário de Segurança Pública, lembra que por determinação do prefeito Reinaldo Nogueira, o investimento nos profissionais da segurança é constante. Alexandre se refere as ações como a criação da aposentadoria especial, manutenção das promoções em dia, criação do setor de psicologia, que faz o acompanhamento de todos os Guardas Civis e seus familiares, pesquisas de satisfação com os Guardas Civis, Criação de academia municipal, criação da Divisão de Ensino, concessão de medalhas, portaria de elogios, escolha do Guarda do ano e a ato cívico.
COI
O COI possui ferramentas digitais e equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização, como Câmeras Dome, que giram 360 graus e possuem zoom de grande alcance, acompanham situações suspeitas e orientam as ações da GC. Todas as informações e imagens processadas pelos sistemas de monitoramento urbano e veicular do município são analisadas diariamente pelo Setor de Inteligência. A equipe promove os primeiros levantamentos e encaminha relatórios para a Polícia Militar e para o setor de investigação da Polícia Civil. O Centro de Operações, Atendimento e Despacho (Coade) recepciona todas as ligações da população e providencia o despacho para as viaturas, que atendem as ocorrências. Os operadores possuem treinamento especial e estão aptos para o pronto atendimento e primeiras orientações. O contato com a Guarda Civil pode ser feito por meio do telefone 153.
Além de compartilhar relatórios com a Polícia Militar também há um convênio com a corporação no qual um policial, munido de um rádio comunicador na frequência da PM, ocupa uma posição no Centro de Operações da Guarda Civil. O mesmo é responsável por monitorar uma determinada parte da cidade, além de compartilhar as ocorrências em tempo real. “Esse foi mais um convênio de extrema importância para a cidade e claro para as duas forças policiais, pois as equipes de patrulhamento preventivo compartilham as ocorrências e assim garantem um maior segurança às policiais e uma maior agilidade no atendimento à população”, comenta.
Já em relação a Polícia Civil a emissão de relatórios por parte do Setor de Inteligência da Guarda Civil propicia com que os integrantes do SIG (Setor de Investigações Gerais) possam ter mais subsídio para a elaboração de inquéritos e a respectiva condenação dos criminosos. “Com o apoio do nosso sistema de monitoramento e a dedicação dos Policiais Civis de Indaiatuba a Delegacia local foi considerada a mais eficiente do Estado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo e isso é motivo de orgulho para todos nós”, finaliza.