da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria de Educação reuniu no início do mês cerca de 30 profissionais da equipe de Orientação Pedagógica da Rede Municipal para dar mais um passo no desenvolvimento das etapas o Programa MPT nas Escolas, para apresentar e traçar o plano de trabalho nas escolas envolvidas. O encontro aconteceu na Escola Ambiental Bosque do Saber.
O Programa, que é um acordo de participação entre o Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho 15ª Região e a Secretaria Municipal de Educação, consiste em um conjunto de ações de conscientização, prevenção e sensibilização na comunidade escolar e na sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao adolescente trabalhador, contará também com a parceria do PETI Indaiatuba – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Dentre os temas abordados na reunião, o diálogo deu ênfase aos prejuízos do trabalho infantil para a educação: evasão e baixo rendimento escolar; para a saúde da criança: deformações, amputações, consequências psíquicas - pressão do mundo competitivo do trabalho. Também foi debatida a importância da proficiência dos profissionais da educação em identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho, e na aceitação do trabalho precoce por parte da sociedade através de mitos quanto ao trabalho infantil.
Na ocasião, esteve presente a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, participando das atividades de planejamento do trabalho que será desenvolvido em cinco Escolas Municipais de Educação Básica: EMEB Prof. Antonio Luiz Balaminuti, EMEB Doardo Borsari, EMEB Resid. Parque Campo Bonito, EMEB Prefª. Sylvia T. Camargo Sannazzaro e EMEB Prof. Wladimir Olivier, abrangendo um total de 38 educadores e 368 alunos.