Secretaria municipal de educação faz o balanço das atividades de 2016

28/12/2016 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria Municipal de Educação contabiliza as atividades realizadas em 2016 e faz uma retrospectiva das principais ações dentro da atual gestão (2013-2016). Para este ano o destaque foi a divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015 de 7.0, com esse índice Indaiatuba ultrapassou a meta que era de 6.5 e alcançou um dos maiores Idebs da RMC (Região Metropolitana de Campinas) ficando acima da média nacional, que nos anos iniciais no Ensino Fundamental Municipal ficou com 5.3. O Estado de São Paulo ficou com 6.4 na mesma categoria. Outro destaque foi a formação de professores, esse ano a Secretaria de Educação investiu em nomes de peso para as capacitações como o palestrante Leandro Karnal e Sérgio Cortella.

“Foi com grande satisfação que alcançamos este ano o Ideb com referência 2015 de 7.0 esse resultado foi possível com a dedicação e esforço de todos os envolvidos nesse trabalho. O índice alcançado por nosso município está próximo ao projetado para o país até 2021. Por isso sabemos que estamos na direção certa e muito avançados em comparação com o Brasil e com o Estado de São Paulo. Durante todo o ano letivo vigente também investimos muito na capacitação dos nossos docentes, pois acreditamos que o ensino de qualidade começa com professores envolvidos com a educação e com atualizações de conhecimento e pensando nisso oferecemos diversos treinamentos no decorrer do ano, por meio do Núcleo de Formação Continuada”, detalha a secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti.

 

Em quatro anos a Secretaria Municipal ampliou 2.925 vagas em toda Rede Municipal e na virada do ano de 2015 para 2016 zerou a lista de espera para vagas em creches, ampliando somente nesse setor 582 vagas. A Prefeitura contratou durante esses quatro anos 333 docentes.

 

2013

 

O destaque daquele ano foi para o setor de tecnologia educacional que ampliou as aquisições e deu continuidade à modernização da educação de Indaiatuba. No ano de 2013 iniciou o desenvolvimento de atividades virtuais complementares de todas as disciplinas da grade curricular, de acordo com o material didático ‘Conviver e Aprender’ da Rede Municipal, visando melhor rendimento do aluno nos anos seguintes. Essas atividades são utilizadas durante a aula com recursos tecnológicos diversificados, como a lousa digital, laboratório de informática e notebooks escolares. Para potencializar o aprendizado global do aluno, este terá a oportunidade de acessar tais atividades em qualquer ambiente fora da escola.

 

A partir daquele ano foram disponibilizados no Portal da Educação todos os livros virtuais desenvolvidos pelos professores da rede municipal de ensino. Para que isso fosse possível, foi necessário o mapeamento e adequação de aproximadamente 400 livros virtuais. O portal da educação foi ampliado com diversas informações gerais relacionadas à Secretaria Municipal de Educação e outras informações correspondentes a segmentos educacionais. Diversas ações pedagógicas foram apresentadas pelas unidades escolares e semanalmente as informações são atualizadas.

 

As capacitações desenvolvidas no decorrer daquele ano foram aplicadas a professores coordenadores no recurso tecnológico lousa digital. Para complementar as estruturações previstas e continuar os procedimentos de estruturação da Rede Municipal de Ensino, foram adquiridos 60 pontos de acesso remoto, complementando a estrutura física e lógica. Foi disponibilizado rede sem fio em todas as unidades escolares, permitiu que os professores acessassem a internet em local apropriado e com rede segura. Portanto o recebimento dos notebooks por parte dos professores foi contemplado, com permissão de acesso em todas as unidades escolares de ensino onde frequentavam. Foi entregue um notebook para cada professor da Rede Municipal de Ensino.

 

Os sistemas de gestão evoluíram e foi disponibilizado e implantado no Saber, o Módulo de Manutenção Predial. Este módulo consisti em oportunizar atendimento de forma sequencial e organizada. Desta forma, há agilidade nas prioridades minimizando as intercorrências nos chamados efetuados por toda Rede Municipal de Ensino. Também foram iniciados em 2013 os testes e implantação do módulo de Suporte Técnico de Informática, Frequência Online, Gerenciamento de Alunos com comunicação online com a Prodesp e levantamento de requisitos para desenvolvimento do módulo de boletim escolar online, que atualmente já funcionam plenamente.

 

Uma novidade que foi concretizada em 2013 foi a Mesa Educacional TOQ. Com tecnologia de vanguarda, a Mesa Educacional TOQ permite que os alunos manipulem conteúdos educacionais digitais por meio de uma tela horizontal sensível ao toque, que torna o processo de aprendizagem colaborativo e intuitivo.

 

2014

 

O destaque para aquele ano foi o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013 que foi divulgado pelo Inep em setembro. Indaiatuba alcançou a meta de 6.3 e ficou bem acima da média nacional, que nos anos iniciais no Ensino Fundamental Municipal ficou com 4.9. O Estado de São Paulo ficou com 5.7.

