da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Fundação Pró-Memória realizou na última sexta-feira, dia 29, a audição final do 15º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista (confira abaixo a classificação). O evento foi apresentado pelo produtor e apresentador do Programa Chorinho Brasil na Rede Boa Nova de Rádio, João Tomás do Amaral. A abertura contou com a participação do “Quarteto de Cordas Guarani”. Trata-se de um dos corpos estáveis mantidos pela Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba. O quarteto é formado pelos violinistas Felipe Oliveira e David França, o violista Tiago Vieira e o violoncelista Sergio Ribeiro.
O show de encerramento foi com o vencedor da última edição do prêmio, o clarinetista Luis Gustavo de Barros Ananias, de Piracicaba. “Gustavo Ananias Quarteto” é formado pelos músicos Gustavo, Rafael Barros, André Grella e Maicon Araki.
Voltado à música popular brasileira, o prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. “Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido e divulgado”, comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo de Nóbrega de Jesus.
NABOR PIRES DE CAMARGO
O artista era apaixonado pela música. Começou a estudar clarinete ainda na infância e logo foi admitido como clarinetista da banda infanto-juvenil regida pelo maestro José Lopes dos Reis, o "Dunga”. Aprofundou os estudos no Conservatório Dramático-Musical de São Paulo. Atuou em muitas bandas e orquestras como a Orquestra Sinfônica da Rádio Tupi e a Orquestra Sinfônica Musical de São Paulo. Em 1929 compôs o Hino Indaiatubano, oficializado em 1974. Foi escolhido "Melhor Clarinetista de 1930", prêmio concedido pela Gazeta Esportiva. Foi o primeiro ganhador da Medalha "João Tibiriçá Piratininga", honraria concedida a partir de 1984 aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município de Indaiatuba.
Clas. Nome Instrumento Cidade
1º- ANDRÉ FAJERSTAJN DE ALMEIDA CLARINETE SÃO PAULO SP
2º- GABRIEL JOSÉ MELIM SCHWARTZ FLAUTA TRANSVERSAL CURITIBA PR
3º- WANESSA NUNES DOURADO VIOLINO SÃO PAULO SP
4º- DANIEL DOS SANTOS SANTANA VIOLÃO SALVADOR BA
5º- MAKIKO YONEDA PIANO SÃO PAULO SP