da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) realizou no dia 27, no auditório do Paço Municipal, a entrega de Tablets (são os dispositivos intermediários entre os computadores e os smartphones) para 94 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam nos polos de PSF e nas UBS que trabalham com equipes de Saúde da Família. Os aparelhos serão usados pelos profissionais para captação das informações das famílias durante as visitas e a inserção no sistema de saúde. Foram adquiridos 108 equipamentos, totalizando um investimento de R$ 63.720,00, verba municipal.
O prefeito Reinaldo Nogueira ressaltou que acompanha o trabalho dos agentes durante suas visitas à obras ou quando vai até as Unidades. “Sabemos que o Tablet permitirá ao profissional ganhar mais eficiência na gestão do seu trabalho, não precisará captar as informações por escrito e depois ter que digitar na Unidade. É bom saber que as pessoas aceitam a inovação e a tecnologia e buscam novos conhecimentos”.
Reinaldo destacou que a Saúde vai digitalizar todos os prontuários de pacientes das Unidades, com isso haverá cruzamento de dados e vai trazer economia e eficiência. “Vamos começar por duas Unidades: a UBS VII e a Itamaracá. As vezes o paciente passa por consulta e o médico solicita um determinado exame. Há exames que tem validade de seis meses e não haveria necessidade de fazer novamente. Ou há aquelas pessoas que mudaram ou já morreram. Com a digitalização temos como fazer o cruzamento dos dados”.
O secretário de Saúde, José Roberto Stefani, declarou que graças ao interesse do prefeito Reinaldo Nogueira, que como gestor sabe da utilidade de dispositivos eletrônicos, que possibilitam melhorar a qualidade do trabalho dos Agentes de Saúde. “Vamos usar a tecnologia em favor da saúde. Sabemos a grande transformação que vem ocorrendo na Atenção Básica e o dispositivo servirá como instrumento para melhorar os processos de trabalho”. Ele agradeceu a todos os agentes pelo empenho e destacou que este trabalho é fundamental para a integração da saúde.
A compra do dispositivo faz parte do projeto de informatização da rede de saúde do município. As informações inseridas nos Tablets permitirão mais qualidade no momento da coleta de dados e menos erros. Mais de 90% das Unidades de Saúde são cobertas por fibra ótica. “O trabalho de criação dos programas é de responsabilidade do Depin, que desenvolve um trabalho de excelência na área de TI”, informou.
Os Agentes Comunitários de Saúde: João de Carvalho de Souza Júnior, Luiza de Souza Tito, Maria Aparecida Becari Correa e Adriana Aparecida Simões Soares representaram a equipe e receberam os Tablets das mãos do prefeito Reinaldo Nogueira.
Após a entrega dos dispositivos, os Agentes Comunitários de Saúde participaram de curso promovido pelo especialista em TI do Depin (Departamento de Informática), Diego Queiros, responsável pela criação do software utilizado pela Secretaria de Saúde. Os Tablets adquiridos pela Secretaria de Saúde possuem GPS com localizador antifurto.
Estavam presentes o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Agua e Esgotos) Nilson Alcides Gaspar e o Conselheiro Nacional e presidente do Conselho Municipal de Saúde Luiz Medeiros.