 

Outro destaque para a Educação em 2014 foi o trabalho realizado pelo Programa Viver junto aos alunos dos 5ºs anos. O Viver é desenvolvido em conjunto com algumas Secretarias, especificamente com a Secretaria de Educação, para desenvolver programas de prevenção da creche até o 5º ano do ensino fundamental, ano que as ações são mais específicas e acentuadas. O Viver conta com a participação do Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas) com a utilização de material especifico complementar.

 

Uma das principais ações realizadas naquele ano foi a elaboração do Plano Municipal de Educação. Durante os encontros realizados na construção do PME, foram chamadas para discutir os assuntos da educação, as demais Secretarias do Município e entidades representativas da sociedade participaram da pauta de discussões. A Câmara de Gestão e Financiamento da Educação, contou com a participação ativa de representantes da Secretaria da Fazenda e da área da Secretaria de Educação que controla as verbas do município, destinadas à Educação.

 

2015

 

De acordo com a Secretária, Rita de Cássia Trasferetti, 2015 foi marcado por alguns destaques entre eles está o Plano Municipal de Educação que foi aprovado para nortear as diretrizes e metas educacionais de Indaiatuba por 10 anos. Outros destaques foram: a Lei do Plano de Carreira; a criação do Núcleo de Formação Continuada e a mudança no cardápio das escolas.

 

O plano foi elaborado por meio de nove Câmaras Temáticas, sendo: Educação Infantil; Ensino Fundamental; EJA (Educação para Jovens e Adultos); Educação Especial; Educação Profissional; Tecnologia Educacional; Formação e valorização dos trabalhadores da Educação; Financiamento e Gestão da Educação e Qualidade da Educação – Avaliação. Após a formação do plano o mesmo passou por aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Indaiatuba e virou Lei Municipal. O PME norteia as diretrizes e metas educacionais de Indaiatuba por 10 anos. Em junho de 2015 o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei que instituiu o Plano Nacional de Educação.

 

O NFCI (Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba) foi criado este ano para ser responsável por toda a formação continuada e capacitações dos funcionários lotados na Educação. O departamento visa planejar e executar todas os cursos aplicados.

 

Em 2015 os alunos da Rede Municipal receberam um novo cardápio. Em julho iniciou um novo edital. Os cardápios foram elaborados por nutricionistas.

 

Acompanhe as principais ações de 2016 de acordo com os setores da Secretaria de Educação.

 

2016

 

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

 

A Avaliação Pedagógica orienta e coordena todas as ações desenvolvidas pela Área de Avaliação, promove a disseminação de informações sobre avaliações internas e externas da Educação Básica, acompanha e divulga os programas e ações do Ministério da Educação no âmbito municipal.

 

A Prova Brasil, é uma avaliação desenvolvida pelo Inep/MEC, tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e é aplicada para as turmas dos 5º anos a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Esses testes acontecem a cada dois anos.

 

Nos testes, os estudantes respondem as questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. O resultado desta avaliação mais a taxa de aprovação é utilizado para o cálculo do Ideb. Este ano, Indaiatuba atingiu um Ideb de 7,0 ultrapassando a média nacional que foi de 5,5.

 

A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) é aplicada no mês de novembro para todos os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo principal de avaliar a qualidade, equidade e a eficiência do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.

 

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica realizada pelos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final). Essa avaliação é composta pelos testes de Língua Portuguesa e Matemática, permitindo aos professores e gestores obterem mais informações sobre o processo de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em Matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras. O Teste 2 foi aplicado no mês de dezembro.

 

A Amda (Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno) é uma avaliação externa da Rede Municipal aplicada para todos os anos do Ensino Fundamental, por amostra na Avaliação Diagnóstica da Educação Infantil e para todos os alunos da Etapa II na Avaliação Final. Ela é dividida em “Avaliação Diagnóstica”, que acontece no início do ano e tem por objetivo mapear em que momento da aprendizagem o aluno se encontra, e “Avaliação Final” que acontece nos meses de outubro e novembro e com objetivo de verificar se o aluno atingiu os objetivos propostos para cada ano ou etapa.

 

As disciplinas avaliadas são: Língua Portuguesa e Matemática do 1° ao 5° ano e EJA, Linguagem Oral e Escrita e Matemática para a Educação Infantil/Pré-escola. Os resultados desta avaliação combinados com a taxa de aprovação serão utilizados para o cálculo do IDEMI – Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal de Indaiatuba.

 

Os resultados das avaliações são disponibilizados no Sistema Saber, através de relatórios para todos os professores e gestores das unidades escolares, bem como para a equipe técnica da secretaria, a fim de fornecer indicadores que possam direcionar as práticas pedagógicas.

 

NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

 

O NFCI (Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba), responsável por toda formação continuada e capacitações dos funcionários lotados na Secretaria de Educação, organizou 3.522 horas de formações, ao longo de 2016, entre as quais oficinas, cursos presenciais e a distância, encontros e palestras, entre outros.

