Projeto de educação alimentar do cresans forma 130 participantes

12/7/2016 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), vinculado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social, realizou na quinta-feira, dia 7, a entrega de 130 Certificados de Conclusão de Curso aos formandos do Projeto Educação Alimentar (PEA). O projeto visa a reeducação alimentar através das orientações nutricionais visando à mudança de hábitos alimentares errôneos, através de técnicas dietéticas empregadas na forma de preparo dos alimentos convencionais, consumidos diariamente pelos atendidos e familiares

Os participantes do (PEA) receberam durante 4 meses, aulas semanais onde houve Atendimento Nutricional com avaliação física, exames bioquímicos e elaboração de plano alimentar, assim como, e aulas em Grupo na Cozinha Experimental com o auxílio da culinarista. Ainda foram acompanhados do Serviço Social e encaminhados para a rede de serviços e fornecimento de cesta básica mensal para os participantes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pela Equipe Técnica.

Os resultados adquiridos foram: Redução do peso, assim como ganho de peso na desnutrição, tratamento nutricional no câncer, redução nas taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, melhora na dermatite atópica, esteatose hepática, além do combate ao desperdício de alimentos e estímulo a um processo constante de aprendizagem sobre a alimentação adequada e saudável, qualidade de vida, elevação da autoestima, fornecimento de vínculos comunitários e alternativas de geração de renda.

Na ocasião o prefeito em exercício de Indaiatuba, Dr. Antônio Carlos Pinheiro (PTB) disse. “Agradeço toda equipe que trabalhou neste projeto. Cumprimento os formandos e transmito um abraço carinhoso a todos vocês. Hoje estamos comemorando a saúde e estamos atentos com essa área em Indaiatuba, uma das obras da cidade é a ampliação do hospital HAOC que terá mais de 180 leitos disponíveis após a conclusão da obra. Quero parabenizar a vocês formandos pela perseverança em concluir o curso e conquistar esse certificado”, disse Pinheiro.

O secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, destacou. “A cada seis meses é feita a formatura do Cresans que a cada etapa aumenta os participantes, agora vocês se tornaram multiplicadores desses conhecimentos que estão ligados a qualidade do alimento e a saúde das pessoas. Quero parabenizar vocês que conseguiram concluir o curso e isso é importante para nós”, comentou.

A diretora do Cresans Viviane Barnabé agradeceu a administração municipal pelo empenho no projeto de Educação Alimentar e agradeceu toda equipe de trabalho que colaborou para atender a população e colocar em prática o projeto que já beneficiou cerca de 1.200 pessoas em Indaiatuba.

A próxima turma terá início em agosto e para mais informações sobre como participar do curso, ligue 3834-4104 e 3834-4129.

Compartilhe no Whatsapp