da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A primeira etapa de obras do novo prédio do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) já está pronta com a instalação das estruturas de concreto pré-fabricado. Nessa etapa da obra foram realizadas a fundação, pilares, vigas, lajes e escadas. A obra foi iniciada em abril com a preparação do terreno, que fica ao lado do Pronto Socorro. A previsão inicial é de que os primeiros andares do prédio estejam prontos até dezembro deste ano. Quando estiver com todos os andares prontos para receber pacientes internados, o prédio totalizará 174 novos leitos.
As obras complementares do prédio incluem ainda alvenaria para o fechamento das paredes, toda a parte de acabamento, elétrica e hidráulica. Também serão instalados elevadores e rampa de acesso, interligando o novo prédio ao Pronto Socorro, que fica ao lado.
O valor da primeira etapa, financiada pela Fundação Leonor de Barros Camargo, é de aproximadamente R$ 3,7 milhões. O custo total estimado do projeto ficará em torno de R$ 20 milhões. Para viabilizar toda a construção, a Fundação, que é mantenedora do Haoc, conta com parceria da Prefeitura de Indaiatuba e também com empresas da iniciativa privada, através de contribuição filantrópica.
O prédio terá 7.500 metros quadrados divididos em cinco pavimentos de 1.500 metros quadrados. No pavimento térreo funcionará o Pronto Atendimento, destinado a usuários de planos de saúde e contará com consultórios médicos para atendimento adulto e infantil.
O prédio em construção faz parte das diversas iniciativas de aprimoramento e ampliação que o Haoc passa desde o final da década de 1990. Naquela época a área física do hospital era de nove mil metros quadrados e passou para os atuais 18 mil metros quadrados.
De acordo com a diretoria do Hospital, além de manter as características arquitetônicas da fachada do prédio, assim como em diversos outros setores originais da época da construção, o Haoc mantém o espírito filantrópico do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo, que fizeram para Indaiatuba um hospital para atender principalmente a população carente. O novo prédio abrigará em igualdade de número de leitos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particulares.
A capacidade total de internação do HAOC atualmente é de 180 leitos divididos nas Unidades de Terapia Intensiva adulto e neonatal, maternidade, enfermarias masculina, feminina, infantil e apartamentos.