 

O ano de formações começou cedo, quando de 04 a 15 de janeiro foram oferecidas 30 horas de formação para docentes e 60 horas de formação para monitores/ADES de creches, todos ingressantes na Rede Municipal, além de 16 horas de curso de Primeiros Socorros, em parceria com a FIEC, a estes últimos.

 

Ao longo do ano, destaque para o Curso Modular EAD – “Educação Especial e Inclusiva – Fundamentos e Práticas”, que proporcionou 105 horas de formação a todos os seus 1101 docentes em efetivo exercício, simultaneamente realizado em horário de trabalho, durante a HAP (Horas de Atividade Pedagógica) de cada professor.

 

Destaque também para as Oficinas Pedagógicas “De Professor para Professor” e “Refletindo a Prática na Creche” ministradas bimestralmente por professores mais experientes e que se propõem a compartilhar a prática. Tais oficinas foram ministradas fora do horário de trabalho, à noite ou aos sábados e contabilizaram 666 horas.

 

A novidade neste ano foram as minis oficinas, oferecidas no período noturno, com temas importantes, contabilizando 44 horas de formação para 271 docentes e não docentes.

 

Dentre as formações oferecidas para um grande público, o Núcleo de Formação organizou a abertura do ano letivo, trazendo Mario Sérgio Cortella e lotando a Sala Acrísio de Camargo, nos períodos matutino e vespertino e Max Hetinger, também lotando a Sala Acrísio com não docentes da Rede Municipal.

 

O II Encontro de Educadores da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba, com o tema “Diversidade: dialogando com nossas diferenças” ofereceu nos dias 20 e 21 de julho, a todos docentes da Rede, além de uma palestra com Leandro Karnal, momentos de conhecer experiências de profissionais de renome estadual, nacional e internacional em 21 oficinas, encerrando com uma palestra motivacional de Rafael Karan.

 

Algumas parcerias foram fundamentais para fortalecer as ações do NFCI, entre elas com a Fundação Lemann e Elos Educacional que ofereceu ao longo do ano um curso de 135 horas de Gestão da Aprendizagem para 24 Professores Gestores e Coordenadores do Ensino Fundamental e 80 horas de Gestão de Redes para os Professores Orientadores Pedagógicos do Núcleo. Outra parceria muito importante foi com a equipe Mathema, que ofereceu aos docentes da Educação Infantil (creche e pré-escola) e seus Professores Coordenadores, 52 horas de formação continuada. Outras parcerias foram: MinLAb – Mente Inovadora, para fortalecimento do trabalho com o raciocínio lógico; JEEP – Jovens Empreendedores em parceria com o Sebrae para as escolas de período integral; Programa Viver, para subsídio e fortalecimento do trabalho de prevenção ao uso de drogas desenvolvido com maior ênfase nas classes de 5º Ano da Rede Municipal; MPT nas Escolas para subsidiar as discussões da erradicação do trabalho infantil.

 

O Setor de Educação Especial e Educação Inclusiva teve a participação no Congresso de autismo; Curso de Ledor; Conferência sobre Moralidade e Educação e na 1ª Semana da Inclusão do CIASP e promoveu por meio da equipe de fonoaudiologia, palestras em HTPCs (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) com temáticas pertinentes ao desenvolvimento da fala e da linguagem, bem como para cuidados com a saúde vocal dos profissionais da educação.

 

Lembrando também as formações culturais promovidas pelo Núcleo com a peça teatral “Sentimento do mundo, sob o olhar de Copacabana em abril e em julho a visitação à “Exposição Gênesis” de Sebastião Salgado.

 

Em atendimento as Lei 10.639/03 e 11.645/08 sobre o ensino da história e cultura indígena, afro-brasileira e africana, o NFCI organizou em março a palestra sobre Cultura Indígena e em novembro a palestra África-Brasil: uma paisagem de culturas, enfocando a diversidade e o respeito as diferentes culturas que integram o povo brasileiro.

 

Como 2016 marcou o início das discussões sobre a reestruturação do Currículo, com vistas a nova Base Nacional Comum Curricular, o NFCI trouxe 3 horas de formação para todos os seus docentes, com o tema “A (re) construção do currículo escolar pelos docentes: possibilidades e limites” com uma especialista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a professora Clarice Traversini, além de levar a equipe técnico pedagógica da Secretaria da Educação para seminários estaduais sobre o tema.

 

O NFCI, no final do segundo semestre de 2016, encerrou suas atividades com o II Seminário De professor para professor, momento no qual, além de propor uma importante reflexão sobre a relevância da formação continuada, a Secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, lançou o e-book: "Professores Ingressantes, princípios e perspectivas para o trabalho docente nas escolas municipais", material que compila as principais orientações administrativas e pedagógicas para docentes, que está disponível no Portal da Educação para leitura, consulta e estudo.

