da assessoria de impresa da PRefeitura de Indaiatuba
O Procon Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, registrou 13.180 atendimentos realizados em 2016. O Procon atende de segunda a sexta das 08h às 17h, pessoalmente na avenida Francisco de Paula Leite, 2.263, no Jardim Kyoto, ou por telefone no (19) 3834-7601. É o principal órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça.
Em 2016 foram realizadas 1.388 audiências; 1.396 acordos amigáveis; 1.634 atendimentos de nota fiscal paulista; 2.823 atendimentos trabalhistas; 1.477 alegações enviadas e reclamada; 4.440 registros de consultas e atendimentos telefônicos. O Procom também realizou 19 atos fiscalizatórios com seis autuações e três palestras.
Em Indaiatuba, existe desde 1989 vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e o seu maior objetivo é resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.
As empresas de telefonia permanecem na liderança do ranking das mais reclamadas, com a Telefônica Brasil novamente em 1º lugar, com 351 queixas, sendo 254 atendidas, 35 não atendidas e 62 em andamento. O 2º lugar é com a Claro recebendo 251 reclamações, sendo 218 atendidas, 15 não atendidas e 18 em andamento. A NET ficou em 3º lugar, com 179 reclamações, sendo 158 atendidas, 12 não atendidas e 9 em andamento, e a TIM Celular em 4º lugar, com 98 reclamações, sendo 71 atendidas, 10 não atendidas e 17 em andamento. De acordo com o Procon, o principal motivo das reclamações é a falha na prestação dos serviços contratados
Ranking das empresas mais reclamadas no Procon Indaiatuba em 2017
1º lugar – Telefônica Brasil S/A – 351 reclamações (254 atendidas, 35 não atendidas e 62 em andamento)
2º lugar – Claro S/A – 251 reclamações (218 atendidas, 15 não atendidas e 18 em andamento)
3º lugar – NET – 179 reclamações (158 atendidas, 12 não atendidas e 9 em andamento)
4º lugar – TIM Celular – 98 reclamações (71 atendidas, 10 não atendidas e 17 em andamento)
5º lugar – SKY S/A – 81 reclamações (75 atendidas, 3 não atendidas e 3 em andamento)
6º lugar – Banco Bradesco – 76 reclamações (59 atendidas, 2 não atendidas e 15 em andamento)
7º lugar – Nextel – 64 reclamações (51 atendidas, 11 não atendida e 2 em andamento)
8º lugar – CPFL – 46 reclamações (33 atendidas, 10 não atendida e 3 em andamento)
9º lugar – Banco Itaú S/A – 40 reclamações (29 atendidas, 8 não atendidas e 3 em andamento)
10º lugar – Samsung – 38 reclamações (29 atendidas, 3 não atendida e 6 em andamento)
11º lugar – GVT Global – 36 reclamações (35 atendidas, 1 não atendidas e nenhuma em andamento)
12º lugar – C. Nova – 33 reclamações (21 atendidas, 7 não atendidas e 5 em andamento)