da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
As Secretarias Municipais de Educação e de Esportes lançaram na terça-feira (21) o projeto piloto “Ação e Movimento” direcionado inicialmente aos alunos dos 3ºs anos da Emeb de período integral ‘Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro’. A proposta é oferecer atividades que estimulam a interação social, a comunicação e diminuir os comportamentos repetitivos e que desenvolvam a coordenação motora. As aulas acontecerão sempre de terça e quinta-feira no período da tarde na quadra poliesportiva do ginásio municipal de esportes.
Na aula inaugural o prefeito, Nilson Gaspar (PMDB), esteve presente e destacou a importância dessa integração. “Dentro do meu plano de governo está previsto a interação entre os serviços oferecidos pela administração e esse projeto reflete esse planejamento. A educação e o esporte quando trabalham juntos temos ganhos significativos na qualidade de vida das nossas crianças. Quanto mais interligado os serviços melhores são os resultados. Nossa intenção é expandir esse projeto para beneficiar mais alunos da nossa Rede Municipal”, salientou Gaspar.
Também participou do evento o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘Marquinhos’, a supervisora de ensino, Renata Sigrist representando a secretária de Educação, Maria Eliane Faccio Valezin, a coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Eliane Pismel; as coordenadoras da Emeb Sylvia Sannazzaro, Shirlei Van Groll e Ana Paula Fernandes e a professora Michele Tomasetto. Compareceram também os professores Milton Salles Garcia e Marcos Gomes, responsáveis pela execução das práticas esportivas, a professora Mirella Lucchiari e o assessor técnico Heleno da Silva Luiz Júnior, todos da Secretaria de Esportes.
De acordo com o secretário de Esportes, essa parceria demostra que o esporte pode ir além dos benefícios físicos. “O esporte não se limita apenas aos benefícios físicos em relação a saúde, sua potencialidade, pelo contrário ele ultrapassa e promove a construção social e o desenvolvimento do cidadão de maneira geral, melhorando seu convívio familiar, escolar e social”, reiterou.
A secretária de Educação, Maria Eliane Faccio Valezin, afirma que o projeto “Ação e Movimento” renderá bons frutos na formação do aluno. “Acredito que esse projeto seja ampliado em breve, pois ele proporciona benefícios para a criança e o fato de sair da escola para participar de uma atividade desenvolve habilidades como comprometimento, responsabilidade e disciplina”, disse Maria Eliane.
A coordenadora Educação Física da Secretaria de Educação, Eliane Pismel destaca que o movimento corporal é uma necessidade nessa faixa etária. “É através do movimento e dos desafios corporais que a criança pode desenvolver habilidades que permitam a exploração do próprio corpo e reconhecimentos dos seus limites”, afirma. Ela também esclarece que as atividades são essenciais para o desenvolvimento motor, concentração e aprendizado, interferindo diretamente no letramento e alfabetização. Também trabalha valores de respeito e interação social. “Nesse contexto, vale ressaltar que o esporte, quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta de transformação social”, sublinhou.
O professor Milton Salles Garcia, ressaltou sobre o primeiro contato com as crianças durante a aula inaugural. “Para esta aula é importante que o especialista, trabalhe dinâmicas que explorem as partes do corpo e tornem possível a consciência corporal. A iniciativa visa implantar a Educação de forma globalizada, não somente com o aprendizado dos movimentos, mas o autocontrole comportamental que as crianças irão desenvolver durante as exposições. Toda criança deve ter cuidados especiais, contudo, ela pode e deve brincar. Afinal de contas, a infância precisa ser valorizada em sua essência”, finalizou.