Reinaldo Nogueira inaugura Ambulatório de Moléstias Infecciosas

29/1/2016 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) inaugurou na quinta-feira, dia 28, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas, localizado no Hospital Dia DR. Renato Riggio Júnior. A Prefeitura investiu R$ 269 mil na construção do anexo, que receberá o SAE (Serviços de Atenção Especial) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde. O ambulatório atende pacientes de HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase, entre outras. O novo espaço permite aos pacientes que procuram atendimento, um acolhimento diferenciado e sigiloso, com uma recepção exclusiva. A ampliação totalizou 97,50m² de área, divididos em quatro novos consultórios, sendo um de pré-consulta, recepção; sala de espera; sanitários acessíveis; sala de coleta; sala de coordenação; sala de medicação; copa e arquivo.

Reinaldo lembrou quando o local era um prédio abandonado. “Quando assumi a Prefeitura em 1997, aqui era um esqueleto de um Hospital e afirmei aqui será um hospital. Como gestor procuro criar espaços e serviços para atender bem a nossa população e sempre pensando no que eu gostaria para a minha família. Quero que a pessoa tenha o melhor acolhimento possível e também o seu problema resolvido”.

O prefeito declarou que pretende estender o atendimento do Hospital Dia (HD) também para o período noturno, mas para isso está sendo feito um estudo de viabilidade. “Quantos municípios tem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e não conseguem tocar, devido à falta de recursos para o custeio. Queremos que nossa população seja confortada e tenha um atendimento correto”.

O secretário de Saúde, Jose Roberto Stefani, destacou que o prefeito é o responsável por todas as mudanças positivas na área da saúde. “Como bom gestor consegue fazer as mudanças necessárias sempre pensando no bem estar da população. Era uma área ociosa do Hospital Dia e foi construído um espaço com salas maiores, mais adequadas para o atendimento com mais privacidade. Seguindo a normativa da Secretaria de Estado da Saúde”.

O vereador Hélio Ribeiro destacou que quando os pacientes chegavam no Hospital Dia e receosos perguntavam onde era a sala 41. “Hoje não, a entrada do serviço é separada e quem busca atendimento tem sua privacidade garantida. Parabéns ao prefeito pelas ações e obras, sempre realizando algo melhor para a população”.

O SAE permite que o paciente faça os exames DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e recebam o resultado em apenas meia hora. Caso seja positivo para algumas das doenças é feito todo o processo de aconselhamento e de forma sigilosa. O teste é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde, é utilizado, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.

Também estavam presentes na inauguração, o vice prefeito Antônio Carlos Pinheiro, o superintendente do SAAE Nilson Alcides Gaspar; o vereador Massao Kanesaki a enfermeira e coordenadora do Ambulatório de MI, Pâmela Tobaldini dos Santos.

O ambulatório de MI tem cadastrados até dezembro de 2015, 777 pacientes, e atende em consultas 150 pacientes/mês. São feitos cerca de 100 testes rápidos por mês para HIV/Aids, 50 testes de tisiologia, 10 de hanseníase e 150 entregas de medicação para pacientes cadastrados.

O telefone para informações é 19-3825-6440, está localizado no Hospital Dia DR. Renato Riggio Júnior, na Av. Visconde de Indaiatuba, S/Nº, Indaiatuba.

Compartilhe no Whatsapp