da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Indaiatuba encerrou sua participação na 61ª edição dos Jogos Regionais de Americana, campeã do quadro geral de medalhas, com 193 premiações, sendo 104 ouros, 67 pratas e 22 bronzes, a frente de Campinas com 160 medalhas. Na classificação por pontos, a equipe indaiatubana ficou em segundo lugar, com 166 pontos. A primeira colocação foi de Campinas com 181 pontos. Hortolândia que havia sido campeã em 2016, ficou em terceiro com 164,5 pontos. Com o resultado a equipe de indaiatuba subiu três posições em relação ao ano anterior, alcançando a melhor participação em termos de resultados da história. A competição aconteceu em Americana entre os dias 11 e 21 de julho.
O staff indaiatubano também conseguiu melhorar a marca em algumas modalidades. Entre os destaques, a Natação PCD conquistou pelo quarto ano consecutivo o 1º lugar geral da modalidade, tanto no feminino, como no masculino. Também foi o caso da equipe de Caratê que foi campeão geral no masculino e feminino, conquistando 10 medalhas para a cidade. O futebol masculino também melhorou a participação em relação ao ano passado, conquistando o primeiro lugar este ano.
O ciclismo registrou o marco histórico de quatorze medalhas, fato inédito para a modalidade. Nunca nenhuma equipe conquistou tantas medalhas na modalidade. A equipe de ciclismo foi campeã geral no feminino e segundo lugar por equipes no masculino. Na modalidade Ginástica Rítmica (9-14 anos), a equipe arrasou nas provas individuais e na prova de Conjunto Cinco Arcos, conquistando cinco medalhas. Os atletas da natação pcd também se destacaram e trouxeram 85 medalhas. Foi da natação paralímpica o maior número de medalhas conquistadas.
Este ano, a delegação indaiatubana teve 13 equipes campeãs na classificação geral, duas vice-campeãs e três times na terceira colocação. Ao todo, foram 246 atletas divididos em 29 equipes, em 19 modalidades.
De acordo com o secretário municipal de esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘Marquinhos’, o Departamento Competitivo, optou por levar aos Joogos Regionais, apenas atletas que já treinam no município. “Os resultados alcançados, demonstram que o investimento nas categorias de base, é a melhor decisão, para obtermos resultados a longo prazo”, afirmou. “Não faz sentido investirmos na formação de atletas e na hora de participar dos Jogos Regionais, contratarmos atletas que não têm nenhum compromisso com Indaiatuba”, comentou Marquinhos.
O conjunto indaiatubano que participou dos 61º Jogos Regionais contou com cerca de 330 pessoas, entre atletas, comissão técnica e delegação. A Secretaria Municipal de Esportes ofereceu todo o apoio com equipes de transporte, limpeza, lavanderia, almoxarifado, segurança, secretaria, cozinha, além de fisioterapeutas para garantir a participação dos atletas.
Modalidades e suas colocações:
1. Atletismo: 17º
2. Atletismo PCD: 13º
3. Bocha: 7º
4. Ciclismo Masculino: 2º
5. Ciclismo Feminino: Campeão
6. Futebol Masculino: Campeão
7. Futsal Masculino: Campeão
8. Futsal Feminino: Primeira Fase
9. Ginástica Artística Masc: Campeão
10. Ginástica Artística Feminino: 5º
11. Ginástica Ritmica: Campeão
12. Handebol Masculino: 5º
13. Handebol Feminino: 5º
14. Judô Masculino: 7º
15. Judô Feminino:11º
16. Karatê Masculino: Campeão
17. Karatê Feminino: Campeão
18. Malha: 8º
19. Natação Masculino: Campeão
20. Natação Feminino: 2º
21. Natação PCD Masculino: Campeão
22. Natação PCD Feminino: Campeão
23. Taekwondo Masculino: 3º
24. Taekwondo Feminino: 3º
25. Tênis Masculino: 3º
26. Tênis de Mesa Masculino: Campeão
27. Voleibol Masculino: 5º
28. Xadrez Masculino: Campeão
29. Xadrez Feminino: Campeão