 

TECNOLOGIA

 

A Rede Municipal conta atualmente com 3.530 computadores, sendo 1.730 para uso do aluno e secretarias e 500 notebooks escolares, mais 1.300 unidades para os professores. Também foram contabilizados: 21 servidores; 200 switches; 172 mesas educacionais, sendo 7 mesas TOQ; mais de 1.500 usuários de acesso à internet, 155 lousas digitais. Todos os laboratórios de informática contam com um software para o gerenciamento dos recursos do ambiente. Foram realizados aproximadamente 6.800 atendimentos técnicos.

 

O Portal da Educação [http://www.educmunicipal.indaiatuba.sp.gov.br/] continua sendo ampliado com informações diversificadas relacionadas à Secretaria Municipal de Educação e outras informações correspondentes a todos os segmentos educacionais. No Portal da Educação estão disponíveis todos os livros virtuais desenvolvidos pelos professores da Rede Municipal de ensino, sendo atualizado anualmente.

 

O Departamento de Tecnologia Educacional, em parceria com o Departamento de Informática, através de equipes internas de desenvolvimento, manutenção, implantação e suporte de software, além da entrega de soluções tecnológicas que permitiram: a gestão dos conceitos dos alunos bimestralmente, a publicação das notas através do boletim online com disponibilização de acesso aos pais, foi implantada a Avaliação AMDA, Frequência, LPP (Lista Piloto Pedagógica – Orientação Pedagógica) e aplicativo para celular Boletim Escolar. Desde 2014, há ferramentas desenvolvidas para cálculos estatísticos dos conceitos obtidos pelos alunos de cada unidade escolar, que auxiliam no acompanhamento e planejamento pedagógico. Também atuaram nas melhorias das soluções existentes.

 

DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

 

Em 2016 os alunos da Rede Municipal e Estadual receberam um cardápio in natura elaborado por Nutricionista RT. O alimento é transportado em hot box para as escolas de período parcial e feita no local para as creches e escolas de período integral. A forma de operacionalização da Alimentação Escolar do município de Indaiatuba é Terceirizada.

 

Nas creches lactário, são os bebes de 4 a 11 meses, recebem cinco refeições diárias tendo no cardápio a fórmula infantil no lugar do leite integral em pó sendo recomendada pelos médicos pediatras. Crianças de 1 a 4 anos, são quatro refeições diárias.

 

Para as escolas os cardápios contam com uma alimentação completa (arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas), sobremesas todos os dias, como: maçã, banana, mexerica, melancia, mamão, abacaxi, laranja, melão, salada de frutas, suco de fruta natural e teve uma ótima aceitação pelos alunos. Além disso foi incluída saladas todos os dias, feijão, atum, ovo e lanches naturais compondo uma alimentação completa para todos.

 

No desjejum das escolas há o leite com cacau que não contem açúcar, leite com fruta (banana, maçã e mamão) e iogurte com flocos de milho sem açúcar, enriquecendo o valor nutricional dos cardápios. No cardápio de lanches passeio há pão com peito de peru, queijo e suco de fruta integral.

 

O Departamento atende cardápios para diversas patologias com uma alimentação diferenciada como por exemplo para diabéticos e obesos com o arroz integral, macarrão integral e pão integral.

 

Existe um programa de capacitação destinado às Serventes de forma continuada, com o objetivo de melhorar e garantir a qualidade de seus serviços em suas respectivas áreas de atuação.

 

Neste ano a Secretaria de Educação com o Departamento de Alimentação Escolar e Departamento de Informática, elaborou o projeto “Avaliação Nutricional dos Alunos” através do sistema online SABER para todas as escolas da Rede Municipal. Foi elaborado por Nutricionista RT e desenvolvido pela Informática afim de avaliar o estado nutricional dos alunos, na faixa etária de 4 a 15 anos.

 

Foram coletados os dados como: peso, altura e idade dos alunos em abril de 2016 e outubro de 2016 para a avaliação dos alunos, seguindo os parâmetros antropométricos de peso/altura baseados segundo a tabela de classificação do IMC da OMS (Organização Mundial de Saúde).

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

É responsabilidade do Setor de Orientação Pedagógica orientar as ações pedagógicas relacionadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental Regular e Supletivo, acompanhar o desenvolvimento dos educandos, orientar a execução do material didático da Rede Municipal de Ensino, participar das decisões das diretrizes pedagógicas da Secretaria e acompanhá-las.

