da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), inaugurou na manhã desta quinta-feira (23) o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Parque Campo Bonito. A Secretaria da Família e do Bem Estar Social logo após a solenidade fez uma reunião com as famílias atendidas pelo Cras para apresentação das atividades, que contam com a parceria da Secretaria da Cultura e oferecerá oficinas de Jazz e Desenho no novo espaço, visando uma integração entre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Durante a cerimônia, o prefeito declarou a sua satisfação em entregar o novo espaço aos moradores do Parque Campo Bonito e cada vez mais poder atender as demandas do bairro, que apesar do pouco tempo de existência, já conta UBS (Unidade Básica de Saúde), creche e Emeb (Escola Municipal de Educação Básica). Também citou que toda essa infraestrutura só foi possível devido a um planejamento de anos e uma gestão eficiente. “Com as ações sociais e culturais visamos tirar nossas crianças das ruas e afasta-las das drogas”, afirma Gaspar.
Na ocasião, o prefeito falou também que a Administração Municipal, com a ajuda do deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), vem realizando reuniões com o Governo do Estado para agilizar a construção de uma escola estadual no bairro, conforme autorizado pelo governador.
O secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, enfatizou a importância da entrega da sexta unidade do Cras no Campo Bonito, já que na região, devido à crise, outras cidades estão fechando os atendimentos por falta de verba. Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm como proposta proporcionar a integração, socialização, fortalecer o convívio na comunidade e promover a autoestima, por meio de atividades culturais, de lazer e ações socioeducativas.
Além do prefeito, Nilson Gaspar, o evento também contou com as presenças do secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan; do corregedor, Dr. Antônio Carlos Pinheiro; da secretária da Cultura, Erika Hayashi Kikuti; do secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto; da secretária da Educação, Maria Eliane Faccio; secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Rubens Eduardo Pereira de Oliveira Junior; secretário de Esporte, Marcos Antônio de Moraes; secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima (Dote); do controlador do Município, Antônio Jorge Trinca; secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, José Carlos Selone; da presidente do Funssol, Enides Nogueira; o superintendente da Fiec, João Martini Neto; o presidente da Câmara, Hélio Alves Ribeiro; os vereadores, Luiz Alberto Pereira (Cebolinha); Silene Silvana Carvalini, Edvaldo Bertipaglia, João de Souza Neto (Januba), Jorge Luis Lepinsk (Pepo) e Arthur Machado Spíndola.
Cras
O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social ligado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social. O objetivo é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
As ações do Centro de Referência são voltadas às famílias cadastradas em algum tipo de benefício da assistência social, como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada, por exemplo, e também famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.
Serviço
Cras (Centro de Referência de Assistência Social)
Local: rua Benedita Carvalho, nº 213, Parque Campo Bonito