da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, imunizou no sábado, dia 30, 16.419 pessoas, durante a campanha nacional de imunização contra a Influenza (gripe) entre idosos, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde. A Secretaria de Saúde atendeu a população em três supermercados: São Vicente Morada do Sol, Sumerbol da Kennedy Pague Menos; Creche do Campo Bonito Unidades de Saúde, e pólos de PFS. Os dados são parciais da campanha no sábado (30) até às 14h.
A abertura oficial da campanha aconteceu às 8h, na UBS 9, e contou com as presenças do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e do secretário de Saúde José Roberto.
Devido a quantidade recebida do Governo do Estado, a Secretaria de Saúde explicou que no sábado, dia 30, teve problemas com abastecimento em alguns postos volante e fez remanejamentos. Depois quando não havia mais doses para a reposição, as equipe permaneceram nos postos para orientar a população. A Secretaria de Estado da Saúde liberou mais 9.000 doses no sábado e que chegaram no município por volta das 18h.
Foram vacinados 16.419, sendo 6.020 crianças, 435 trabalhadores de saúde que trabalham em pronto atendimento público e privado, 660 gestantes, 140 puérperas, 9.164 idosos maiores de 60 anos
No dia 9 de maio, começará a segunda etapa para vacinar pessoas com comorbidades (crônicos) e outros profissionais de saúde.
A Saúde mais uma vez alertou que o primeiro passo para evitar a gripe é a prevenção. Além da vacina, é importante ter uma dieta bastante saudável, deixar os ambientes arejados, lavar as mãos com agua e sabão, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e não sair de casa se estiver doente. Se tiver sintomas de gripe guarde uma distância de pelo menos, um metro, quando falar com outra pessoas. Evite cumprimentar com abraços, beijos e apertos, beijos ou mão. É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe. A preocupação maior é a, que tem levado as pessoas a óbito. Os sintomas são: falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de pressão.
A Secretaria de Saúde alerta se tiver os sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave procure o seu médico ou a unidade de saúde ou hospital mais próximo.
Casos de H1N1
H1N1- 26 casos notificados
1 caso descartado
1 positivo de H1N1 de Itu
1 óbito confirmado H1N1 - masculino 81 anos
1 óbito aguardando resultado - feminino 57 anos - residente de Salto - óbito dia 22/04
7 casos positivos de laboratório particular restante aguardando o resultado.