 

Em 2016 o setor realizou cerca de 1.500 visitas escolares para acompanhamento do processo de gestão pedagógica, orientação de todos os projetos realizados pela Rede, triagem e acompanhamento dos alunos que demandam encaminhamentos multidisciplinares para outros órgãos; acionamento de órgãos parceiros no atendimento a esses alunos, bem como articulação de informações relevantes sobre o desenvolvimento pleno das crianças – Conselho Tutelar; CMDCA; CAPSI; DEREFIM; Neurologia; Pediatria; Oftalmologia; APAE; CIRVA; CIASPE, etc.; acompanhamento e subsídios à evolução dos resultados de aprendizagem de todas as escolas, em especial dando mais atenção para aquelas que necessitam mais apoio (referência índices de aprendizagem); orientação às ações sistemáticas dos Coordenadores em apoio aos professores, alunos e famílias; Participação nos Conselhos de Classe e Ano, Classe e Termo (EJA) e Conselho de Avaliação Pedagógica (Educação Infantil); acompanhamento e orientação das ações de IPP (Intervenção Pedagógica Paralela) e acompanhamento da realização dos PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual) dos alunos NEE (Necessidades Educacionais Especiais).

 

Além das ações descritas ocorreram outras em 2016, como: avaliação semestral da GPAP (Gratificação de Produtividade e Aperfeiçoamento Profissional) dos professores coordenadores e gestores das escolas; subsídio à construção e execução dos PDEs (Plano de Desenvolvimento das Escolas); início do processo de revisão do Currículo da Rede Municipal de Ensino, com a orientação de todas as comissões de trabalho compostas por professores, divididos por níveis, modalidades de ensino e também por disciplinas; em conjunto com o Setor de Avaliação, a elaboração da AMDA (Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno); Gestão de contratos alusivos às compras de caráter pedagógico; com o NFCI (Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba) o elenco e proposição de cursos aos professores, professores coordenadores, monitores e ADEs.

 

PROJETOS

 

Na Trilha das Águas - É uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SAAE, atendendo alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O roteiro do passeio ambiental contempla a visita ao Chafariz, primeiro ponto de captação de água do município, a partir daí, no ônibus, demais localidades do município são apresentadas, em especial as que têm relação com os recursos hídricos da cidade e seu aproveitamento. O estudo termina com a visita à Captação Cupini, onde hoje funciona o Museu da Água. Além de conhecer o Museu, os alunos percorrem as trilhas da Represa do Cupini, recebendo informações de como acontece a captação de água de uma represa e também sobre a Mata Atlântica, uma vez que o local é uma parte restante desta Mata.

 

Passeios da Memória - É uma realização da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Fundação Pró-Memória, atendendo todos os alunos dos 4ºs anos da Rede Municipal de Ensino. O roteiro começa com a visita das professoras do Projeto às salas de aula para contextualizar aspectos centrais da história do município às crianças e uma semana após essa contextualização, acontece o passeio histórico cultural que contempla o Centro de Convenções Aydil Bonachella como início do roteiro, passando também pelo Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário. Em 2016, em especial os alunos da EJA, no período noturno também puderam participar deste Projeto com um roteiro adaptado para este período do dia.

 

Ler Faz Bem - Um dos maiores projetos da Secretaria de Educação, engloba diversas ações referentes à leitura e encerra com a escrita de livros artesanais e virtuais realizados pelos alunos de todas as escolas e creches. Estes livros foram expostos em uma grande Feira Literária, neste ano em sua 10ª edição. Entre as ações deste projeto algumas se destacam:

 

O Concurso do Livro Virtual, subprojeto do Ler Faz Bem, é uma iniciativa que visa à construção de um livro por classe da Rede Municipal de Ensino, em ambiente virtual, utilizando os recursos tecnológicos e programas disponíveis nas escolas. A realização do livro contribui para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de observar, registrar, criar, fazer e refazer, além de trabalhar em um ambiente colaborativo e tecnológico e de oportunizar a leitura e a escrita com funcionalidade.

 

Asas de Papel – é um subprojeto que visa ampliar os projetos de leitura das escolas para além dos alunos, envolvendo toda a comunidade escolar, mobilizando e dando funcionalidade à leitura junto aos alunos, aos familiares, aos funcionários e à comunidade do entorno escolar.

 

Turma da Leitura, também subprojeto do Ler Faz Bem, este projeto é executado por professores da Rede Municipal que em itinerância percorrem as creches e escolas municipais, com datas e locais previamente agendados, com o objetivo de levar aos alunos contações de histórias. Este grupo de professores em 2016, também trabalhou como formador, em ações de capacitação para outros professores, para compartilhar a arte da contação de história.

 

Memória Local – projeto realizado com todos os 4ºs anos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal que tem relação direta com o Projeto Ler Faz Bem. Consiste na criação de livros com histórias de personalidades indaiatubanas escolhidas pelos próprios alunos. Com esse projeto os alunos aprendem que a história de um povo, de um local, se constrói com a importância de cada um, ainda que esses personagens não tenham visibilidade midiática. Sob a orientação dos professores, os estudantes escolhem um depoente, que pode ser qualquer pessoa do bairro em que convivem que por algum motivo destaca-se no olhar da turma de alunos, entrevistam-no, relatam e ilustram a sua história de vida.

