da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Na segunda-feira, dia 25, três representantes do município de Campinas estiveram em Indaiatuba para conhecer o Laboratório Municipal, instalações, aparelhos, fluxos de trabalho e os processos de Tecnologia da Informação, funcionamento e foram recepcionados pela coordenadora da unidade Ana Claudia Cavali. Estiveram em Indaiatuba, o médico e coordenador do Laboratório Municipal de Campinas Fábio Tambascia, os representantes da IMA (Informática de municípios Associados) a coordenadora de Sistemas Edna Ribeiro e o Analista de Sistemas e Líder de Projetos Marcelo José Castilho de Oliveira.
Ana Claudia explicou como é feito todo o trabalho na unidade, escala de trabalho de funcionários, férias. “Nossa equipe trabalha de maneira integrada, se houver um problema de saúde, sempre haverá pessoal capacitado para realizar o trabalho. Realizamos reuniões periódicas e registramos em Ata. Os processos não ficam e nem podem ficar parados. São muitos e diversos exames, vários tipos de materiais biológicos, e o paciente não pode esperar”.
Ana Claudia explicou que atualmente faz a coleta de 100 a 150 pacientes por dia no Hospital Dia e de 150 a 200 coletas na Central de Coleta do Jardim Morada do Sol. “Todas as amostras são analisadas no Laboratório Municipal”.
Informou que o Software Matrix de gerenciamento responsável pelos dados dos exames laboratoriais da rede básica de saúde de Indaiatuba. Também explicou que trabalha em parceria com o Departamento de Informática da Prefeitura e ambos são gestores de TI. “Sempre entramos em consenso e qual a melhor maneira para fazer os acessos e liberações. Estou aguardando uma nova ferramenta de gestão, que permitirá melhorar o trabalho no Laboratório. Hoje por exemplo, a funcionária que faz o controle de materiais, o faz manualmente e com esta ferramenta eu terei o controle de quanto material foi utilizado e quanto eu preciso solicitar para repor o estoque”. Também explicou que deverá em breve receber a capacitação desta ferramenta de TI e fez um convite aos representantes de Campinas para participarem do treinamento.
O Laboratório Municipal de Campinas, funciona no Complexo Hospitalar Ouro Verde, é o maior da América Latina e realiza 420 mil exames por mês.