da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 confirmou nesta quarta, dia 24, em evento realizado no Rio de Janeiro a rota do Revezamento da Tocha Olímpica, que passará por Indaiatuba no dia 21 de julho em percurso e horário ainda a confirmar. No total, o símbolo maior dos Jogos Olímpicos percorrerá 329 cidades de todo o país em 95 dias, alcançando cerca de 90% da população em todos os 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal. A tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica acontece na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, no dia 21 de abril. A rota iniciará em Brasília no dia 3 de maio e encerrará em 5 de agosto no Rio de Janeiro, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na abertura da competição, no Estádio do Maracanã. Também já foram divulgados os primeiros condutores selecionados para integrar a rota. No total, serão cerca de 12.000 participantes, escolhidos pelo Comitê Organizador e pelos patrocinadores oficiais Coca-Cola, Nissan e Bradesco, cujos nomes deverão ser confirmados nos próximos meses. Após passar pelo município no dia 21, a Tocha segue na mesma data para Itu, Jundiaí e Osasco.
“É uma grande honra para nós termos sido escolhidos para compor este grupo restrito de cidades no país que receberão o símbolo máximo dos Jogos Olímpicos, será um dia histórico para o orgulho de toda a população de Indaiatuba, que terá esta oportunidade única de ver de perto a Tocha Olímpica”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Tenho certeza de que o trabalho sério que fazemos aqui no esporte, com a gestão comprometida do prefeito Reinaldo Nogueira e as parcerias de sucesso com o Governo Federal e que ajudaram a trazer para nosso município uma estrutura que está entre as melhores do país, inclusive agora com um velódromo oficial, contribuíram decisivamente para que estivéssemos entre os escolhidos”, completa Panzetti.
Condutores já confirmados pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016
- a judoca Erika Miranda, representando todos os atletas brasileiros, foi o primeiro nome apresentado pelo Comitê Rio 2016;
- a ex-ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei e bicampeã Olímpica Fabiana, o jovem arqueiro indígena Gustavo dos Santos, o cantor Di Ferrero e o youtuber Lucas Rangel convidados da Coca-Cola;
- o nadador paralímpico Clodoaldo Silva, a velejadora Isabel Swan, o paracanoísta Caio Ribeiro, a medalhista olímpica Adriana Behar e o ultramaratonista Weimar Pettengill, escolhidos pela Nissan.
- o instagramer Pedro Henrique, o músico e pedagogo paulistano Paul Lafontaine, a diretora de uma equipe de pessoas com deficiência Tereza Elina de Castro, o medalhista olímpico Gustavo Borges e a ex-tenista Maria Esther Bueno, indicados pelo Bradesco.