da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Indaiatuba (Compda), ligado à Secretaria Municipal e Urbanismo e do Meio Ambiente, realizou no dia 11 de janeiro, na sala de reunião SAAE, Centro, a primeira reunião ordinária de 2016. A reunião foi conduzida pelo presidente do Compda, Carlos Roberto Beggo e tratou de assuntos pendentes e também foram discutidos os itens da pauta como: castração, palestras e maus tratos a animais.
O diretor do CCZ Indaiatuba em membro do Compda, Adriano Mayoral, informou sobre a grande procura pelo programa de castração, pelos contemplados dos condomínios do Campo Bonito. O que demonstra os bons resultados das palestras realizadas pelo Compda, durante as reuniões sociais da Secretaria de Habitação na Prefeitura para os futuros moradores dos 2048 apartamentos do Campo Bonito. Adriano Mayoral também informou que levaria as fichas de castração na 5ª Caminhada contra os Maus Tratos aos Animais, realizada dia 17.
O vereador João de Souza Neto (Januba) presente na reunião, apresentou uma proposta para que seja criado um crematório de animais em Indaiatuba, que seria um grande serviço para o meio ambiente.
A conselheira Vera Lucia Priesnitz Segretti, entrará em contato com a coordenação da escola SESI de Indaiatuba, para que seja agendado uma data para realização da palestra para os alunos, sobre maus tratos aos animais.
Também foi sugerido por todos, que o Conselho faça um trabalho sobre conscientização da importância dos donos recolherem as fezes dos animais, durantes as caminhadas pelas vias públicas.
Adriano Mayoral também sugeriu que se faça um levantamento, sobre as leis municipais existentes e que são pertinentes aos animais e meio ambiente, para corrigir possíveis falhas. Também verificar de quem é a responsabilidade de fiscalização e até solicitar algumas alterações nas mesmas.
O presidente Carlos Roberto Beggo, informou sobre o caso de maus tratos praticado por um morador de um condomínio da cidade, que atirou com arma de fogo em três cachorros. Dois morreram e o caso foi encaminhado para a APRAI, que juntamente com o Sr. Ricardo da Ong “Cães para Adoção”.
A próxima reunião do Compda deverá ocorrer dia 15 de fevereiro no SAAE da Vila Avaí. Estarão em pauta os seguintes assuntos: A 5ª Caminhada contra maus tratos aos animais. Andamento do senso sobre quantidade de animais na cidade (Januba). Andamento do Projeto da construção de um Crematório para Animais (Januba). Palestra para os alunos do SESI sobre maus tratos a animais (Beggo). Andamento do trabalho de conscientização dos proprietários, sobre recolhimento das fezes dos animais, nos momentos de caminhadas em vias públicas. Situação sobre o levantamento das leis existentes na cidade sobre animais e meio ambiente (Adriano).