Prefeitura emite ordem de serviços para construção do primeiro elevado de Indaiatuba

14/1/2016 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Obras e Vias Públicas emitiu a Ordem de Serviços para a construção do elevado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita, no cruzamento com a avenida Manoel Ruz Peres, no Jardim Hubert. A montagem do canteiro de obras deve ser iniciada nesta semana, com a interdição parcial da avenida no trecho. A obra receberá um investimento de R$5.289.436,22, incluindo o recapeamento das vias do entorno e drenagem e contenção do córrego Barnabé no trecho. O prazo contratual para a conclusão dos serviços é de 12 meses.

Para a obra a Prefeitura conta um financiamento do Governo Federal por meio do Programa Pró-Transporte, com recursos do PAC II (Programa de Aceleração da Economia). O convênio foi assinado pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) em 2014, mas a Prefeitura aguardava a análise da documentação e projeto para a liberação do financiamento por meio da Caixa Econômica, o que só ocorreu no final de dezembro de 2015.

Conforme explicou o prefeito na ocasião da assinatura do convênio, a proposta do elevado é facilitar o fluxo de veículos na confluência das avenidas Fábio Roberto Barnabé e Ruz Perez, eliminando o semáforo. “A cidade está crescendo para aquele lado e o volume de veículos é cada vez maior, principalmente agora, com as novas moradias populares entregues no Parque Campo Bonito”, conclui.

Pelo projeto elaborado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas, o elevado terá duas faixas de rolamento posicionadas à esquerda da Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, com passagem livre para quem segue no sentido da avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol. As outras duas faixas de rolamento paralelas ao elevado darão acesso, à esquerda, ao retorno para a Marginal Esquerda do Parque ou à rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. e, à direita, à avenida Manoel Ruz Perez, à rua Laura Tachinardi Maria Netto ou à rua João Giaquinito, nos jardins Colonial e Hubert.

O viaduto terá 385,70 metros de extensão, entre acesso e elevado, e será construído utilizando o sistema de terra armada, que não deixa vãos nas laterais da pista. A pavimentação englobará uma área de 2.291,04 m², mais 507,37 m² do acesso. O trecho de terra armada será de 1.428 m², com uma estrutura aérea de 355,67 m².

A área total de recapeamento será de 27.857,3 m², dividida em quatro trechos, sendo o primeiro de 13.466,77 m², na rua Soldado João Carlos de Oliveira Junior; o segundo de 3.962,50 m² na rua João Giaquinto; o terceiro de 5.370,08 m² e o quarto trecho, de 5.057,95 m², estão na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé.

Nos próximos dias a Construtora Cappellano, vencedora da licitação para a construção do elevado, iniciará a sinalização de segurança para veículos e pedestres e o isolamento e proteção com tapume em todo perímetro. Os trabalhos devem ser iniciados pelo recapeamento da rua João Giaquinto, no Hubert.

Compartilhe no Whatsapp