 

Feira Literária - Como encerramento do Projeto Ler Faz Bem a Secretaria de Educação, realizou no pavilhão da Viber a 10ª edição da Feira Literária. Com entrada gratuita, o evento visou incentivar a literatura e promoveu a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula de todas as unidades escolares municipais. Mais de 15 mil livros foram expostos envolvendo mais de 23 mil alunos. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo evento.

 

Com dezenas de estandes, a Feira expos trabalhos literários de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, Pré-Escola e Creches. Também contou com um estande especial para o setor de tecnologia educacional, onde os participantes puderam conferir todos os equipamentos tecnológicos presentes nas escolas municipais. Outro estande especial foi dedicado ao trabalho de conscientização da erradicação do trabalho infantil. Todos os livros expostos na Feira Literária foram escritos e criados pelos alunos dentro das salas de aula. Entre as etapas de trabalho, que iniciaram no primeiro bimestre do ano e estenderam-se até outubro, estavam a apresentação do projeto aos alunos, a definição das histórias a serem escritas ou reescritas, o estudo do gênero textual escolhido, a escrita coletiva, a revisão coletiva, a organização coletiva do texto em páginas, a elaboração das ilustrações do livro e a construção da capa e finalização.

 

Projeto Mind Lab – Programa Mente Inovadora - Projeto de reconhecimento internacional, realizado nos 5ºs anos de cinco escolas municipais, que tem como premissa o desenvolvimento de estratégias de raciocínio e métodos metacognitivos. Semanalmente através da proposição de jogos e a exploração de uma metodologia diferenciada os professores mediaram a aprendizagem dos alunos trabalhando as capacidades mencionadas. Com a metodologia, os alunos desenvolveram conceitos lógicos e infralógicos que influenciaram diretamente o desempenho escolar nas diferentes disciplinas, bem como adquiriram competências e atitudes que influenciaram o bom relacionamento, a disciplina e a organização. O programa conta com um farto acervo de jogos educativos que são as ferramentas para a realização de todas estas ações e uma assessoria contratada que supervisiona e capacita os professores nas escolas.

 

Líder Estudantil - É uma parceria entre o Rotaract Club de Indaiatuba e a Secretaria de Educação, consiste em trabalhar o sentido de liderança com um aluno de cada 4º ano da Rede Municipal de Ensino, escolhido pelos colegas, como o “líder” da sala. Trabalha-se essa liderança positiva através de um treinamento dinâmico, que neste ano aconteceu na Câmara Municipal de Indaiatuba, por profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, colaboradores e voluntários da família rotária. Os jovens, uma vez orientados sobre a boa liderança, ficam incumbidos de levar o aprendizado para os demais colegas de sala de aula com o apoio dos seus professores.

 

Ambientação e Educa Água - São projetos realizados em parceira com a Toyota do Brasil e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), visam compreender a relação “homem-natureza” dentro de seus mais variados aspectos através de estudos realizados com os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental e da etapa II da Pré-Escola. Segundo a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino os alunos devem ser capazes de observar e compreender a natureza como um todo dinâmico e integrado, sendo o ser humano parte desta natureza e agente de transformações do mundo em que vive. Estes projetos objetivam a formulação de questões, busca de alternativas e proposições de soluções para problemas reais do cotidiano, especialmente o uso racional da água.

 

Os alunos desenvolvem ações que promovem a sustentabilidade dentro das escolas e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania. A demonstração destas ações, para toda a comunidade escolar, articulada com os conteúdos curriculares da disciplina de Ciências, oportuniza a realização das Feiras de Ciências em todas as escolas no mês de junho. Para a avaliação dos resultados destes projetos são analisadas as médias de consumo de água e resíduos nas escolas, são estabelecidas metas para diminuição e controle destes consumos, são organizados planos de ação que detectam as principais ocorrências que tem gerado desperdícios e a partir daí soluções são colocadas em prática e regularmente reavaliadas. As escolas que atingem as metas de diminuição de consumo de água e o controle de resíduo são homenageadas com um selo emitido pela Secretaria Municipal de Educação e os parceiros. Fizeram parte destes projetos esse ano também, a doação de mais de 30 mil uniformes escolares pelos parceiros Toyota e Saae.

 

PTJC (Programa Trabalho Justiça e Cidadania) - É uma ação conjunta realizada com a Amatra XV (Associação dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região) – projeto realizado com os alunos de EJA nas duas escolas municipais que atendem a essa modalidade de ensino: EMEBs “Profª Áurea Moreira da Costa” e “Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro”.

 

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) atende a um público essencialmente trabalhador e este projeto trouxe o mundo do trabalho para ser estudado nas disciplinas curriculares. No esforço de se alfabetizar, contar e operar os alunos tiveram a oportunidade de ler e debater sobre os direitos e deveres do trabalhador. Estes estudos foram feitos a partir de publicações oferecidas pela parceira Amatra XV. A partir destas leituras, pesquisas foram ampliadas sobre o assunto e as dúvidas encontradas pelos alunos foram elencadas e respondidas por juízes do trabalho e membros do INSS que visitaram os alunos nas escolas. Este projeto trouxe mais motivação e significado à educação proposta a esses alunos e ampliou a condição cidadã de cada um deles.

