da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A situação das águas na região foi a principal discussão do encontro do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) realizada quarta-feira (23), no município de Santa Bárbara d’Oeste. Promotores do Gaema (Grupo de Atuação de Defesa do Meio Ambiente) participaram do encontro. Na reunião foi criada uma Câmara Técnica Especial, com a participação dos agentes ambientais, para discutir questões como construção de reservatórios, captação de água e abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.
Falaram sobre o assunto os promotores do Gaema de Piracicaba, Ivan Carneiro, e de Campinas, Geraldo Cabañas, além do gerente da Cesteb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Americana, José Ferreira Assis, da assessora técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Laura Estela Perez, e da gerente de Integração e Desenvolvimento Tecnológico da Sanasa de Campinas, Adriana Isenburg.
A ação conjunta com o Ministério Público tem como objetivo buscar soluções para recuperação das águas da represa Salto Grande e melhorar o saneamento básico na região da Bacia Hidrográfica do Rio Atibaia, que engloba 18 municípios, sendo nove da RMC.
O saneamento básico e a sustentabilidade hídrica é uma das prioridades dentro do Plano de Desenvolvimento Metropolitano (PDUI) que está em desenvolvimento pela Agemcamp e Conselho de Desenvolvimento.
Os conselheiros também assistiram à apresentação do "Plano de Ação Emergencial para Inundações do Sistema Cantareira", pelo Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Casa Militar. O Plano visa estabelecer ações a serem executadas em caso de situação de emergência.
A reunião do Conselho foi presidida pelo vice-presidente e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e contou com a participação de 13 municípios.