da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de terça-feira (12) uma coletiva de imprensa para esclarecer a padronização do atendimento das Creches Municipais e anunciar que o ano letivo de 2016 iniciará com a lista de espera para vagas de creches zerada. A secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, comandou a coletiva e ressaltou que hoje há novas 1.564 vagas em creches e que a padronização de horário irá facilitar a gestão e o atendimento de todas as crianças que no total somam 5.337 matriculas para o ano de 2016. O horário de entrada e saída dos alunos, que anteriormente não era definido e ficava entre 6h30 e 17h30, será fixado das 7h às 16h ou das 8h às 17h de acordo com a demanda. O atendimento das Creches está em recesso e retorna no dia 20 de janeiro a partir das 6h30, sendo que essa adequação de horário será feita no decorrer no ano.
Rita explicou, durante a coletiva, que o processo será feito com cautela e diálogo e nenhuma família será prejudicada com essa alteração. “Quero tranquilizar a população e ressaltar que nenhuma família em hipótese alguma será prejudicada com essa padronização, queremos organizar o atendimento e cumprir com a rotina da criança dentro do ambiente escolar, pois a Creche é considerada uma escola e em todas as escolas há regras para serem seguidas. Essa é uma ação importante e será feita com muita precaução, sempre ouvindo as necessidades das famílias, temos um ano inteiro para ter esse diálogo e adequar essa situação da melhor forma possível tanto para a Creche quanto para as famílias” anota Rita e continua. “Este ano pela primeira vez conseguimos zerar a lista de espera das famílias que procuram uma vaga em creche. Foi um trabalho minucioso, com avaliação de demanda e diversas obras de ampliação e construção de novas unidades. Ainda este ano iniciaremos as atividades em mais cinco creches para ir suprindo a demanda deste ano também”, diz.
AMPLIAÇÕES E NOVAS CRECHES
Em 2015 foram ampliadas sete creches e construídas outras quatro unidades, ampliando 1.564 vagas. As creches ampliadas foram: Emeb/Creche “Profª Elvira Maria Maffei; Emeb/Creche “Janette Vieira Vaqueiro”; Creche “Profª Vera Tosca Magnusson Belluomini”; Creche “Profª. Esmeralda Martini de Paula”; Emeb/Creche “Profª. Joanna Gurgel”; Emeb/Creche “Prof. Galdino Augusto Lopes Chagas” e Creche “José Balduíno de Campos”. Ainda há nove creches que possuem salas que já atendem em período parcial das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sendo elas: Emeb/Creche “Janette Vieira Vaqueiro”; Creche “Profª. Esmeralda Martini de Paula”; Emeb/Creche “Profª. Joanna Gurgel”; Creche José Pavani; Creche Profª Silvia Lúcia Silva Pinto; Creche “Rosinha Candello”; Creche “Prof. Lourdes Falleiros Pedro” e Creche Luciana Cândido Carneiro.
As novas unidades de creche iniciadas em 2015 e que serão concluídas este ano são: Creche do Jardim Bela Vista, localizada na rua Jorge Alves Brown, esquina com rua Elza V. Schulz. A Creche terá 813,78 metros quadrados de construção em terreno de 4.050,60 metros quadrados. Serão seis salas de atividades; dois berçários; fraldário; lactário; sala de múltiplo uso; cozinha; despensa; lavanderia; sanitários para funcionários, administrativos e familiar acessível; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários e vestiários infantis; depósito material pedagógico; secretaria; diretoria; copa; solário e jardim. Construtora Almeida & Associados Construção e Empreendimentos. Cerca de 90% da obra já foi executada.
A Creche do Portal do Sol fica na avenida Domingos Ferrarezzi. Terá dois pavimentos com acessos por rampas cobertas e uma casa de zeladoria. A área total de construção é de 1.694,07m². No pavimento térreo serão construídas cinco salas de aula ou berçários; secretaria; coordenação; depósito/arquivo; sanitários de funcionários; triagem de alimentos; despensa; cozinha; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários públicos acessíveis; sala de reuniões; sala de atendimento individual – reforço, e elevador. Para o pavimento superior estão projetados três berçários; duas salas de aula que podem ser usadas como berçários; sala de professores; lactário; vestiários de funcionários; triagem de alimentos; despensa; cozinha; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários públicos acessíveis e solários. Construtora FCBA.
A Creche do Jardim Paulistano fica na rua Itaquera e terá 1.419,87m² de construção, com quatro berçários e mais quatro salas de aula com banheiro que também poderão ser revertidas em berçário. As instalações contarão com cozinha; triagem; despensa; refeitório; área de serviços; rouparia; copa; vestiários; lactário e sanitários acessíveis. A parte administrativa terá secretaria; salas de coordenação, de professores e de reuniões e arquivo. O prédio terá pátio coberto; pátio descoberto; solário; estacionamento e casa de zeladoria.
A Creche do Campo Bonito integra o projeto habitacional e receberá os alunos 140 alunos a partir do dia 20. Oferecerá oito salas, sendo duas de creche I para crianças até 1 ano de idade, com área de repouso, fraldário e de alimentação; duas salas para creche II, para crianças de 1 a 2 anos, também com área de repouso e sanitários; duas salas para creche III, que atenderá crianças de 2 a 4 anos, com área de repouso; e duas salas para pré-escola, que atenderá crianças entre 4 e 6 anos. A unidade ainda contará com sala múltiplo uso; sanitários; vestiários de funcionários; cozinha; copa; lactário; área de serviços; rouparia; lavanderia; secretaria; diretoria; sala de professores; recepção; almoxarifado; sanitários; pátio coberto; pátio descoberto; playground; solário e estacionamento. O prédio totaliza 991,05 metros quadrados de construção.
A Creche do Mato Dentro ficará no antigo prédio da usina de Leite e está com licitação aberta para início de obras neste ano. O local receberá 105 alunos e irá atender crianças do Veredas da Conquista e desafogar as unidades do Residencial Parque Indaiá.
ADEQUAÇÃO DE HORÁRIOS
As Creches foram incorporadas à Educação, conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996). Portanto a Creche é uma modalidade da Educação Infantil que atende de 0 a 5 anos. Sendo assim, cabe aos Sistemas de Ensino normatizar o atendimento, adequando-o às novas diretrizes. Desde 1998 as Creches Municipais de Indaiatuba vêm passando por mudanças para se enquadrarem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para regulamentação do atendimento é necessário, entre algumas normatizações, o estabelecimento de Calendário Escolar, com dias de atendimento e agendamento de férias para as crianças e professores, assim como o horário de entrada e saída.
A alteração do horário das Unidades em 2016 com entrada às 7h ou 8h e saída às 16h ou 17h, atende ao disposto na legislação citada e este horário já é ofertado em Indaiatuba para a população da Educação Infantil, na modalidade Pré-escola.
A Secretaria de Educação ressalta que é importante o entendimento de que a Creche não tem mais o caráter social de atender às necessidades das famílias menos favorecidas, como era anteriormente à referida Lei. A Creche é Educação, é Escola e por isso ‘Direito de Todos’, independentemente dos pais trabalharem ou não. É direito das crianças! As normatizações são necessárias para melhorar o atendimento da população nesta faixa etária.
As famílias que tiverem comprovadamente dificuldades com a mudança no horário, devem procurar o gestor da Unidade Escolar onde os filhos estiverem matriculados e juntos definirem um período para adequação às mudanças. Nenhuma criança deixará de ser atendida ou terá o atendimento prejudicado em virtude do horário proposto. Através do diálogo entre os pais ou responsáveis e a escola, serão feitas as adequações necessárias.