 

Empreendedorismo - Ação realizada em parceria com o Sebrae Campinas e a Secretaria Municipal de Educação. Trabalho feito com os alunos da EJA. Visou fortalecer o espírito empreendedor dos alunos no mundo do trabalho e nos demais aspectos da vida. Os alunos participaram de palestras e oficinas em que foram debatidos o conceito de empreendedorismo e suas diversas aplicabilidades. Em especial a criatividade, o planejamento, a iniciativa, a pró-atividade e o protagonismo.

 

JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) - Projeto realizado em parceria com o Sebrae Campinas e a Secretaria Municipal de Educação. Trabalho feito com os alunos de três escolas municipais de ensino fundamental: EMEBs “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”; “Prof. Antônio Luiz Balaminuti” e “Pe. Joaquim Aparecido Rocha”.

 

Visa o incentivo à educação e à cultura empreendedora. Os alunos vivenciaram atividades práticas que desenvolveram atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). As atividades lúdicas propostas sensibilizaram os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que pudessem identificar, ao seu redor, oportunidades, mesmo em situações desafiadoras. Os alunos planejaram, gerenciaram e produziram a partir de uma situação dada. Cada turma teve como tarefa um plano de negócio a empreender, utilizando nessa vivência a ecossustentabilidade, a ética, a cooperação e a inovação.

 

MPT (Ministério Público do Trabalho) na escola - Trata-se de um projeto realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Indaiatuba) e a Secretaria Municipal de Educação. Este projeto foi desenvolvido em cinco escolas de Ensino Fundamental, especialmente com os alunos dos 4ºs anos. As escolas envolvidas foram as EMEBs: “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”; “Doardo Borsari”; “Maria Helena da Costa e Silva”, “Prof. Antonio Luiz Balaminuti”, “Prof. Wladimir Olivier”. O trabalho foi feito principalmente nas aulas de Arte e Filosofia em integração com o currículo destas disciplinas. Casos em que as escolas, na elucidação da temática identificaram, de alunos em situação de trabalho infantil, a rede de proteção foi acionada, bem como a aproximação às respectivas famílias.

 

IPP - Intervenção Pedagógica Paralela - É uma importante ação que ocorre em todas as escolas municipais de ensino fundamental. Este trabalho contribuiu fortemente para um ensino de qualidade, e garantiu o direito de todos os alunos evoluírem na aprendizagem. Trata-se de um momento semanal no próprio horário de aula em que os alunos que não estão acompanhando as metas de aprendizagem de cada bimestre recebem uma intervenção pedagógica diferenciada com atividades e materiais específicos voltados para as suas necessidades educacionais. Este trabalho foi feito em pequenos grupos e envolveu a contratação de mais um professor para esses horários para que cada turma de alunos pudesse desenvolver-se a partir do seu próprio ritmo de aprendizagem.

 

Saber consumir - Projeto realizado em todos os 3ºs anos da Rede Municipal de Ensino. Realizado em integração com as disciplinas curriculares, o projeto visou provocar nos alunos uma mudança de atitude frente às relações de consumo do cotidiano; despertar nos alunos o interesse em conhecer seus direitos principalmente como consumidores, tornando-os multiplicadores em seu meio de convívio; contribuir para a formação de um cidadão mais consciente e responsável. Nas aulas das diferentes disciplinas, a partir do conteúdo em curso, os professores aproveitaram as oportunidades para propor rodas de conversa em que os alunos foram convidados a refletir e debater sobre temas relacionados ao consumo consciente.

 

Programa Viver - Programa municipal que contou com as seguintes premissas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. Como este é um programa multidisciplinar que envolve todas as Secretarias Municipais, em especial a Secretaria Municipal de Educação também se comprometeu com essa frente de trabalho. Neste sentido todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, da Creche aos 5º anos e EJA, debateram questões que colaboraram com as medidas protetivas mencionadas.

 

Vidart - Este projeto proporciona ao desenvolvimento formativo, cultural e social dos alunos através do aprendizado de atividades circenses, isso em um ambiente prazeroso trazendo melhora da qualidade de vida dos alunos. O projeto contou com aulas semanais de circo. O Produto final foi concretizado, com a apresentação de dois espetáculos, sendo um para as escolas de período integral e outro para as escolas de contra turno. O projeto foi realizado nas seguintes escolas: EMEB “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist” com aproximadamente 85 alunos, EMEB “Maria Benedicta Guimarães” aproximadamente 90 alunos, EMEB “Profª Maria Ignês Pinezzi” aproximadamente 35 alunos (apenas no período da manhã), EMEB “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” com aproximadamente 100 alunos e na EMEB “Wladimir Olivier” com aproximadamente 100 alunos”.

