Capacitação reúne profissionais que trabalham com combustíveis e inflamáveis

18/4/2016 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Alterado dia 15/11/2016- às9h28 -A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerra hoje, dia 14, no Centro de Convenções Aydil Bonachella, o treinamento para proprietários e profissionais de postos de combustíveis, sobre a NR20 (Norma Regulamentadora 20), que determina sobre a segurança e saúde de profissionais que trabalham com inflamáveis e combustíveis. O treinamento ocorre em dois períodos, com turmas diferentes de manhã e tarde. O evento é promovido pelos departamentos de Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e do Cerest.

Durante a abertura, Reinaldo Nogueira destacou a importância de capacitar os profissionais que atuam com combustíveis e também alertar os empresários para seguir todas a determinações para evitar danos à saúde do consumidor e também dos seus funcionários. O prefeito também ressaltou que investir em capacitação, garante uma cidade mais saudável e uma população mais educada e com mudanças de comportamento, evita problemas e também doenças.

Stefani destacou que Indaiatuba procura seguir as normas e regras determinadas pelo Ministério da Saúde e de desde 2011, a Vigilância em Saúde e Cerest, desenvolvem ações preventivas com os postos. “Fazemos vistorias em postos conforme determina o Ministério da Saúde, a questão de EPI (Equipamentos de proteção Individual, higiene, projeto Benzeno). Visamos a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao Benzeno (produto químico obtido durante o processo de refino de petróleo para obtenção da gasolina), e que pode causar câncer, quando há exposição constante e prolongada sem os devidos cuidados” 

Também fez uso da palavra o vice-presidente da Recap - (Campinas e Região) Edmilson Martins.

Logo após, a abertura no dia 11 de abril, houve a reunião com representantes e proprietários dos 42 postos de combustíveis. As palestras foram ministradas respectivamente pelo diretor da Recap Anísio Abdeonor e pelo vice-presidente Edmilson Martins.

Os representantes da Recap (Sindicato de Comércio Varejistas de Derivados de Petróleo de Campinas e Região), abordaram o que determina a norma, e as pessoas trabalham em instalações de processo ou processamento de líquidos inflamáveis deve realizar capacitação de acordo NR 20 e assim aptos e regularizados para exercer suas atividades profissionais dentro do lei. Explicaram aos empresários, que todas as ações na área são voltadas à formulação e implementação de políticas de proteção à saúde, visando à redução e eliminação do adoecimento e morte resultantes das condições, dos processos e dos ambientes de trabalho, bem como o aprimoramento da assistência à saúde dos trabalhadores.

A capacitação da NR 20 foi organizada pela equipe Vigilância Sanitária de Indaiatuba, Engenheiro Ambiental Lucas Simoni Silva e da diretora da Vigilância Ambiental em Saúde, Silvana Chaud Sproesser.

Indaiatuba tem 42 postos de combustíveis funcionando e 30 são associados a Recap é obrigatório os responsáveis ou proprietários de postos enviar dois funcionários, sendo um por período.

CONTEÚDO

A capacitação prevista na NR-20 deve ser realizada a cargo e custo do empregador e durante o expediente normal da empresa e foi dividida em níveis, sendo eles: integração, básico, intermediário, avançado I, avançado II e específico, de acordo com as funções que os colaboradores exerçam nas instalações. É certo que todos os trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III mesmo que não adentrem na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis devem receber informações sobre os perigos, riscos e sobre procedimentos para situações de emergências.

Nos dia 12, 13,14/04- Inicio do treinamento da NR20 para os frentistas dos postos de combustíveis

Com duas turmas: 35 profissionais de manhã e 32 à tarde, que estão sendo treinados (dois frentistas por posto de combustível).

São 13 módulos estudados que abordam: Introdução; características das instalações; controle de coletivos individuais; fontes de ignição e controle; planos de emergência; características operacionais de postos de serviços; sistema de proteção e prevenção contra incêndio; estudo da NR 20; analise preliminar de perigos e riscos: conceitos e exercícios práticos; sistema de permissão de trabalho – SPT; combate à incêndios e procedimento de emergência.

Compartilhe no Whatsapp