 

Os espetáculos do Vidart aconteceram nos dias 19 e 20 de outubro com o tema “A Turma da Mônica”, homenageando os 50 anos do personagem da Mônica e nos dias 23 e 24 de novembro com o tema – A volta ao Mundo em 80 minutos.

 

Programa BASE - Tem como principal objetivo ensinar a prática do beisebol aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais de Indaiatuba, e implicitamente através da prática do mesmo, promover o desenvolvimento humano e a melhora no desempenho escolar através de valores como: trabalho em equipe, organização, disciplina, respeito, ajuda mútua, além de buscar a melhoria das relações afetivas e sociais. O beisebol leva a filosofia de vida da cultura japonesa, em que os conceitos de disciplina, organização, cooperação, equipe, companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo, formam não só o atleta, mas principalmente, o cidadão e podem auxiliar durante a infância. O projeto foi desenvolvido com crianças entre 06 a 11 anos regularmente matriculados nas seguintes escolas municipais de Indaiatuba: Complexo Educacional do Parque das Nações EMEB “Laura Fahl”, EMEB “Profª Maria José Ambiel Marachini”, EMEB “Profº Antônio Luiz Balaminuti, EMEB ‘Pe Joaquim Aparecido Rocha”; EMEB “Profª Maria Cecília Ifanger” e EMEB “Profª Yolanda Steffen”.

 

Festival de Arte em Dança - O Festival de Arte em Dança tem por objetivo apresentar anualmente uma mostra do trabalho realizado nas escolas Municipais na área de Dança. Com temas diferenciados, o Festival conta ainda com uma exposição de fotos das crianças em momentos dos ensaios. Os temas escolhidos para compor os espetáculos visam promover o resgate de valores considerados relevantes na formação dos alunos.

 

Em sua 6ª edição o Festival retratou uma mostra do trabalho realizado nas escolas Municipais na área da Arte Visual e Dança em parceria com a Comissão para Educação das Relações Étnico – Raciais. Neste evento, foi feita uma releitura da história “A princesa e o Sapo”, a primeira princesa negra da Disney. A temática tratou o respeito à diversidade e a importância da colaboração de todos para o bem comum.

 

AMA (Atividade Motora Adaptada) - É desenvolvido com a finalidade de proporcionar aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais da Rede Municipal de Ensino, atividades motoras adaptadas que visam desenvolver melhores condições físicas e psicossociais. As premissas que regem este trabalho são a inclusão da pessoa com deficiência. As aulas ocorrem em pequenos grupos e com suporte total dos professores de Educação Física com especialização nesta área. Este projeto é desenvolvido nas EMEBs: “Profª Laura Fahl” e “Pe Joaquim Aparecido Rocha.

 

Educação para as relações étnico-raciais - Este programa propõe o trabalho pedagógico sobre a valorização das diversidades étnico-raciais de acordo com a Lei 11.645/08 (antiga lei 10.639/03) que trata da obrigatoriedade da inclusão da história e cultura africana e dos povos indígenas no currículo escolar. Seu objetivo maior é o resgate e a valorização afirmativa da influência do negro e do índio na formação da sociedade brasileira.

 

Com o intuito de planejar ações com este fim e subsidiar o trabalho a ser realizado em todas as modalidades e níveis de ensino da Rede Municipal, foi instituída uma Comissão com representantes dos professores e de funcionários de vários setores da Secretaria de Educação. Esta Comissão estuda, planeja e propõe ações diversas, em especial atividades pedagógicas articuladas com o Currículo para ampliar a divulgação junto aos alunos e comunidades escolares, destas influências e favorecer o conhecimento das nossas origens. Além da proposição de atividades que se integram ao Currículo, dentro deste programa são previstas palestras aos professores e funcionários e exposições feitas pelas próprias escolas. Em especial em 2016 foram expostas mostras do trabalho na 10ª Feira Literária e realizadas ações temáticas como por exemplo o 3º Domingo Temático na Escola Ambiental Bosque do Saber sobre “Africanidades” com a apresentação da peça teatral “A princesa e o Sapo” que foi também o tema do 6º Festival de Arte e Dança ocorrido na sala Acrísio de Camargo no primeiro semestre, além da participação da Comunidade Negra de Indaiatuba nas escolas de período integral para divulgar a cultura Afro brasileira por ocasião de parceria cultural realizada com a Fenui (Festa das Nações de Indaiatuba).

 

Parceria cultural

 

Atividade Cultural em parceria com a Fenui (Festa das Nações de Indaiatuba) é um projeto realizado anualmente com os alunos dos 1ºs aos 5ºs anos, das Escolas de Período Integral, em julho, em sintonia com o cronograma de eventos municipais. Todos os anos uma etnia é homenageada, os alunos estudam a cultura daquela etnia e participam de concursos de desenho e redação sobre os conteúdos estudados. No ano de 2016 a etnia homenageada foi a etnia afrodescendente.

 

 

 

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